Pensou em hidratar o seu corpo? Então, lembre-se dos benefícios da água de coco. Além de saborosa, é refrescante. Principalmente nos dias quentes, é um alívio pra matar a sede, fazendo bem ao organismo de forma geral. 

Na mesma linha dos benefícios da água de coco, mais duas bebidas também são poderosas para a saúde: kefir e kombucha. Já ouviu falar? 

Enquanto a água de coco é o suco natural existente no interior da fruta, o kefir é uma bebida fermentada. Levemente ácida, você mesmo pode preparar em casa. Mas também pode ser comprada pronta junto com outros itens saudáveis para sua alimentação.  

O produto é feito à base de leite ou água, possui microorganismos vivos, como bactérias e leveduras. E seu preparo é parecido com o do iogurte caseiro. O kefir faz bem à saúde do organismo, principalmente ao intestino.

A kombucha também é uma bebida fermentada por leveduras e bactérias, mas esta tem como base o chá preto adoçado. Você pode fazer ou comprar pronto. O produto fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento intestinal.

Benefícios da água de coco, que lembra verão e rima com hidratação

Água de coco é sempre bem-vinda, seja no verão ou em qualquer estação do ano. A bebida é uma excelente fonte de hidratação. E bastante recomendada às pessoas quando perdem muito líquido ao praticar uma atividade física. Ou para se restabelecer dos sintomas de desarranjos intestinais e de tratos digestivos. 

A ingestão da água de coco, considerada um dos melhores alimentos do mundo, ajuda a repor os sais minerais do organismo, além de contribuir para curar a ressaca e se livrar das pedras nos rins. Os benefícios da água de coco valem para todas as idades. E não há  contraindicações.

A água de coco tem o sabor levemente adocicado e cai muito bem quando tomada gelada! Parece impossível que a água de uma só fruta possua vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes e enzimas. Possui ainda eletrólitos, substâncias parecidas com o plasma humano, essencial na estruturação do sangue.

Você pode usufruir dos benefícios da água de coco, consumindo todos os dias, mas sem excesso. Principalmente, por pessoas diabéticas ou com problemas renais. Isto porque a bebida contém eletrólitos e podem desequilibrar o organismo.

Conheça em detalhes os benefícios da água de coco e suas principais características

pelehidratada - Benefícios da água de coco, kefir e kombucha para a saúde

  • É hidratante

Repõe os sais minerais, hidrata e nutre o corpo, a pele e os cabelos.

  • Ajuda a curar a ressaca e desintoxica

Sua ingestão permite uma reidratação rápida, elevando a glicemia e combatendo o mal-estar e o inchaço abdominal, já que purifica o fígado

  • Não engorda e combate o envelhecimento precoce

Essa é uma boa informação! Cada 200 ml da bebida tem apenas 38 calorias. Além de não engordar, a água de coco por meio de seus antioxidantes evita a formação de muita oleosidade no corpo, deixando a pele hidratada e mais viscosa.

  • Evita câimbras

A água de coco é fonte de cálcio e magnésio que ajudam a diminuir a tensão muscular, além de prevenir as câimbras e contribuir com a serotonina, hormônio relacionado ao prazer e bem-estar.

  • Reforça o sistema imunológico

As funções dos eletrólitos da bebida amenizam os efeitos nocivos causados pela baixa imunidade, como os sintomas alérgicos.

  • Contribui para o funcionamento renal

Retira as toxinas e estimula o funcionamento dos rins, atuando na prevenção da formação de pedras, bem como no seu tratamento.

  • Faz bem para o cérebro

Os benefícios da água de coco não param por aí. O potássio e o magnésio encontrados na bebida ajudam no processo de aprendizado e nas funções neurológicas do cérebro.

kefir - Benefícios da água de coco, kefir e kombucha para a saúde

Kefir: bebida probiótica que também é forte aliada à saúde

A bebida kefir é feita a partir dos seus grãos misturados no leite ou na água, podendo inclusive ser água mineral ou de coco. Estudos apontam que os grãos de kefir são cultivados há milênios. Sua consistência é semelhante à do iogurte e tem um saborzinho levemente ácido. 

Os grãos de kefir, que têm o formato de couve-flor, são formados por diversos microorganismos vivos, como  leveduras e bactérias, que vivem em uma associação simbiótica. Sua composição melhora a saúde geral do organismo, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes e ainda fortalecendo o sistema imunológico.

Quer conhecer mais benefícios do kefir? Acompanhe a listinha:

  • Ajuda a tratar doenças gastrointestinais, além de melhorar a saúde do intestino.

  • Melhora a imunidade, possuindo efeito antialérgico, anti-inflamatório e antimicrobiano contra patógenos.

  • Fortalece o metabolismo do colesterol, rins, fígado e cicatrização.

  • Reduz o risco de doenças crônicas.

  • Previne tumores.

  • Diminui o peso e a gordura no fígado.

  • Ajuda a manter glicemia, pressão arterial e colesterol controlados. 

kombucha - Benefícios da água de coco, kefir e kombucha para a saúde

Kombucha fortalece a saúde do intestino e o sistema imunológico

O kombucha, originário da China, é uma bebida fermentada composta por chá-preto com açúcar branco que pode ser acrescida de outros ingredientes como hibisco, mate, suco de frutas e gengibre. Naturalmente gaseificada, seu sabor é bastante agradável, mistura de agridoce e ácido, semelhante à cidra de maçã.

O grande diferencial da bebida é o cogumelo de kombucha, conhecido como “scoby”, do inglês Symbiotic Colony of Bacteria and Yeast (Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras), responsável pela fermentação.

Conheça boa parte dos seus benefícios

  • Regula o apetite e acelera o metabolismo, ajudando a emagrecer.

  • Atua no organismo eliminando a bactéria H.pylori, uma das causas da gastrite, reduzindo a secreção de ácido gástrico e auxiliando na cicatrização de úlceras.

  • Previne infecções intestinais e desintoxica, contribuindo para evitar gota, reumatismo, artrite e pedras nos rins.

  • Equilibra a flora intestinal e o pH do sangue.

  • Minimiza o estresse, combate a insônia e reduz a dor de cabeça.

  • Rico em antioxidantes, ajuda na desintoxicação do fígado e os níveis de vitamina C fortalecem o sistema imunológico.

  • Controla a pressão arterial.

  • Previne doenças como diabetes e câncer, devido ao seu conteúdo glicurônico, láctico e ácido acético.

  • Evita infecções urinárias.

  • Estimula a absorção de ferro, evitando a anemia.

  • Dá energia: aumenta os níveis de hemoglobina no sangue, melhorando o fluxo de oxigênio para os tecidos.

Foi útil saber sobre os benefícios da água de coco, kefir e kombucha? Então, leia agora, nosso artigo sobre o preço da alimentação saudável versus preço da sua saúde!