Há quem torça o nariz quando o roteiro inclui tiros, perseguições e explosões de naves alienígenas, mas um coisa é certa: os filmes de ação são a alma do cinema. 

Além de oferecer uma dose extra de adrenalina, esses filmes fazem rir e, o melhor de tudo, garantem que você se divirta na companhia de pesos pesados como  Arnold Schwarzenegger e Keanu Reeves e da doce Charlize Theron. 

Embora o gênero tenha vivido seu auge nos anos 80, quase todos as décadas contam com alguns filmes de ação que você deve assistir e adicionar a sua lista de favoritos. 

Veja, a seguir, a lista que preparamos para você!

9 filmes de ação imperdíveis

1. Alien – Telecine Play

E, se em vez de um alienígena, houvessem muitos? E se, para combatê-los os humanos tivessem enormes rifles pulsantes?

Essa é a premissa dessa distopia que tem Ripley, uma heroína durona, na luta contra um exército inteiro de monstros alienígenas para que uma menina, sob seus cuidados, fique sã e salva. O resultado é um dos filmes de ação mais influentes já feitos, repleto de xenomorfos explodindo e sangue verde e ácido jorrando por todo o lado. 

2. Duro de Matar – Netflix

Duro de matar começa com alguns elementos clássicos dos filmes de ação: terroristas, reféns e arranha-céus. Só que esse seres sem coração planejaram metralhar todo mundo em pleno Natal!

Felizmente, o policial de Nova York, John McClane entra em cena com seu talento especial para aniquilar inimigos do estado e fazer piadas nas horas mais impróprias.

Toda essa mistura torna Duro de Matar um dos filmes mais vibrantes já feitos: você não vai conseguir desgrudar da tela dos créditos de abertura até o confronto final com o malvado cavanhaque Hans Gruber, interpretado com perfeição perversa por Alan Rickman.

3. Mad Max: Estrada da Fúria – Netflix

Já se passaram 30 anos desde que os dias eram de trovão, mas o caos ainda impera sobre à Terra. Mel Gibson deu lugar a Tom Hardy, mas se isso causa alguma preocupação basta lembrar que Miller é mestre quando o assunto é perseguição de carros e explosões fantásticas.

O enredo é simples, mas, ao mesmo tempo, espetacular. Vale destacar que nessa versão, Max abanda o papel de herói e dá a honra a ultra-incrível Furiosa de Charlize Theron.

4. Major Grom Contra o Dr. Peste – Netflix

Lutas, explosões e um vilão assustador. Parece um desenho para adultos, certo? Mas falta um detalhe: o Major Grom não tem superpoderes e nem usa roupas para lá de coloridas. Igor Grow, no entanto, tem todas as outras qualidades dos mascarados: é honesto, habilidoso, sorridente e adora um boa luta.

A história agrada a toda a família, que vai se encantar logo com o carismático protagonista e pelo roteiro cheio de reviravoltas que dificulta a prisão do infame Dr. Peste.

5. Máquina Mortífera – Globo Play

Riggs (interpretado por um super maníaco Mel Gibson) e Murtaugh (interpretado por um rabugento Danny Glover) se juntam para combater traficantes internacionais nessa trama cheia de explosões e policiais corruptos. 

Como todos os filmes de policial camarada, os dois não se dão muito bem no início, mas seu relacionamento logo se transforma em um romance de deixar a Hollywood dos anos 80 de boca aberta. Felizmente, o filme opta por se concentrar na dupla perseguindo bandidos, em vez de sentados em um bar às 2 da manhã declarando seu amor um pelo outro.

6. Matrix – Netflix e Telecine Play

Matrix instalou uma pulga cibernética atrás da orelha de cada um de nós: e se a realidade como conhecemos não existir? E se tudo for uma simulação de computador? E se a nossa vida for um livro digital?

O filme também nos faz pensar se vale a pena tomar a pílula verde e se tornar um mestre das artes marciais que se esquiva de balas e usa um magnífico casaco preto ou se o melhor é viver a ilusão de uma vida confortável e quentinha.

Toda essa filosofia alucinante recheada de lutas bem coreografadas e cheias de efeitos especiais torna Matrix o filme mais inteligente e emocionante de todos os tempos. 

7. O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final – Telecine Play

Em Exterminador do Futuro 2, a nossa máquina de matar austríaca favorita retorna para proteger John Connor, o futuro líder da resistência humana, de um androide metamorfo que se veste de policial e de vovó desprotegida. 

Sarah Connor, endurecida pela batalha, se junta a dupla e prova que tantos anos na clandestinidade a transformaram na mãe mais difícil do mundo.

Além de lutas, explosões e da ameaça iminente de aniquilação nuclear da humanidade pelas mãos de alguns robôs furiosos, Exterminador do Futuro é um dos filmes de ação que conta com uma legião de fãs fanáticos.

8. O Ultimato Bourne – Telecine Play

O Ultimado Bourne é um daqueles filmes de ação que te deixam grudado no sofá. A edição acelerada e o estilo realista de Paul Greengrass dão a busca de Bourne para encontrar a verdade um tom visceral.

Claro, Matt Damon também chuta, luta e explode tudo, mostrando que você não deve se enganar com a sua cara de bom moço. A sequência da luta no banheiro é, sem dúvida, a melhor do filme.

9. The Old Guard

Um dos filmes de ação mais vistos nas plataformas de streaming, The Old Guard narra a história de um grupo de mercenários que, por algum motivo, se tornou imortal. Liderados por Andy, personagem interpretada por Charlize Theron, o grupo participa de batalhas em prol da humanidade.

Aliás, Andy, é a imortal mais velha do grupo e vivenciou o declínio da humanidade. Isso a deixou descrente e sem esperança. E algo ainda pior acontece: só que a identidade dos componentes é descoberta e todos têm que enfrentar um novo desafio: impedir que seus poderes virem moeda de troca. 

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe nas suas redes sociais e conheça quais são os filmes de ação favoritos dos seus amigos!