Você sabe como promover um ambiente de trabalho que favoreceu a diversidade nas empresas? Esse é um dos principais desafios enfrentados por muitas organizações e essa questão acontece por diversos motivos e muitos deles estão relacionados às desigualdades sociais e os preconceitos existentes no Brasil.

Essa questão realmente pode ser complexa, no entanto, as companhias que incentivam a diversidade cultural terão acesso a diferentes visões de mundo. Desse modo, as organizações terão a oportunidade de contar com diferentes ideias, o que pode favorecer os processos inovadores. Além disso, há uma questão ética envolvida, o que tende a melhorar a imagem organizacional.

Pensando na importância desse tema, neste post falaremos sobre a importância da diversidade no ambiente de trabalho, destacaremos o papel dos líderes na promoção da diversidade, falaremos sobre ações desenvolvidas pelas empresas e forneceremos dicas que o ajudarão a promover a diversidade. Continue com a gente.

Qual a importância da diversidade no ambiente de trabalho?

diversidadenotrabalho3 - Como criar um ambiente de trabalho que promove a diversidade e o bem-estar

A promoção da diversidade no ambiente de trabalho é muito importante por diversos aspectos. Não é só por uma questão ética e também pelo fato de cumprir algumas obrigações impostas pela legislação que as empresas devam investir na inclusão de pessoas com diferentes características.

Primeiramente, é muito importante destacar que a diversidade nas organizações é capaz de construir um ambiente saudável de trabalho. Além disso, isso tende a favorecer o intercâmbio de experiências entre diferentes pessoas.

Desse modo, a sua organização tende a contar com indivíduos com diversas características e, consequentemente, diferentes visões de mundo. Essa característica por si só tende a favorecer o desenvolvimento de projetos inovadores e de novas ideias, contribuindo para sua empresa se diferenciar no mercado.

É muito importante ressaltar ainda que a promoção da diversidade do bem-estar dos funcionários tem de deixar os colaboradores mais motivados, o que contribui para a otimização da produtividade no negócio. Dessa forma, a sua companhia tende a ser mais competitiva no ramo em que atua.

Qual o papel dos líderes na promoção da diversidade?

Os líderes têm um papel fundamental na promoção da diversidade. Isso porque, são pessoas com bastante influência na empresa e que tendem a dar espaço para a inclusão de profissionais com diferentes perfis na empresa.

Inclusive, esses profissionais tendem a ser mais ouvidos na organização e estarão motivados a dar em um máximo pelo crescimento do negócio e também pelo alcance dos objetivos da empresa. Desse modo, podemos dizer que os líderes influenciam na infusão e no ganho de espaço de profissionais com diferentes perfis.

O que a lei fala sobre isso?

diversidadenotrabalho - Como criar um ambiente de trabalho que promove a diversidade e o bem-estar

Existem algumas leis que obrigam as empresas a contratarem profissionais com características específicas. Uma delas é a Lei de Cotas (nº 8.213/1991). De acordo com essa norma, as companhias que apresentam mais de 100 funcionários são obrigadas a contratarem Pessoas com Deficiência (PcD).

A legislação prevê que a cota funcione da seguinte forma:

  • empresas com 100 a 200 empregados: devem apresentar, no mínimo, 2% de funcionários com deficiência;
  • organizações que apresentam entre 200 e 500 colaboradores: contam com, pelo menos, 3% de colaboradores PcDs;
  • companhias que têm entre 500 e 1.000 funcionários: devem ter, no mínimo, 4%;
  • empresas com mais de 1,000 funcionários: devem apresentar, no mínimo. 5% de colaboradores PcDs.

Outra lei que obriga as empresas a promoverem a diversidade é a de nº 10.097/2000. Ela determina que toda empresa que apresente sete ou mais funcionários deve contar com jovens aprendizes com idades entre 14 e 24 anos. Nesse contexto, é necessário ter um percentual entre 5 a 15% de profissionais nessa condição, de acordo com o artigo 429 da CLT.

Como promover a diversidade nas empresas?

diversidadenotrabalho5 - Como criar um ambiente de trabalho que promove a diversidade e o bem-estar

Destacamos anteriormente sobre a importância de promover a diversidade nas empresas. A boa notícia é que não há muitos segredos para alcançar o objetivo. É necessário desenvolver programas para diversidade na empresa, acompanhar o andamento das ações e criar métricas para monitoramento.

Desenvolver programas para diversidade nas empresas

A criação de programas de diversidade nas empresas é fundamental para aliar as ações com a estratégia da companhia. Isso porque, os direcionamentos precisam estar sintonizados com os valores da organização.

Por meio de um bom planejamento e com auxílio da equipe de Recursos Humanos, torna-se possível definir os objetivos para os programas e executar as ações necessárias.

Fazer o acompanhamento das ações

diversidadenotrabalho2 - Como criar um ambiente de trabalho que promove a diversidade e o bem-estar

Os projetos devem ser contínuos e precisam de acompanhamento para verificar se os resultados estão sendo alcançados. Nesse contexto é muito importante escolher um profissional engajado com a causa para fazer o monitoramento põe ele ajudará a observar se o resultado das ações tem sido positivo ou não.

Crie métricas para monitoramento

Para implementar de fato a diversidade é preciso fazer o monitoramento para verificar se as ações estão dando resultado ou não. A melhor maneira de se fazer isso é por meio da criação de métricas.

Existem várias delas que podem ser utilizadas. Entre elas estão a verificação de promoções, remuneração, taxa de turnover, níveis hierárquicos entre profissionais com diferentes perfis.

Essa questão pode até parecer trabalhosa, no entanto, é fundamental para verificar se as ações estão dando resultado. Em caso negativo, pode-se pensar em ações que visem solucionar os gargalos existentes.

Desenvolver um ambiente de trabalho que promova a diversidade é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas. No entanto, apesar dos obstáculos existentes, vale muito a pena investir nessa prática, pois você tende a criar uma cultura diversa, melhorar a imagem organizacional e também otimizar os processos inovadores pelo fato de poder contar com diversas visões de mundo.

Este post na qual discutimos sobre o desenvolvimento de um ambiente que estimule a diversidade nas empresas foi útil para você? Siga-nos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube.