As festas de final de ano na pandemia serão um pouco diferentes do habitual. Claro, ainda nos reuniremos com a família, amigos, vizinhos e com os colegas de trabalho para um jantar especial.

Ainda trocaremos presentes e faremos um brinde à meia-noite.

No entanto, aglomerações aumentam as chance de pegar o novo coronavírus. Por isso, para comemorar essa época tão festiva é preciso tomar algumas precauções para garantir que a noite não perca o brilho e que a alegria dessa época dure por muitos e muitos meses.

Aqui estão algumas dicas para manter as festas de final de ano na pandemia um pouco mais seguras:

7 dicas para confraternizar nas festas de final de ano na pandemia

0eb62f6b71ea05570c4121c1e7e4a960 - 7 maneiras de confraternizar evitando o COVID-19

1. Fique em casa

Se possível, adie a sua viagem de final de ano. Muitas pessoas se contaminam nos aeroportos, estações de trem a até mesmo em postos de gasolina, o que pode acabar espalhando o coronavírus entre os grupos próximos.

Claro, todos querem celebrar com aqueles que amam, mas a maneira mais segura é ficando em casa com a família. De fato, muitos especialistas em doenças contagiosas acreditam que as celebrações possam aumentar as taxas de transmissão do COVID-19, por isso, o ideal é abrir mão dos grandes eventos.

Claro, a você ainda poderá se conectar com os seus amigos e familiares – para isso basta usar o Zoom, o Skype, o Teams ou o Google Meet para fazer com que todos participem das comemorações.

Já que vai ficar em casa que tal caprichar na decoração? Essa é uma saída criativa que deixará a casa mais bonita e cheia de vida. Enfeite a sala, os corredores, a cozinha — isso dará a todo o ambiente um clima quente e acolhedor.

2. Faça pequenas reuniões

Se não há manter celebrar só com a sua famíliao ideal é fazer pequenas reuniões. Convide apenas os amigos mais próximos que, assim como você, tenham hábitos saudáveis com relação à pandemia.

Além disso, pergunte aos convidados se tiveram algum sintoma que possa estar relacionado ao COVID-19 nas últimas semanas — não presuma que os seus amigos não estão infectados só por que os conhece bem.

3. Use máscara e limpe as mãos com álcool em gel

Se algum familiar ou amigo fizer uma visita, lembre-se destas três coisas: use máscara, lave as mãos com frequência ou use álcool em gel e mantenha distanciamento social — não esqueça: mesmo pessoas assintomáticas podem transmitir a doença.

As festas de final de ano na pandemia requerem cuidados extras.

33d6616e0815d3315ddfe296db20dd3a - 7 maneiras de confraternizar evitando o COVID-19

4. Limite o número de pessoas na cozinha

Você não precisa ser um chef para criar algo incrível para a ceia de natal. Para quem tem filhos pequenos e pouco tempo disponível, o ideal é apostar nos kits de culinária que vêm com todos os ingredientes pré-medidos.

Você pode levar suas criações doces a um nível mais alto com granulados divertidos e bombons de chocolate de várias texturas e sabores. Eleja um ou dois membros da família para preparar tudo. Crianças devem ser mantidas longe da cozinha já que eles podem sujar as mãos e contaminar as superfícies.

E depois que tudo estiver pronto?

Somente uma pessoa deve servir os convidados e, durante a distribuição dos pratos, esse “garçon” precisa usar máscara o tempo todo. Sal, pimenta, manteiga e os molhos devem ser servidos em vasilhas descartáveis. Claro, antes da ceia todos devem higienizar cuidadosamente as mãos.

5. Leve a festa para o lado de fora

Se a casa tiver pouca circulação de ar, as partículas de aerossol podem se acumular nas superfícies que as pessoas tocam com frequência, fazendo com que o vírus se espalhe. Esse é um ponto que merrece atenção nas festas de final de ano na pandemia.

Deixe as janelas e as portas que dão acesso ao quintal abertas para ajudar a ventilar o ambiente. Se não estiver chovendo, concentre as comemorações do lado de fora. Aquecedores e fogueiras podem aquecer o ambiente e torná-lo mais convidativo e aconchegante.

6. Encurte a visita

Teve que fazer uma visita de última hora? Para reduzir o tempo de exposição ao vírus, não prolongue a visita por mais de cinco minutos. Claro, use máscara e higienize as mãos ao entrar e ao sair.

31012a0a8409b2bb7cb913e94d102235 - 7 maneiras de confraternizar evitando o COVID-19

7. Crie memórias inesquecíveis

Sim, você e os membros da sua família podem estar um pouco cansados ​​uns dos outros agora, mas pense  em como tornar as festas de final de ano na pandemia divertidas e agradáveis.

Crie um pequeno calendário com atividades festivas para cada dia, o que pode incluir jogos, uma noite de karaokê, ou quem sabe, um dia de comprar na internet.

Essas atividades de não precisam ser elaboradas — você e sua família podem apenas beber chocolate quente juntos usando gorros de Papai Noel ou assistir a um dos melhores filmes de Natal na Netflix — no entanto, essas doces atividade tornarão festas de final de ano na pandemia muito mais alegres.

Se 2020 nos ensinou alguma coisa, é o quanto a nossa família e os nossos amigos são importantes para nós — então vá em frente e espalhe um pouco de felicidade onde puder.

Escreva eu te amo em pequenos bilhetes e pregue em algum lugar da casa. Faça biscoitos de Natal e distribua para seus amigos e vizinhos — ou, quem sabe, deixe uma pizza ou outras guloseimas em uma casa de repouso, em um hospital ou no corpo de bombeiros  — isso, com certeza deixará a vida de todos muito mais feliz.

Gostou desse post sobre como se preparar para as festas de final de ano na pandemia? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe, com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!