Quer divulgar o seu trabalho e tornar seus produtos e serviços mais conhecidos? Então, aprenda como montar um canal no YouTube!

O YouTube, a rede de vídeos de propriedade do Google, possui mais de um bilhão de usuários — quase um terço de todos os usuários na Internet — e todos os dias essas pessoas assistem centenas de milhões de horas da programação, gerando bilhões de visualizações. Somente no celular, o YouTube atinge mais pessoas como idade entre 18 a 49 anos do que qualquer rede a cabo nos Estados Unidos.

Ficou interessado? Montar um canal no YouTube é fácil: basta ter uma conta Google e fazer vídeos com o seu smartphone ou com um equipamento profissional para divulgar a sua marca.

 A seguir daremos algumas dicas para que vão te ajudar nessa jornada. Vamos lá?

Como montar um canal no YouTube?

1. Escolha um nome “chiclete”

download - Como montar um canal no YouTube

Entre na página do YouTube pelo computador ou pelo celular. Em seguida, faça o login para acessar a sua conta.

Clique no ícone de avatar, no canto superior direito. Escolha a opção: “criar um canal”. Agora você precisa “batizar” a página com o seu nome ou com o da empresa, caso queira divulgar seus produto ou seus livros digitais.

Vale dar nome que você quiser, mas é importante ser original para que o seu canal não seja confundido com outros, que abordam o mesmo tema. Escolha palavras simples, fáceis de memorizar. Claro, você poderá alterar o nome do canal depois, no entanto, as novas informações podem levar algum tempo para serem exibidas na página.

2. Personalize seu canal

16276684363729625 - Como montar um canal no YouTube

Outra dica de como montar um canal no YouTube: personalize a sua página para torná-la mais original. Para isso, clique no ícone de avatar. Na opção “meu canal”, escolha “personalizar “.

Escolha a imagem que será o ícone do canal. Essa foto deve ser bonita e chamativa já que ela aparecerá nos vídeos postados e acima do banner.

Agora, escolha a foto de capa. A arte do YouTube é essencialmente a versão do YouTube da foto de capa do Facebook e será o destaque do seu canal. Isso significa que é absolutamente vital usar uma  foto personalizada para destacar a marca junto ao seu público.

No campo “Sobre”, descreva o objetivo do seu canal. Claro, não deixe de incluir as suas páginas em outras redes sociais e o seu site, isso atrairá mais audiência para esses canais.

3. Defina a audiência

Quem assistirá os vídeos que você produz? Definir o seu público ajudará no engajamento e aumentará a visibilidade dos conteúdos que você publica.

Pesquise os interesses e posicionamentos do seu público, buscando referência em sites e redes sociais. Além disso, leia os comentários e preste atenção nas críticas sobre o formato e qualidade dos vídeos que você publica e use essas informações na hora de saber como montar um canal no YouTube.

Esses dados ajudarão entender o que os internautas buscam na rede.

4. Foque na qualidade dos vídeos

Faça vídeos sobre os temas que você ama e domina. Claro, o conteúdo deve ser relevante e interessar a outros internautas.

É importante focar na qualidade dos vídeos: evite imagens tremidas, ruídos e barulhos que distorçam o som. Por isso, se for possível, invista em equipamentos profissionais e em um notebook de última geração. Isso tornará o processo de como montar um canal no YouTube mais fácil.

Construa um roteiro para garantir que você não fuja do tema e utilize uma boa trilha sonora, isso deixará o conteúdo ainda mais interessante.

5. Adicione um trailer

Outra dica de como montar um canal no YouTube: adicione um trailer para dar ao público uma ideia do tipo de conteúdo que seu canal cobre e por que eles devem se inscrever e conferir seus vídeos.

A sua página fala de desenhos adultos? Um trailer curto e objetivo é uma ótima maneira de apresentar seu conteúdo às pessoas.

Também é importante pensar na descrição que você adiciona a este vídeo, pois ela aparece com destaque na página inicial de seu canal.

6. Otimize seu canal

Utilize técnicas de SEO para garantir que o seu conteúdo ocupe as primeiras posições na página de pesquisa do Google e atraia mais audiência para o seu canal.

Você também deve utilizar hashtags para que os vídeos sejam linkados a páginas que tratam de assuntos semelhantes.

Todas essas ações são importantes se você quiser faturar com os conteúdos que publica. Quando um canal chega a mil inscritos e quatro mil horas de exibição ele se torna um parceiro do YouTube e, assim, pode transmitir vídeos ao vivo e começar a ganhar dinheiro com os vídeos que produz.

photo 1594394489098 74ac04c0fc2e - Como montar um canal no YouTube

6. Produza novos conteúdos regularmente

Produzir conteúdo regularmente é fundamental para alavancar a audiência. O ideal publicá-los no mesmo dia e horário, o que fará o seu canal se destacar frente a concorrência. Por outro lado, deixar de publicar vídeos reduzirá a exposição do canal no ranking de visibilidade da plataforma o que é claro, fará a audiência despencar.

Claro, você também divulgar seu canal nas suas outras redes sociais, então use o Twitter, o Instagram e o Facebook para divulgar seus novos vídeos. Você também pode anunciar as novidades do canal pelo WhatsApp e no seu blog, o importante é que a sua audiência fique logo por dentro das novidades.

Gostou desse conteúdo sobre como montar um canal no YouTube? Então, deixe seu comentário neste texto e compartilhe com a gente a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!