Uma dúvida cada vez mais presente em empresas dos mais variados segmentos e portes é a seguinte: como liderar equipes a distância? Esse questionamento é bastante pertinente, pois muitas pessoas têm trabalhado em home office, ou seja, não estão presencialmente nos escritórios.

O gerenciamento de times a distância é uma tendência crescente por causa da pandemia do Coronavírus. Nesse cenário, podemos dizer que liderar equipes à distância se tornou o novo normal.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos como a pandemia afeta as relações de trabalho e também forneceremos dicas que o auxiliarão a liderar equipes a distância. Continue com a gente.

 

Como a pandemia afeta as relações de trabalho?

A pandemia do Coronavírus tem gerado diversas transformações nas relações sociais e isso também se aplica no mundo do trabalho. Isso porque, são necessárias medidas de isolamento social com o intuito de conter a disseminação da doença.

Nesse contexto, muitas pessoas — especialmente aquelas que atuam em setores considerados como não essenciais — estão trabalhando de casa, portanto, não estão deslocando até os escritórios ou locais de trabalho.

Podemos dizer, portanto, que o home office é o novo normal. Essa característica, por si só, transforma completamente a dinâmica de trabalho e não é muito difícil explicar o porquê disso.

Primeiramente, os trabalhadores não estarão presencialmente na empresa. As reuniões passarão a ser realizadas à distância. Além disso, são necessárias novas estratégias de gerenciamento de equipes.

liderarequipesadistancia2 - Como liderar equipes a distância

Homem trabalhando em Home Office

 

Como liderar equipes a distância?

Em um cenário pandêmico, liderar equipes a distância tornou-se um desafio e, ao mesmo tempo, uma necessidade, pois o home office já é uma realidade cada vez mais marcante.

Nesse cenário, são necessárias novas estratégias de liderança, pois o ambiente de trabalho também mudou. A boa notícia é que existem diferentes estratégias que poderão ajudá-lo nessa missão. Na sequência do conteúdo forneceremos dicas que o ajudarão a liderar equipes a distância.

 

Comunicação

A comunicação se faz bastante necessária na liderança de equipes a distância. Nesse contexto, é muito importante que o processo comunicacional seja franco e aberto.

Desse modo, os funcionários entenderão claramente o papel na empresa e, consequentemente, tendem saber a executar as atividades da melhor forma possível.

 

Definição de metas

As empresas devem apresentar metas estruturadas e mensuráveis. Isso porque, por meio dessas métricas torna-se possível saber se a companhia está aproximando ou não do alcance dos objetivos.

Essa questão ganha ainda mais importância na gestão de equipes à distância. Isso porque, os funcionários devem estar por dentro de tudo que acontece e, nesse contexto, as metas devem ser claras para que eles saibam como ajudar a sua empresa.

Vale destacar ainda que a definição de metas também é capaz de gerar um senso de equipe e comprometimento, pois inclui todos dentro de um plano de trabalho. Além disso, os funcionários tendem a participar mais ativamente do cotidiano da empresa.

 

Prazos

Um dos principais problemas que podem ocorrer quando a gestão remota não é feita de maneira adequada é a perda de competitividade por causa de fatores internos. Entre eles estão entregas atrasadas, perda de agilidade e gargalos eventuais nos processos.

Para evitar a ocorrência desses problemas é muito importante ficar atento no que acontece na sua empresa e também fazer o monitoramento dos resultados. Nesse contexto, as planilhas e métodos de gestão como o Kanban são muito úteis para fazer o controle adequado.

 

Valores

Reforçar os valores e a cultura empresarial também são fundamentais na gestão de equipes a distância. Isso porque, ambos contribuem para que todos os colaboradores estejam unidos em prol do alcance dos objetivos organizacionais.

Além disso, é importante destacar que a cultura organizacional também contribui para que os funcionários lembrem-se dos valores do local, se sintam como parte importante da empresa e estejam motivados a ajudar a organização a crescer no mercado.

 

Valorização dos funcionários

Valorize cada funcionário e a equipe como um todo. Procure também orientar de maneira adequada os colaboradores e a incentivar o desenvolvimento de lideranças internas, pois essa característica ajuda a mobilizar ainda mais o time.

Também é válido destacar que vivemos em um período de confinamento e isso não é fácil. Nesse contexto é bastante comum a presença de crises, angústias e incertezas. Por esse motivo, todo o apoio e incentivo é bem-vindo.

Primeiramente, buque estar presente. É claro que não é possível fazê-lo presencialmente, mas as conversas por vídeo ou via redes sociais são muito úteis nesse momento. Também é muito importante ter um discurso coerente com a prática e dar o exemplo sobre os cuidados a serem tomados na conjuntura atual.

 

Motivação

A motivação é outro fator fundamental na liderança. Isso porque, o líder deve inspirar pessoas e isso também se aplica no gerenciamento de equipes a distância.

Nesse contexto, a motivação ajuda a deixar os funcionários mais confiantes e engajados a ajudar a empresa a crescer no mercado. Desse modo, eles tendem a ser mais produtivos e se doarem em prol do alcance dos objetivos da organização.

 

Sistemas de gestão

Os sistemas de gestão são fundamentais na liderança de times externos. Isso porque, a ferramenta proporciona uma visão global de todo o negócio. Além disso, os gestores saberão as necessidades de cada setor da empresa e, com isso, tendem a tomar decisões melhores. A plataforma ainda possibilita o conhecimento do desempenho de cada funcionário. Desse modo, torna-se possível pensar em estratégias que visem motivar cada pessoa a ser mais produtiva.

Como é possível perceber, o home office tende a ser uma tendência crescente no mundo do trabalho. Nesse contexto são necessárias estratégias novas de liderança de equipes a distância para que seja possível se adaptar ao novo cenário da melhor forma possível.

Agora, que você já sabe como liderar equipes a distância, confira este conteúdo e descubra como deixar o seu perfil do LinkedIn mais atraente.