Você se considera ativo fisicamente? Segundo a OMS, em pesquisa de 2008, 31% das pessoas com 15 anos ou mais não praticavam atividade o suficiente. A organização “calcula que a vida sedentária vai matar na mesma proporção que o cigarro, no século 21: 800 milhões de pessoas”.

Esse cenário deixa as pessoas expostas à osteoporose, hipertensão e doenças do coração, além de diabetes, problemas nas articulações e na coluna, agrava a ansiedade, está relacionada à obesidade e até a alguns tipos de câncer.

Nesse momento de isolamento social, iniciar ou continuar a prática de atividades físicas em casa é importante para manter a saúde do corpo e da mente. Pode ajudar na postura, na rotina e no humor.

Conheça aqui alguns motivos para praticar exercícios físicos e não ser mais um na estatística!

 

fazer exercicio1 scaled - 10 motivos para praticar exercícios físicos

Por que praticar exercícios é bom para sua saúde física e mental

Mexer o corpo, fazendo atividades físicas é excelente para o funcionamento do metabolismo, para os músculos, articulações e ossos, mas também é muito bom para a saúde mental e, comprovadamente, uma das “receitas” para distúrbios de ansiedade e depressão: pessoas que se exercitavam com frequência tinham uma incidência de 43% a menos em doenças mentais do que aqueles que eram sedentários.

A liberação de hormônios como endorfina e serotonina, durante e após realizar atividades físicas, nos envolve em uma sensação de bem-estar e reduz os níveis de cortisol, responsável pelo estresse. Além de um corpo mais forte e definido, fazer exercício físico pode ser uma desconexão dos problemas e das dificuldades, um momento de relaxamento e liberação de tensões.

fazer exercicio2 scaled - 10 motivos para praticar exercícios físicos

10 motivos para começar a praticar exercícios hoje

Praticar exercícios físicos com regularidade pode ser daqueles hábitos que sempre deixamos para depois. Afinal, isso requer certa disciplina, vencer a preguiça e mexer o corpo. E os benefícios nem sempre aparecem rapidamente.

Que tal um incentivo? Confira 10 motivos para praticar exercícios.

  1. Retardar o envelhecimento: quanto antes começar, melhor você vai chegar à terceira idade, mantendo a mobilidade, com autonomia para fazer o que quiser e com menos dores. Os exercícios mantêm seu corpo apto a aguentar os anos que virão.
  2. Melhorar a sua relação com seu corpo: não é questão de emagrecimento, embora os exercícios estejam associados a perda e manutenção do peso, mas sim de desenvolver uma relação de apreciação e confiança com a própria imagem, gostando do corpo que tem.
  3. Afastar doenças crônicas: esse é um dos motivos mais assertivos para você iniciar a prática. Doenças como diabetes e hipertensão, que afetam cada vez mais a população mundial, diminuem quando você começa a praticar exercícios regularmente.
  4. Evitar o estresse: a liberação de hormônios que controlam o humor ajuda na sensação de bem-estar e evita o estresse.
  5. Ser mais feliz: atividades físicas podem ser feitas ao ar livre e se tornarem um momento agradável de conexão com a natureza, com amigos e familiares e  trazer mais felicidade ao seu dia.
  6. Reforçar o sistema imunológico: praticar exercícios fortalece o sistema imunológico do corpo, que combate melhor as ameaças ao organismo.
  7. Melhorar a postura: grande parte das atividades de trabalho hoje são realizadas no computador e as pessoas ficam sentadas muito tempo. Isso é péssimo para a postura. Fazer exercício regular pode te ajudar a garantir uma postura melhor.
  8. Regular o sono: uma das maiores influências no bem-estar geral é uma noite bem dormida. Quem faz exercício tem uma melhor qualidade do sono.
  9. Aumentar a libido: a prática de exercício aumenta o condicionamento físico e a autoconfiança, dois elementos essenciais para uma vida afetivo-sexual saudável.
  10. Aumentar a energia: parece contraditório que ao gastar energia fazendo atividade física, vamos ter mais disposição para fazer outras coisas, mas é exatamente isso que acontece. Comece seu dia praticando qualquer exercício e comprove o aumento de energia.

fazer exercicio3 scaled - 10 motivos para praticar exercícios físicos

Dificuldades de começar a praticar exercícios

Segundo o médico e comunicador Drauzio Varella, ninguém acorda disposto a se exercitar, animado para o esforço, por isso, é importante compromisso para driblar a preguiça. Considere já deixar a roupa separada ao lado da cama, pra ser rápido e fácil praticar exercícios.

Outro ponto importante é a falta de disciplina. Quantas pessoas pagam um ano de academia e desistem no primeiro mês? Ou arrumam várias desculpas para pular o treino do dia? Se exercite sempre nos mesmos horários para criar regularidade, comece com poucos minutos e depois vá aumentando e conheça os seus gatilhos de sabotagem para evitá-los.

Um elemento que pode ser obstáculo para praticar exercícios é a ansiedade por resultados. Fazer um treino ou dois e reclamar porque a barriga não secou ou os músculos não apareceram acontece. Para evitar a frustração, entenda que os benefícios são inúmeros, mas podem demorar um pouco a aparecer no corpo.

Não crie metas irreais, difíceis de alcançar que são desmotivadoras. Faça uma lista com os motivos pelos quais iniciou a atividade e cole em um local de fácil acesso, leia sempre.

Não se compare com outros corpos, como profissionais do esporte, celebridades ou até seus amigos. Respeite seu biotipo e queira ser sua melhor versão.

79004G0SVNV1 - 10 motivos para praticar exercícios físicos

Dicas para praticar exercícios em casa

O cenário de grande parte das pessoas atualmente é de quarentena devido ao novo coronavírus. O isolamento social é o recomendado pelos órgãos de saúde internacionais no combate à doença. Essa situação nos obrigou a repensar inclusive as atividades físicas e praticá-las em casa é a melhor solução. Você pode acompanhar aplicativos de exercício, videoaulas no YouTube ou chamadas de vídeo com seu professor – se já realizar alguma atividade.

Tenha um smartwatch que pode te ajudar a fugir do sedentarismo te lembrando de praticar exercício, monitorando sua frequência cardíaca, registrando o número de passos diários, acompanhando suas metas e performance em vários tipos de atividades esportivas diferentes.

Foco na constância, procure praticar sempre no mesmo horário para a atividade virar um compromisso. Se puder fazer com o(a) parceiro(a), mãe, pai, irmãos, amigos, melhor ainda. 

Escolha aulas para iniciantes e que você tenha o mínimo de familiaridade para não correr risco de se machucar. Caso fique em dúvida ou sinta dores, interrompa a atividade. Se for possível, contrate um profissional para auxiliar a montar um treino adequado as suas necessidades.

Se não for possível, comece com atividades que são menos específicas e não precisam de equipamentos como aulas de zumba, fit dance, ou coreografias de dança; alongamentos; exercícios funcionais; caminhadas na rua ou esteira.

Use roupas leves, mantenha-se hidratado e lembre-se de não comer muito antes das práticas para não se sentir mal.

Aqui você também pode ler mais sobre os melhores exercícios para reduzir o estresse.

Você já fazia exercício? Ainda não? Esperamos que esteja motivado para começar a praticar exercícios! Compartilhe nas suas redes sociais, curta e comente!