Se você ainda tem algum tipo de dúvida sobre o quanto o equilíbrio emocional pode impactar a seu estado físico, este artigo vai te ajudar bastante. Cabeça e corpo estão tão fortemente ligados que os sentimentos influenciam a saúde direta e profundamente no nosso bem-estar.

visão mundo - Cabeça e corpo: Veja como os sentimentos influenciam a saúde

Quer ver um exemplo? Falar a palavra gratidão, que agora virou um mantra apenas substituindo o bom e velho “obrigado” pode não fazer muito efeito. Porque é um simples gesto de educação.

Mas, quando valorizamos as coisas boas que temos em detrimento do que não temos, se reclamamos menos e somos mais otimistas diante dos problemas — sim, 100% da humanidade os têm —, e manifestamos verdadeiramente nossa gratidão às pessoas, a Deus ou ao universo, aí sim, trazemos positividade e coisas boas pra nossa vida.

O que pensamos e o que sentimos reflete na nossa vida, tanto positiva, quanto negativamente. A expressão “inteligência emocional” é atribuída a quem sabe dominar a intensidade dos seus sentimentos. Sem negligenciar as emoções.

Por isso, precisamos separar horas do nosso cotidiano pra ver coisas boas, assistir filmes e séries divertidas, estar com as pessoas que amamos, praticar esportes e ajudar os outros. Tudo isso contribui para o alívio do estresse.

Cabeça e corpo em equilíbrio

A busca pela mente sã, corpo são nunca foi tão importante. Os números estão aí pra provar. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, os casos de depressão vêm aumentando no mundo todo. E este é apenas um dos transtornos mentais graves que podem vir como consequência das pressões impostas pelo trabalho.

Ainda de acordo com a OMS, até o ano que vem — sim, 2020 —, esta será a doença mais incapacitante mundialmente falando. A Previdência Social brasileira por meio do INSS, afastou somente em 2016, aproximadamente 75,3 mil trabalhadores por causa disso.

No primeiro semestre do ano passado, o Brasil já figurava em primeiro lugar entre os países da América Latina, com mais casos de depressão, registrando 5,8% da população sofrendo desta enfermidade. Não é pouco.

mente e corpo - Cabeça e corpo: Veja como os sentimentos influenciam a saúde

Empresas se mobilizam

Não é por acaso que no mundo corporativo há cada vez mais uma maior preocupação com a saúde mental já que quase dois terços dos pacientes ocupam cargos executivos. Muitas empresas estão adotando programas de qualidade de vida, o que vem sendo muito bem recebido e avaliado pelos funcionários.

Quando cabeça e corpo funcionam de forma harmoniosa todo mundo sai ganhando. Pessoas saudáveis são mais felizes e ambientes com relações humanas mais saudáveis, também. As organizações que têm uma estratégia integrada de bem-estar e saúde cobrem a prevenção, a identificação precoce das doenças mentais, reabilitação e apoio dos funcionários que sofrem de algum transtorno, como a Síndrome de Burnout, por exemplo.

Os impactos negativos do desequilíbrio emocional afetam, primeiramente, o próprio paciente, seus familiares e pessoas próximas. E as empresas, por sua vez, também perdem em produtividade.

doença incapacitante - Cabeça e corpo: Veja como os sentimentos influenciam a saúde

Impactos do desequilíbrio entre nossa cabeça e corpo

  • Muitos especialistas já estão considerando doenças crônicas, como asma, enxaqueca e diabetes como consequência de emoções e sentimentos não devidamente administrados e tratados com ajuda de um psicólogo ou psiquiatra;
  • Quase metade (47%) dos brasileiros sofre de algum nível de depressão, recorrente em 14% dos casos.
  • Além do colesterol alto, fumo e hipertensão, as emoções e os sentimentos afetam o coração. Quando a pessoa sente raiva, ciúme exacerbado, muita inveja, culpa, ganância em excesso e egoísmo, por exemplo, o órgão é afetado e o riscos de um enfarte aumentam.
  • Uma crise séria de raiva, medo ou pânico aumenta em mais de oito vezes a chance de um ataque cardíaco. E este pode até ser fatal.
  • Com frequência, os transtornos mentais afastam os trabalhadores por mais de 100 dias de suas funções profissionais.
  • O custo com transtornos psicológicos podem chegar a U$ 6 trilhões até 2030.

Emoção também é comunicação

Você já parou pra pensar que emoção também é uma forma de comunicação? Ela demonstra pra própria pessoa de forma não-verbal e também para os outros como você está se sentindo. Por isso, não pode ser deixada de lado.

Diante disso, pais, responsáveis, cuidadores e professores são constantemente alertados pela mídia, médicos e psicólogos sobre a importância de levar em consideração as emoções das crianças. Quando elas aprendem a lidar com isso na infância se tornam adultos com menos riscos de ter problemas emocionais.

Sempre que colocamos um problema na gaveta, bem como os sinais e sintomas que eles despertam na gente, estamos apenas adiando uma situação que lá pra frente, de uma maneira ou de outra, teremos que encarar.

Para contornar, controlar e resolver estas equações complexas entre cabeça e corpo, temos diversos caminhos. Lógico que quando a coisa pega, ou seja, alguma doença mental já se confirmou, você deve procurar um psiquiatra, que é o profissional capacitado para confirmar disgnóstico e propor tratamento medicamentoso ou não.

esporte - Cabeça e corpo: Veja como os sentimentos influenciam a saúde

Atitudes, práticas e comportamentos que fazem toda a diferença para você ou alguém que você ama não chegar a este ponto:

  1. Você já fez terapia alguma vez? Sabia que uma conversa sem medo de julgamentos regula a intensidade das emoções? A psicoterapia com psicólogo ajuda no autoconhecimento, aumenta a autoestima e faz com que você aprenda a lidar melhor com suas emoções. Experimente!
  2. A prática da Yoga, seguida ou não pela meditação, tem trazido resultados comprovados. É tudo uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo. A música dos anos 70 ficou famosa por dizer estas palavras.
  3. Para descarregar as tensões, a prática regular de exercícios físicos ou de um esporte que você goste contribui sobremaneira. A endorfina e a adrenalina liberadas pelo organismo funcionam como remédios naturais. Pode ser uma caminhada por dia. Já ajuda.
  4. Mesmo que você não tenha intolerância alimentar ou alergias sérias, evite os alimentos processados e industrializados. Uma alimentação equilibrada, feita nas horas certas, livre de açúcar branco em demasia, sem excesso de sal, rica em fibras e nutrientes, e com pouca gordura auxilia sua saúde.
  5. Cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas. Não exagere. Cuide para não depender delas para se sentir bem ou para se divertir. Apensar de no Brasil, elas serem consideradas lícitas, suas consequências ruins são amplamente divulgadas.
  6. O sono é reparador em todos os sentidos. O organismo precisa de repouso. Todas as funções vitais dependem de várias horas diárias e ininterruptas.

Como vimos, o equilíbrio entre mente e corpo são muito importantes para o bem-estar e para a saúde. Diante disso, temos que montar uma rotina diária que possa cuidar de cada um deles. Sono, exercícios e alimentação é o básico para mantermos nossa saúde em dia. Tanto física quanto mental.

Você já ouviu falar em chefes tóxicos? Não? Então, leia nosso artigo sobre como se proteger