Ao aumentar a imunidade, estamos nos protegendo de várias doenças e ainda ganhando mais bem-estar e disposição. Fazer isso é mais fácil do que possa parecer. Se você seguir algumas dicas terá estes e outros benefícios. Acompanhe! 

Por que devo aumentar a imunidade

aumentar a imunidade 1 - 6 dicas para aumentar a imunidade

Ele apareceu de mansinho, mas tem causado uma mudança de comportamento gigante. O novo coronavírus se estabeleceu no mundo todo com força pra nos trazer uma reflexão profunda sobre nossos hábitos. Além do temor, todos estão aproveitando a situação para mudar de vez algumas atividades do dia a dia. 

Há aspectos que devem ser reforçados na nossa rotina de cuidados com a saúde e outros que devem ser evitados. Mas antes de detalharmos as dicas, cabe um pouco de conceito. Por que e pra que aumentar a imunidade? O sistema imunológico é composto por diversas células de defesa e reações químicas.

Esta configuração tem como objetivo fazer com que o organismo lute contra os agressores que teimam em invadir espaço, protegendo-o de infecções. Claro, que nada substitui, por exemplo, os hábitos de higiene e eventuais tratamentos pra certas doenças.

Mas tanto para driblar o coronavírus, quanto pra enfrentar os quadros de saúde típicos do inverno, nossas recomendações podem fazer a diferença. Afinal, aquele jargão antigo que dizia: “saúde é o que interessa, o resto não tem pressa” nunca fez tanto sentido. Bora, então, seguir algumas iniciativas pra aumentar a imunidade?

6 Dicas para aumentar a imunidade

alimentação 1 - 6 dicas para aumentar a imunidade

1. Alimentação equilibrada

Na hora das refeições e lanchinhos, o ideal é manter uma dieta balanceada e variada, com quantidades pequenas dos alimentos que ajudam a aumentar a imunidade. Iogurte, folhas verdes escuras, grãos, pães integrais, frutas diversas — use e abuse das cítricas e ricas em vitamina C —, água, legumes, mel, soja e sucos naturais são alguns exemplos. 

Prefira os alimentos não industrializados. Nossas avós já diziam: menos saquinhos, vidros, potes e mais alimentos que vêm da terra, se possível sem agrotóxicos. Carnes sem excesso de gordura e com moderação e ovos também são nutritivos. Na hora de comer bem, lembre-se de contar sempre com os orgânicos que vieram pra ficar. 

2. É um, dois, três… Mexa-se!

bike 1 - 6 dicas para aumentar a imunidade

A atividade física regular é imprescindível pra quem busca o bem-estar e aumentar a imunidade. Deixe as desculpas de lado e procure algo que você goste de fazer. Desta forma, os exercícios e o esforço físico não serão um sacrifício ou um castigo. 

Pedale, corra, caminhe, jogue bola, dance, pule corda, salte, faça abdominais, pratique tai chi ou yoga, aprenda uma luta, suba e desça escadas, não importa. Com ou sem equipamentos, mexer o corpo, cuidar da respiração e se alongar só faz bem.

Mas fique de olho: se a modalidade que você escolheu ultrapassa a 60 minutos por dia, cuide pra respeitar o período de descanso recomendado. Até mesmo o exercício físico, quando levada ao extremo, pode fazer mal. 

3. Carpe diem

carpe diem 1 - 6 dicas para aumentar a imunidade

Este não é um erro de digitação. A expressão está em latim e foi utilizada pelo poeta romano Horácio, que nasceu no ano 65 a.C. Consta no Livro I da obra “Odes” e significa “aproveite o dia”. O que isso tem a ver com aumentar a imunidade? É que traduzido para o português, o termo tem o sentido de usufruir ao máximo o aqui e o agora em boa companhia.

Afinal, o passado já foi e o futuro ainda não chegou. Quando apreciamos o presente, aliviamos a tensão, o cansaço, o medo, a ansiedade e o estresse. Estas emoções têm sido frequentes e nos fazem mal quando não lhe damos a devida atenção. Elas corroem nosso sistema imunológico.

Se for o caso, não hesite em procurar por acompanhamento de profissionais qualificados, como psicólogos e médicos. Esta ajuda é indispensável para receber orientação correta sobre os cuidados com a mente, desejos e sentimentos. O lado psicológico equilibrado ajuda a aumentar a imunidade.

4. Vitamina D e bom humor: soldados fortes nessa batalha 

sol 1 - 6 dicas para aumentar a imunidade

O impacto positivo de vitamina D no organismo é bastante positivo. Ela contribui pra saúde dos ossos e influencia a resposta imune do corpo contra infecções. Este já é motivo suficiente pra você, sempre que possível, se expor ao sol. Isso ajuda na absorção da vitamina C que é metabolizada pelas células imunológicas. 

Por outro lado, a deficiência de vitamina D causa alguns problemas. Além da sensação de prazer trazida pelos raios do sol, este hábito melhora demais o humor. Mas não se pode abusar sem o devido cuidado quanto aos melhores horários pra tomar sol e quanto ao uso do protetor solar.

5. Livre-se dos maus hábitos, inimigos perigosos

cigarro 1 - 6 dicas para aumentar a imunidade

Automedicação, fumo, bebidas alcoólicas, drogas… A lista de hábitos não saudáveis é longa. Normalmente, excessos fazem mal à saúde. Substâncias tóxicas agravam o estado geral físico e mental das pessoas de todas as idades.

Fique atento, também, pra perceber se você não está exagerando na ingestão de gordura e de açúcar branco. O organismo se ressente com estes maus hábitos na medida em que eles diminuem a capacidade de resposta das células. Menos resistência significa mais vulnerabilidade às doenças.

6. Boa noite, durma bem!

sono 1 - 6 dicas para aumentar a imunidade

Só quem passa sabe o tamanho da dificuldade para enfrentar um dia todo depois de uma noite mal dormida. Isso afeta sobremaneira as respostas imunológicas do organismo. Já cerca de 7 a 8 horas de sono por dia para um adulto são capazes de restaurar a energia para que todas as funções vitais sejam plenamente realizadas.

É importante dormir bem pra aumentar a imunidade e melhorar a concentração e a memória. O equilíbrio do sistema imunológico é fundamental. Quando o ser humano dorme mal ou pouco há uma liberação exagerada de cortisol, que é o hormônio que desencadeia o estresse. E ocorre, ainda, comprometimento da imunidade e aumento de células malignas no organismo.

Portanto, a ordem é:

  • Procure ir dormir todas as noites no mesmo horário.
  • Busque um lugar escuro e não fique no celular ou tablet antes de pegar no sono.
  • Se gostar, leia um livro recostado.
  • Ou medite de forma a se afastar de pensamentos negativos e tensões.
  • Dê lugar à paz e à tranquilidade.
  • Evite as comidas pesadas no jantar, optando por alimentos de fácil digestão. 

Gostou das dicas? Então, compartilhe-as com seus contatos nas redes sociais e continue acompanhando o blog da Seculus!