Você sabe como organizar as suas contas? Esse é um dos principais desafios enfrentados por muitos brasileiros. Isso porque, a inflação está em alta no Brasil e os preços de diversos produtos têm subido bastante. Entre eles estão os itens da cesta básica, o preço dos aluguéis etc.

Diante de todo esse cenário, diversas pessoas vem encontrando dificuldades na organização e na previsão de despesas. Ambas as questões dificultam o controle e a relação com o dinheiro por parte das famílias.

Neste conteúdo destacaremos a importância de organizar as suas contas e forneceremos dicas que vão ajudá-lo justamente nessa organização. Continue com a gente.

Qual a importância de organizar as suas contas?

A organização das contas é uma tática fundamental para melhorar o controle financeiro e orçamentário das famílias. Por meio dessa prática, torna-se possível conhecer as receitas e as despesas de um determinado período.

Em uma análise inicial, a organização das contas pode parecer uma tarefa chata e burocrática. No entanto, se considerarmos os benefícios proporcionados, essa é uma prática fundamental para o seu cotidiano.

Ao conhecer todas as suas receitas e despesas, vai ser possível verificar os gastos supérfluos e cortá-los o reduzi-los. Além disso, ao fazer o confrontamento entre as receitas e as despesas, você vai conhecer melhor a sua real situação financeira. 

Toda essa questão que ainda mais relevante em cenário de alta da inflação no Brasil. Os preços sobem em ritmo cada vez mais acelerado no país. O acumulado dos últimos 12 meses IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), principal índice inflacionário do país, é de 8,99%. 

O preço dos alimentos, passagens aéreas, energia elétrica e combustíveis foram alguns dos produtos que puxaram essa alta inflacionária no Brasil.

comoorganizarascontas - Como organizar as suas contas! Tenha tudo em dia e não esqueça nada

Como organizar as suas contas?

Diante de todo esse cenário destacado anteriormente, a organização das contas é fundamental. Pensando nisso, na sequência do post destacaremos algumas dicas que vão te ajudar a ter um melhor controle financeiro.

Listar as suas contas

Primeiramente, você precisa conhecer todas as suas despesas. A melhor estratégia para isso é fazer uma listagem detalhada de todas as contas, inclusive aquelas que ocorrem a cada mês e as de caráter anual. Também é uma ótima ideia separar as despesas fixas e variáveis para deixar o controle mais eficiente.

Todas essas informações podem ser registradas em uma planilha controle financeiro ou mesmo em um papel. É uma ótima ideia colocar a data de vencimento, a descrição da conta e o valor a ser pago.

Elaborar um orçamento

Após conhecer todas as suas despesas e receitas fica mais fácil elaborar um orçamento doméstico conforme a sua realidade financeira. Por meio dessa prática, torna-se possível conhecer o seu custo de vida e planejar-se melhor para o alcance dos seus objetivos.

Ao elaborar o orçamento é fundamental prever sobras mensais, pois imprevistos podem acontecer. Nesse contexto, é uma ótima ideia prever sobras mensais de, pelo menos, 10% da sua renda.

Evitar gastos desnecessários

As despesas desnecessárias são uma das principais vilãs das finanças de muitas famílias. Mesmo aquelas de pequeno valor. Isso porque, se esses gastos ocorrerem frequentemente, eles podem comprometer o orçamento doméstico e deixar muitas pessoas endividadas.

Uma boa dica para lidar com essa questão é o estabelecimento de prioridades. Por meio desta estratégia, você poderá definir os gastos de acordo com os seus objetivos. Por meio dessa tática aumentam-se as chances de você realizar os seus grandes sonhos com a sua família.

Evite dívidas

É muito importante está longe das dívidas, pois elas podem crescer rapidamente devido ao efeito dos juros compostos. 

Quando isso acontece, a dívida pode ficar difícil de ser paga e você poderá inclusive e ficar com o nome sujo. Desse modo, e cara mais difícil a obtenção de crédito para obter financiamentos ou mesmo fazer compras à prazo, o que vai restringir as suas possibilidades de consumo.

Tenha uma reserva de emergência

Imprevistos podem acontecer e oportunidades podem surgir em momentos inesperados. Diante dessas situações, é fundamental contar com uma reserva de emergência.

Essa reserva deve ser guardada em um investimento seguro e com nenhum risco de perda. Além disso, é importante que seja de alta liquidez, pois você poderá sacar o dinheiro quando precisar e de maneira imediata.

Diante da importância dessa estratégia, o indicado é que você tenha, pelo menos, uma reserva de emergência que o responda a seis vezes os seus custos mensais.

Caso ainda não tenha alcançado essa quantia, não se preocupe. Defina no orçamento uma quantia fixa a ser guardada por mês e, com o passar do tempo, esse dinheiro vai se acumulando e você vai conseguir formar a reserva de emergência necessária.

Utilize o débito automático

Sempre que possível, procure programar o pagamento de contas como água, energia, telefone e outros serviços no débito automático. Essa simples estratégia evita que você fique se preocupando com datas, pois todo o processo será automatizado e será possível para liberdade de pensar em outras coisas.

Trata-se de uma ótima maneira para não perder os vencimentos e evitar a incidência de multas que são desnecessárias e prejudicam o orçamento das famílias.

Como é possível perceber, a organização das contas é uma questão fundamental para proporcionar um melhor controle e planejamento financeiro. Por meio dessa prática, torna-se possível organizar e prever as despesas de forma eficiente. Com isso, você vai assegurar um futuro financeiro tranquilo com toda a sua família. Por esse motivo, procuramos compartilhar para você algumas dicas que vão ajudá-lo justamente nessa importante missão.

Esse conteúdo na qual fornecemos dicas sobre como organizar as suas contas foi o tio para você? Compartilhe este post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse relevante tema.