Entre muitas informações interessantes, infelizmente, na Internet há também publicações sem o mínimo de embasamento. Por isso, separamos aqui os 7 melhores canais com dicas de saúde do Youtube pra você ficar ligado e manter uma programação saudável.

O que mais se vê no Youtube hoje em dia são conteúdos sobre alimentação, psicologia, exercícios físicos, esportes, estilo de vida, Yoga, enfim temas que melhoram a saúde humana em geral. E,  consequentemente, propiciam melhor qualidade de vida. Mas você já parou pra pensar o que é saúde?

A palavra saúde vem do latim salus e significa bom estado físico e saudação. É um conceito relacionado a salvus ou salvo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. E não, simplesmente, a ausência de doenças ou enfermidades.

Já saúde, como um direito à cidadania, foi expresso na Constituição Brasileira de 1988. Os artigos 196, 197, 198 e 199 falam do tema na perspectiva política, econômica e social. Agora,  vamos sair da teoria e conferir os:

 

7 Melhores canais com dicas de saúde do Youtube!

1. Alimentação e boa forma

Criado em 2007, o Tua Saúde disponibiliza vídeos no Youtube há cerca de 3 anos. Nestes, um trio que inclui nutricionista e médico clínico geral informa de modo fácil e com linguagem simples, o que você pode fazer para melhorar sua alimentação, visando a boa saúde e seu bem-estar.

Eles falam também de algumas doenças dando dicas curiosas e eficazes. Têm também receitas pra você fazer e dar um up nos seus hábitos alimentares. No canal, você pode, ainda, aproveitar conselhos sobre dietas, emagrecimento, pra baixar o colesterol, combinar melhor a alimentação e exercícios físicos, etc.

melhoresvideos4 - 7 Melhores canais com dicas de saúde do Youtube pra seguir

Nutricionista segurando um tablet

 

2. Psicologia

Taí um assunto sempre importante para quem quer aprender sobre saúde mental pra si mesmo, pra ajudar alguém ou simplesmente por curiosidade. A premissa de que tudo que acontece fora impacta nosso organismo por dentro nunca foi tão verdadeira.

Temas referentes à psicologia, à psicanálise e à ciência estão presentes entre os melhores canais com dicas de saúde do Youtube. Ricos em quantidade e qualidade, os vídeos do canal Minutos Psíquicos são bem didáticos, interessantes e rápidos. Levam, em média, 0 minutos.

O conhecimento disponível ali passa por assuntos mais básicos, como transtornos mentais, autossabotagem, ansiedade e depressão até os menos conhecidos, como Borderline, Tricotilomania, Agnosia e Afasia. Vale a pena conferir!

 

3. Atividade física em casa

Outros tema sempre presente nos melhores canais com dicas de saúde do Youtube é a necessidade de fazer exercícios físicos em casa mesmo. Não é só em tempo de pandemia e isolamento social, que a prática tem sido recomendada.

exerciciofisico - 7 Melhores canais com dicas de saúde do Youtube pra seguir

Fazendo exercícios em casa

 

A atividade física em casa é mais barata, cômoda, prática e com os mesmos benefícios da realizada nas academias. Mas para isso é necessário bastante disciplina. A internet é uma ferramenta poderosa pra ajudar a gente a manter a saúde física.

O cuidado com o corpo demanda método e separação do joio do trigo. Mesmo os melhores canais com dicas de saúde do Youtube, algumas vezes, não citam recomendações de quanto é fundamental você avaliar cuidadosamente o que é mais aderente às suas reais necessidades.

Diante disso, antes de sair praticando, pergunte a um médico de confiança que tipo de atividade física é mais adequado para o seu caso. De qualquer forma, segue uma dica: no Queima Diária, você pode experimentar por 30 dias gratuitamente um dos programas indicados por profissionais de educação física para diferentes objetivos.

 

4. Viver melhor

O melhor estilo de vida é aquele que te faz melhor. Pensando nisso, nossa dica nesta linha vai pro canal NeuroVox. Com ênfase nos pilares mente, cérebro e comportamento, o escritor e neurocientista Pedro Calabrez é palestrante com milhões de visualizações no Youtube.

Não é de hoje que o também professor e pesquisador do Laboratório de Neurociências Químicas (LiNC) da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP é reconhecido como autoridade em assuntos relacionados à neurociência e à psicologia.

Sempre com um olhar voltado ao dia a dia das pessoas, os vídeos do canal informam sobre ciência e apontam diversos caminhos pra viver melhor. Aí é só você descobrir o que mais tem a ver com suas expectativas.

melhoresvideos3 - 7 Melhores canais com dicas de saúde do Youtube pra seguir

Casal vendo vídeos

 

5. Comportamento

O nome do canal já diz muito sobre o que ele oferece na internet. Denominado Seja uma Pessoa Melhor, estes vídeos abordam conteúdos transmitidos como se fosse uma conversa com você sobre diversos aspectos da vida.

Só para você ter uma ideia, veja alguns títulos dos vídeos disponíveis: O Poder dos Quietos e Introvertidos; Produtividade; Livro Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar; Amizades Tóxicas; Acabe Definitivamente com sua Preguiça; 9 Coisas que Você Deve Parar se Quiser, Como Economizar Dinheiro e por aí vai.

 

6. Corpo definido

O Xtreme 21 é uma dica pra quem busca deixar o corpo definido, elevando a autoestima e ganhando muita energia por meio de exercícios rigorosos. Com a promessa de deixar seu corpo saudável e bonito, estes vídeos deixam claro que o alcance dos resultados esperados depende de força de vontade, disciplina, trabalho duro, suor e determinação.

Também considerado um dos melhores canais com dicas de saúde do Youtube por alguns profissionais da área, são oferecidos 5 programas de alta intensidade. Se você já está acostumado com exercícios deste tipo, você pode tentar. Mas saiba que tal prática pode debilitar o sistema imunológico.

Portanto, é preciso condicionamento. Ou começar com atividades de baixa e moderada intensidades até que você possa se expor e fazer atividades mais power, trabalhando glúteos, abdômem e pernas.

 

7. Cozinhando junto

Seja por hobby ou necessidade, o ato de cozinhar é bom. Distrai, você se sente útil e descobre misturas interessantes e sabores diversificados. Quando você dá uma olhada nos melhores canais com dicas de saúde do Youtube, há uma infinidade deles com receitas e dicas de cozinha bem interessantes.

cozinhando - 7 Melhores canais com dicas de saúde do Youtube pra seguir

Mulher cozinhando

 

Separamos aqui um dos canais criados pros amantes do forno e fogão. Afinal, todos podem cozinhar, se arriscando um pouco, usando e abusando da criatividade. Porém, quando você pode acompanhar receitas fáceis e saborosas, com um passo a passo do que fazer primeiro e demais etapas até o prato poder chegar na mesa, tudo fica mais fácil.

De rosquinhas de fubá para o café, passando por frango a parmegiana até pão australiano ou cupim recheado, o canal Cozinhando com Fernando Couto é um dos melhores canais com dicas de saúde do Youtube. Ótima indicação pra você também virar um chef de cozinha.

Gostou do artigo sobre os melhores canais com dicas de saúde do Youtube? Então, deixe seus comentários e leia também sobre os 10 filmes mais esperados para 2021!