Não há como negar, os cabelos são uma marca pessoal do indivíduo, além de ser a tão falada “moldura do rosto”. E se você está notando que a calvície e a queda de cabelo podem representar um problema para você, que sabe que — em sua rotina de agitada, cheia de compromissos e responsabilidades de trabalho — ficar careca pode representar um problema de autoestima que pode afetar seu dia a dia. Há até quem se preocupe que a queda de cabelos possa afetar a acensão profissional.  Se essa e outras preocupações “passam pela sua cabeça”, a seção de Saúde e Bem-estar do Blog da Seculus está aqui para ajudar.

No post de hoje, veremos se é possível evitar o problema e como tratá-lo rapidamente, ou seja, assim que a perda acentuada dos fios começar. Acompanhe!

Mitos e verdades sobre a calvície

careca calvicie e queda de cabelo evitar1 - Calvície e queda de cabelo. Dá para evitar?

Lavar muito a cabeça aumenta a queda de cabelos.

Mito. Pesquisas compararam a quantidade de fios que caem se uma pessoa lavar a cabeça três vezes por dia ou uma vez por semana. A conclusão foi não haver diferença no número de fios perdidos. Ou seja, você pode lavar os cabelos quantas vezes desejar, mas use produtos indicados para o seu tipo de cabelo.

Raspar a cabeça evita a calvície.

Mito. Muitos homens acreditam que ao raspar a cabeça os fios serão estimulados a crescerem mais — pois a raspagem não afeta o desenvolvimento do folículo que fica na parte interna do couro cabeludo. Na verdade, ao raspar a cabeça você pode irritar o couro cabeludo e deixar os fios ainda mais finos.

A alimentação afeta a queda dos fios

Verdade. Uma dieta pobre em vitaminas é muito prejudicial para o cabelo, bem como o resto do corpo, afetando, inclusive a desempenho no trabalho. E se a pessoa já tem predisposição genética para a calvície, corre ainda mais risco de perder fios de cabelo.

Para evitar a calvície pela alimentação, a dica é comer alimentos ricos em proteína, como carnes, grãos, ovos, queijos e leite. Outros nutrientes importantes são as vitaminas do complexo B, o beta-caroteno e os minerais zinco e selênio, todos presentes em uma alimentação balanceada. Mas se a queda capilar já começou, um médico ou nutricionista ou farmacêutico poderão indicar um suplemento vitamínico mineral.

Receitas caseiras retardam a queda de cabelo.

Mito. Aposto que a cada dia você ouve alguma dica de uma nova fórmula caseira milagrosa para retardar a queda de cabelo — até num breve momento de descontração de um almoço de negócios.

As dicas incluem produtos como vinagre, bicarbonato, mel, babosa, entre outros ingredientes. Infelizmente, nada disso funciona para fazer os cabelos voltarem a crescer.

Os esteroides aceleram a queda de cabelo

Verdade. Algumas pessoas usam esteroides (um tipo de anabolizante) com altos níveis de dihidrosterona, um hormônio originado da testosterona que é responsável por um tipo de calvície, a alopecia androgenética. Assim, é verdade afirmar que o uso desses esteroides acelera a queda de cabelo.

Dicas para evitar ou minimizar a calvície

careca calvicie e queda de cabelo evitar - Calvície e queda de cabelo. Dá para evitar?

Mudança de hábitos

Alguns hábitos são eficazes para adiar a calvície. São eles:

  • beber chá-verde, que inibe a conversão de testosterona em dihidrotestosterona (DHT);
  • pentear o cabelo no banho, com ajuda do condicionador para evitar a quebra;
  • manter corpo e mente sãos, praticando exercícios e meditação;
  • ter uma alimentação balanceada;
  • massagear o couro cabeludo.

Medicamentos

Quando a calvície já estiver instalada ou a perda de cabelo estiver tão intensa que algumas áreas da cabeça começam a ficar com o couro cabeludo à mostra, gerando constrangimento no ambiente de trabalho, o médico dermatologista poderá prescrever medicamentos orais e tópicos. Os principais são:

Complexo multivitamínico mineral específico

Muitas vezes, esse multivitamínico é prescrito especialmente para as necessidades da pessoa. Assim, além das vitaminas e dos minerais, o médico inclui aminoácidos na fórmula. Na maioria das vezes, o dermatologista ou nutricionista pode pedir um exame de sangue para saber quais nutrientes faltam no seu organismo.

Finasterida

Este é um medicamento muito usado para a queda capilar e muito eficiente em muitos casos. Entretanto, existe um mito de que tomar finasterida afeta a ereção. E isso é algo que a grande maioria das pessoas que já usou ou cogitou usar o medicamento já ouviu alguém falar (muitas vezes em tom de deboche) que o homem não iria, com perdão da expressão, “funcionar” novamente.

No entanto, isso só acontece com pessoas que usam dosagens mais altas do que a recomendada para o seu peso e altura. Em geral, doses entre 1 e 5 mg são seguras e as mais prescritas pelo médico.

Mas se, por um acaso, você sentir esse efeito indesejado, basta parar de tomar o medicamento ou conversar com seu médico para que ele diminua a dose — no caso de você estar usando doses maiores de um miligrama.

Outra dica é que as mulheres não devem tomar finasterida, principalmente as grávidas. Isso porque, a finasterida diminui a produção de testosterona.

Mas é importante lembrar que de 1% até 10% das pessoas têm disfunção erétil com a finasterida. Porém, parte dessas pessoas só sentem esse efeito no começo do tratamento com finasterida para calvície, enquanto o corpo se adapta ao produto. Para essas pessoas a libido volta ao normal após cerca de três meses.

Com o uso de finasterida, o cabelo fica volumoso, mas não fica comprido. Normalmente, ela é usada em conjunto com minoxidil, loção diária usada antes de dormir massageando o couro cabeludo.

Minoxidil

O minoxidil é uma loção que favorece a revitalização da raiz do cabelo, influencia na circulação do couro cabeludo, por dilatar os vasos sanguíneos da região, normaliza o ciclo do folículo — prolongando a fase de crescimento. Juntos, todos esses benefícios proporcionam um melhor crescimento dos fios de cabelo.

A solução de minoxidil é encontrada, geralmente, na concentração de 5% a 10%. Apenas um médico dermatologista saberá prescrever a dose ideal para cada tipo de calvície.

Tio Nacho (ervas milenares)

Essa é uma loção antiqueda muito famosa, sobretudo pela propaganda na TV. Segundo alguns usuários, e o fabricante, ela deixa os fios mais fortes e mais grossos e o crescimento mais rápido evitando a calvície. Para surtir efeito, lave os cabelos duas vezes seguidas fazendo massagens para aumentar a circulação do couro cabeludo.

Nizoral (cetoconazol)

O Nizoral®, ou qualquer medicamento à base de cetoconazol age na queda de cabelo causada pela dermatite seborreica (caspa). Por isso, se você não tiver caspa, não faz sentido usar este tipo de medicamento, nem tampouco os shampoos anti caspa.

Como vimos, prevenir é sempre o melhor remédio. Mas caso a calvície já esteja avançada, é muito importante consultar um dermatologista para que ele recomende o tratamento adequado. Isso por que, a queda de cabelo pode ter diversos fatores. Então não faça tratamento por conta própria, viu?

Agora que você já sabe o que funciona ou não para evitar a calvície e queda de cabelo compartilhe este post (com essas dicas) nas suas redes sociais.  E se já fez algum desses tratamentos, deixa um comentário. Sua opinião pode ajudar outras pessoas.