Você sabe como investir com segurança e rentabilidade? Essa é uma dúvida bastante presente entre muitos investidores, especialmente entre aqueles que estão iniciando nessa jornada. Esse questionamento é bastante pertinente, pois quem escolhe boas aplicações financeiras consegue aumentar o patrimônio de maneira segura.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo destacaremos sobre a importância dos investimentos, informaremos sobre os primeiros passos e traremos opções seguras e rentáveis de aplicações financeiras. Confira!

Por que investir dinheiro?

Não há muitos segredos em relação a esse tema. Sabemos que dinheiro parado é perda de tempo. Além disso, perde-se a oportunidade de obter bons rendimentos e lucros. Sobre esse tema é importante ressaltar que a poupança não vale a pena. Apesar de ser a aplicação financeira mais popular no Brasil, esse ativo tem baixa rentabilidade.

Atualmente, a caderneta de poupança rende apenas 70% da Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), a taxa básica de juros da economia brasileira. Como a taxa está em 3,5% ao ano, o rendimento anual da poupança é de apenas 2,45%. Muito pouco, não é mesmo?

Por esse motivo, vale muito a pena procurar por outras opções de investimentos, pois há diversas alternativas que são rentáveis do que a caderneta de poupança e, ao mesmo tempo, seguras.

Primeiros passos: qual é o beabá do investidor?

O primeiro passo para investir com segurança e rentabilidade é abrir uma conta em uma instituição financeira. Pode ser uma corretora de valores ou mesmo um banco. Na sequência é importante escolher investimentos de acordo com o perfil do investidor.

O perfil conservador tende a optar por ativos de renda fixa, o moderado considera enfrentar alguns riscos ao escolher algumas aplicações de renda variável e o agressivo investe predominantemente em ativos de renda variável.

Agora, você deve estar se perguntando: qual a diferença entre os investimentos de renda fixa para os de renda variável? As aplicações de renda fixa têm a sua rentabilidade conhecida e elas são estabelecidas por meio de um índice (pode ser, por exemplo, a Selic ou mesmo a inflação) ou de um valor percentual fixo.

Os ativos de renda variável, por sua vez, são mais voláteis, pois o seu desempenho é influenciado por questões mercadológicas. Desse modo, questões econômicas, tecnológicas, políticas, sociais, entre outras, influenciam na rentabilidade de cada ação.

Quais são os cuidados que devem ser tomados ao investir?

Primeiramente, é muito importante ter cuidados com opções milagrosas e golpes. Desconfie de alternativas que garantem altas rentabilidades e em pouco tempo. Isso porque, quanto maior a rentabilidade, maior o risco.

Além disso, é importante escolher as aplicações financeiras de acordo com o seu perfil de investidor. Caso, por exemplo, tenha medo de perder dinheiro, não é uma boa ideia investir na bolsa de valores. Nesse caso, as opções de renda variável são uma boa alternativa para o seu portfólio de investimentos.

 

Como investir com segurança e rentabilidade?

Realmente esse é um dos principais desafios enfrentados pelos investidores, pois muitas vezes, quando se opta pela rentabilidade, pode-se abrir mão da segurança. Porém, a boa noticia é que existem diversas alternativas seguras e rentáveis de investimentos. Além disso, todas as opções a seguir são mais rentáveis do que a caderneta de poupança.

Nesse momento, muitas pessoas ficam curiosas e se perguntam: quais são as melhores opções? Basicamente, há 4 alternativas principais: o Tesouro Direto, o CDB, o LCI, o LCA e os fundos de renda fixa. Destacaremos sobre essas alternativas abaixo.

Tesouro Direto

Nesse investimento de renda fixa, o investidor empresta, por um tempo determinado, o seu capital ao Governo. Em troca, a entidade governamental paga a você o valor do investimento mais os juros contratados (a aplicação pode render de acordo com a Selic, IPCA ou conforme um percentual estipulado).

Pelo fato do rendimento ser conhecido (no momento do resgate, no caso dos pós-fixados ou na hora do empréstimo do ativo, no caso dos pré-fixados), o Tesouro Direto é uma aplicação financeira segura e ajudará a proteger o seu capital contra perdas patrimoniais.

CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é também uma aplicação financeira de renda fixa e geralmente de baixo risco. Além disso, esse ativo também é acessível para a maioria dos investidores.

Vale destacar que o CDB é emitido pelas instituições financeiras visando captar recursos para as suas atividades. Portanto, quem investe nesse ativo empresta dinheiro ao banco em troca de remuneração. Por outro lado, a instituição bancária usa o capital captado para fazer empréstimos aos seus clientes.

LCI

As Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) são um investimento de renda fixa e o capital captado é direcionado para a construção de moradias. Vale ressaltar que essa aplicação é isenta de Imposto de Renda, o que já caracteriza uma grande vantagem, porque há tributos embutidos na maioria das aplicações financeiras.

Nesse caso, o risco seria da quebra no banco que fez a emissão do título. No entanto, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) ressarce prejuízos de até R$ 250 mil por CPF. Por isso, é uma alternativa de baixo risco.

Porém, é necessário ter no mínimo R$ 30 mil para fazer essas aplicações. A outra desvantagem é que não há liquidez, ou seja, o dinheiro só pode ser resgatado e ser destinado à sua conta-corrente quando o título vence.

LCA

As Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) têm um funcionamento semelhante em relação aos LCIs. A principal diferença é que os recursos captados são destinados para a expansão da agricultura.

Fundos de renda fixa

Os fundos de renda fixa são compostos por diversos investimentos de baixo risco. Desse modo, ao investir em um fundo, você estará aportando o seu capital em diversos ativos, como o Tesouro Direto, os CDBs, LCIs etc.

Por esse motivo, podemos dizer que essa é uma opção rápida e prática para quem deseja diversificar a sua carteira de investimentos e, assim, assegurar mais segurança ao patrimônio. A rentabilidade, a liquidez e a segurança variam conforme a composição de cada fundo. Caso busque uma aplicação segura é importante buscar por fundos que investem mais em ativos de renda fixa.

Como é possível perceber, existem diversas opções seguras e rentáveis de investimentos. Eles serão fundamentais para aumentar o seu patrimônio de forma segura. Por esse motivo, investir com segurança e rentabilidade é muito importante e é uma medida que vale a pena se considerarmos os benefícios proporcionados.

 

Você está com alguma dúvida sobre como investir com segurança e rentabilidade? Deixe o seu comentário no post, compartilhe a sua dúvida com a gente e permita que outras pessoas sejam esclarecidas em relação a esse importante tema.