Saber controlar suas finanças e aplicar o dinheiro vai muito além da necessidade de evitar problemas como o endividamento. Na verdade, o controle financeiro pode te ajudar a realizar um sonho de vida.

Saber lidar com dinheiro, no dia a dia, pode aliviar atritos familiares e até auxiliar sua vida profissional. Isso, sem falar em tratamentos de saúde que podem ser impulsionados com ajuda financeira.

Daí vem a necessidade de saber economizar e aplicar o dinheiro, organizando suas receitas e despesas, para evitar surpresas no final do mês. Além disso, esse é o primeiro passo para você conquistar o que deseja.

Mas, como fazer isso? É o que vamos ver neste artigo. Acompanhe!

Defina seus objetivos financeiros

objetivo - Como melhor economizar e aplicar o dinheiro/salário

Antes de saber como aplicar o dinheiro, você precisa definir um objetivo, pois, isso vai servir de motivação para vencer as tentações dos gastos supérfluos, além de ajudar a administrar bem suas finanças pessoais.

Esse objetivo pode ser qualquer desejo ou necessidade que você tenha como, por exemplo, fazer um MBA ou até mesmo uma viagem internacional.

Você conseguirá conquistar esses sonhos mais facilmente se eles forem planejados de acordo com sua realidade financeira.

Saiba quanto é o seu custo mensal

custo mensal - Como melhor economizar e aplicar o dinheiro/salário

Este é um passo fundamental para economizar e controlar seu orçamento. Você precisa saber, exatamente, quanto gasta e, principalmente, onde gasta. Essas informações serão essenciais para gerenciar e aplicar o dinheiro.

Esse controle pode ser realizado através de uma planilha no computador ou um aplicativo no celular. O importante é ter um local para registrar, diariamente, todas as suas despesas, bem como seus rendimentos.

O segredo é identificar todos os gastos, desde os menores, como o cafezinho na rua, até os mais expressivos como o aluguel ou financiamento do carro, por exemplo.

Se preferir, você pode separá-los por categorias:

• Alimentação: supermercado, o almoço e os lanches;

• Moradia: aluguel, condomínio, água e luz;

• Transporte: gasolina, seguro do carro, uber;

• Diversão: barzinho, passeios, viagens, cinema;

• Educação: mensalidades, livros;

Esses são apenas exemplos. Você pode personalizar seu controle financeiro de acordo com a sua realidade.

Faça esse exercício por três meses, no mínimo, para saber quanto você precisa, em média, para se manter mensalmente. Assim, você identificará onde pode economizar e se poderá aplicar o dinheiro nos próximos meses.

Pague as contas em dia

contas em dia - Como melhor economizar e aplicar o dinheiro/salário

Vivemos uma rotina diária muito corrida, cheia de compromissos. Nesse cenário, é comum perdermos o vencimento de algumas contas e acabar pagando os juros pelo atraso.

Pior ainda, se isso fizer você usar o rotativo do cartão de crédito ou o especial do banco. Esses dois “benefícios” possuem os maiores juros do mercado, prejudicando enormemente sua decisão de controlar as finanças. Uma das vantagens de organizar sua vida financeira é que isso não vai acontecer mais.

Para isso, você precisa ter a disciplina necessária para pagar todas as suas contas em dia. Se for necessário, faça um quadro com essas contas e suas respectivas datas de vencimento, afixando-o em um local bem visível.

Você também pode usar a tecnologia para ajudar, cadastrando suas contas no débito automático ou usando aplicativos que avisam quando o vencimento das contas está se aproximando.

Mantenha seu lazer sob controle

diversão - Como melhor economizar e aplicar o dinheiro/salário

Se divertir custa dinheiro. E, se você gostar muito de sair e passear com sua família ou com seus amigos, seus gastos serão consideráveis, o que pode atrapalhar a conquista do seu objetivo, definido no início do nosso texto.

Portanto, para que seu lazer não sabote seu planejamento, defina um valor fixo mensal que poderá ser gasto em diversão.

Aqui, será necessário um pouco de disciplina para não gastar mais do que esse valor. Ou seja, planeje-se para que ele não acabe no meio do mês. A boa notícia é que existem diversas maneiras de economizar e manter sua vida social.

Por exemplo, em vez de sempre se encontrar com seus amigos em um barzinho ou restaurante gourmet, inclua um happy hour na casa de um deles, onde cada um levará o que consumirá. Você também pode incluir um serviço de streaming na sua programação, como a Netflix, para assistir filmes e séries em casa.

Estude os melhores investimentos

educação financeira - Como melhor economizar e aplicar o dinheiro/salário

Depois que você organizou seus gastos, é hora de estudar como aplicar o dinheiro que sobra no final do mês. A melhor maneira é escolher um ou mais produtos financeiros que possibilite ganhos maiores do que a poupança.

Existem diversos sites especializados em investimento e, até mesmo o Banco Central e a Bolsa de Valores possuem cursos para quem deseja aprender a investir.

Esse conhecimento permitirá que você conheça os produtos oferecidos pelo mercado, entendendo as taxas de administração e corretagem praticadas e avaliando quais são as melhores alternativas para seus objetivos financeiros.

Separamos, aqui, alguns exemplos.

  • Previdência privada: os fundos de investimento em previdência privada são formas de poupar a longo prazo. É um dos investimentos menos arriscados, pois, geralmente, são garantidos por seguradoras que se comprometem, ao fim de determinado período de contribuição, a restituir os valores corrigidos;
  • Tesouro direto: se tornou popular nos últimos anos, devido ao baixo valor inicial de investimento e por serem segurados pelo Tesouro Nacional, já que, ao adquirir um título, você está se tornando credor do Estado Brasileiro, que garante a devolução do dinheiro investido, acrescido dos juros;
  • Mercado de ações: enquanto as opções anteriores são mais indicadas para pessoas com perfil mais conservador, que gostam de segurança, o mercado de ações é para quem está disposto a correr riscos, desde que o retorno financeiro compense. Entretanto, é o investimento que mais exige conhecimento para diminuir as chances de você perder seu dinheiro;

Essas são apenas algumas das modalidades de investimento que existem no mercado. Pesquise para descobrir qual você prefere.

Gerencie o seu patrimônio

Objetivos - Como melhor economizar e aplicar o dinheiro/salário

Mesmo que seus bens, atualmente, sejam poucos, não significa que você não deve gerenciá-los. É justamente esse controle que lhe permitirá identificar e aproveitar oportunidades de fazer seu dinheiro render e trabalhar para você.

O seu patrimônio pode ser composto por bens ativos e passivos. Bens ativos são aqueles que podem ser capitalizados e, ao longo do tempo, geram renda como ações, títulos e um imóvel alugado, por exemplo.

Já os bens passivos referem-se aos itens que geram custos. Entram nesse grupo suas dívidas e as despesas para manter seu carro e sua moradia, por exemplo.

O ideal é que você possua mais bens ativos do que passivos, pois, assim, irá recebendo dividendos e, com o tempo, aumentará seu patrimônio.

Agora é com você. Pronto para fazer seu salário render mais?

Gostou das dicas? Espero que o texto tenha ajudado você a entender a importância de controlar suas finanças e como o planejamento pode contribuir para a conquista dos seus objetivos, de forma mais rápida e segura.

Agora que você já sabe o que fazer, é hora de colocar em prática, fazendo com que o dinheiro não seja mais um problema e sim uma solução na sua vida.