O processo de aprendizagem, apesar de complexo, pode ser assimilado por todo mundo. Mais uma vez, a tecnologia veio para ajudar também neste sentido. Num mercado cada vez mais desafiador, sai na frente quem está sempre disposto a aprender mais e de forma rápida, conseguindo aplicar todo o conhecimento adquirido na prática.

concentração 1 - 6 dicas para aprender mais, melhor e rapidamente

Estar constantemente estudando, aprendendo e se atualizando é fundamental, independentemente da sua formação e interesses. Não importa. O mais difícil, principalmente para quem está inserido no mercado de trabalho, normalmente, é a gestão do tempo.

É penoso conciliar tantas responsabilidades, dar conta de tudo e ainda dispor de horas para estudar. Mas não impossível. Por isso, preparamos 6 dicas pra você não ter desculpas e começar agora seu plano de estudos. Com dedicação e algumas técnicas, basta escolher onde focar e acelerar.

6 dicas para aprender mais, melhor e rapidamente

1. Avalie e use apps de cursos e aprendizados

Um dos segredos e hoje em dia pra quem quer aprender mais é o chamado aprendizado ativo. Você precisa se envolver com o conteúdo e correr atrás deles. Há diversos aplicativos que facilitam esta postura.

Um exemplo: você quer aprender definitivamente o inglês, italiano, francês, espanhol, alemão ou o esperanto? O Duolingo tem sido uma das formas mais populares de ensino de idiomas no mundo.

De maneira gratuita, científica e divertida, você pratica online por meio do aplicativo que roda em diversas plataformas. E ainda pode fazer um exame de proficiência digital.

Disponível na Web, iOS, Android, Windows Phone e Linux, este é apenas um entre os diversos aplicativos de cursos on-line que podem garantir seu aprendizado em qualquer segmento do saber.

Estudo 1 - 6 dicas para aprender mais, melhor e rapidamente

2. Sites que são uma mão na roda pra quem quer aprender mais

Atualmente não é mais necessário uma sala de aula física e nem muito dinheiro para aprender. Você pode acessar sites especializados de qualquer lugar e, muitas vezes, sem pagar nada por isso. Na Internet tem cursos de tudo.

Trata-se de um sistema de aprendizagem personalizado no qual os alunos praticam no seu próprio ritmo. Vamos citar apenas alguns: o ZenHabits reúne conselhos minimalistas abordando produtividade e focados na psicologia.

Já no Udemy, é possível acessar uma seleção gigante de cursos sobre habilidades técnicas pagando valores baixos. São mais de 100 mil opções em vídeos online e sempre atualizados. Você pode aprender desde Planejamento e Gestão de Projetos até fazer um Fast MBA sobre Empreendedorismo, Negócios e Startup na prática.

E se você não quer pagar nada, também tem alternativas. O site mais famoso é o Khan Academy, que ministra cursos de alto nível, de graça e sobre assuntos diversos. É uma organização sem fins lucrativos que tem como missão oferecer educação gratuita e de alta qualidade para qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Que tal aprender sobre aritmética, geometria ou estatística e probabilidade? Prefere cálculo diferencial, macroeconomia, saúde e medicina ou animação digital? O conteúdo em português da Khan Academy está a um clique da sua mão. 

habilidade 1 - 6 dicas para aprender mais, melhor e rapidamente

3. Cursos rápidos mantém motivação pro estudo

Para aprender mais, você não precisa fazer cursos muito longos. Os rápidos também são interessantes a agregam valor. Também motivam a continuar se atualizando sempre porque cada conclusão é uma vitória alcançada.

Eles são boas alternativas, ainda, pra quem quer desenvolver ou aperfeiçoar algumas habilidades sociais, sem as quais você não tem como crescer na carreira profissional. O site da Job-Hunt.org concentra artigos grátis para quem está precisando procurar emprego, desejando atuar como freelancer ou ser promovido, por exemplo.

E no Mind Tools você pode aproveitar ferramentas e vídeos gratuitos que podem alavancar sua carreira, melhorando seu modo de fazer gestão e suas habilidades para aprender mais e de comunicação.

Livro 1 - 6 dicas para aprender mais, melhor e rapidamente

4. Quem memoriza melhor, absorve mais a informação

Para memorizar melhor o que se aprende há algumas técnicas. Uma delas é não iniciar com períodos muito longos de estudo. Comece com cerca de 30 minutos ao dia. Vá aumentando o tempo de forma gradativa. Assim seu progresso por até ser um pouco mais lento, mas com certeza será constante.

Outra dica: nunca queira ler um livro inteiro de uma vez só. Além de não absorver tudo, você será capaz de assimilar bem mais se separar apenas dois ou três capítulos por dia.

Mesmo usando computador o tempo todo, procure escrever de vez em quando no papel. Desse modo, as chances de memorizar também aumentam.

5. Comportamentos que fazem a diferença

A rotina atribulada não deve impedir seu aprendizado contínuo. Nem que for pouco, mas estude todos os dias. Quando você torna isso um hábito, tudo fica mais fácil e prazeroso. Seu cérebro “acostuma” receber informações novas e você passa a assimilar os conteúdos mais rapidamente.

Separe os temas que você tem maior dificuldade e não desista deles. Se desafie sempre porque depois que você aprender, virá uma sensação de êxito muito boa. Em vez disso, busque novas fontes, sites, bibliografias e vídeos pra aprender mais. Converse com amigos que dominam o tema. Isso ajuda muito a memorizar dados e conceitos.

Para praticar logo o que você aprende, o ideal é usar todos os seus sentidos. Como fazer isso? Em primeiro lugar evitando distrações. Escolha um lugar calmo e com privacidade para estudar. Se deseja aprender melhor, não seja passivo diante das informações.

Você envolve outros sentidos além da visão pra leitura, sempre que faz um desenho, rascunha um gráfico, busca uma opinião sobre determinado assunto, faz anotações, resume o teor aprendido e grifa trechos. A memorização ocorre de forma automática com esta técnica.

alimentação saudável 1 - 6 dicas para aprender mais, melhor e rapidamente

6. Foco, concentração e cuidados com a saúde

Não queira fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Isso inibe o aprendizado rápido e eficaz. Vai estudar? Coloque 100% da sua energia e foco nesta tarefa. É improdutivo estudar, atender telefonemas sobre trabalho ou discutir com seu filho simultaneamente.

Para reter conhecimento, é fundamental dedicação, concentração no que está aprendendo e cuidados com a saúde. Neste último aspecto, um cuidado básico é tomar bastante água. Evita a desidratação e faz seu cérebro funcionar melhor.

Sempre procure descansar um pouco após um longo período de estudo e adote uma alimentação saudável. 

Gostou das nossas dicas? Deixe seus comentários e conte o que você faz para aprender mais, melhor e rapidamente!