Mesmo sabendo que fazem bem para o organismo, muita gente se incomoda com o aparecimento de pelos no corpo. Eliminá-los virou sinônimo de praticidade e de higiene também. Para fazer frente à necessidade de mulheres e homens, a depilação a laser tornou-se a solução ideal devido a seus benefícios.

Tudo porque é um procedimento estético de longa duração. E é justamente por ser uma técnica mais duradoura, que a torna a preferida do público praticante de esportes ou não.

A depilação a laser elimina pelos de várias partes do corpo, como axilas, pernas, virilha, região íntima e barba. Isso tudo com efeito prolongado. Acompanhe, abaixo, algumas questões sobre este tema e esclareça suas eventuais dúvidas a respeito do procedimento estético que pode ser uma boa opção para você neste 2022.

Como funciona a depilação a laser?

A depilação a laser utiliza um aparelho que emite um comprimento de onda. Esse processo produz calor que atinge o local em que o pelo cresce. O efeito danifica o pelo, fazendo com que seja eliminado.

Antes de iniciar a depilação, o profissional limpa a pele com álcool. O objetivo é remover qualquer vestígio de oleosidade ou creme hidratante. Ele também remove os pelos da região a ser tratada com uma lâmina ou creme depilatório. Isso é necessário para que o laser possa se concentrar apenas no bulbo piloso e não no pelo em si.

Após o procedimento, é importante resfriar a região depilada com gelo, spray ou gel frio. Vale mencionar que os equipamentos mais modernos possuem uma ponteira que permite o resfriamento do local logo após cada disparo do laser. Recomenda-se que, ao final de cada sessão, uma loção calmante seja aplicada na região depilada.

Realizada a depilação a laser, aproximadamente 15 dias após o tratamento, os pelos ficam soltos e caem. E podem ser removidos no banho com uma esfoliação da pele.

Tipos depilação a laser

Há diferentes tecnologias para atender a diversas necessidades e indicações específicas. A a principal diferença entre os tipos de laser para depilação é justamente o tamanho das ondas disparadas. Isso influencia diretamente na eficiência da retirada dos pelos em cada tipo de pele. Entenda!

Soprano XL

Causa menos desconforto, mas é preciso um número maior de sessões para alcançar bons resultados.

SoftLight: ND-Yag

É um laser de baixa intensidade. Por isso, é indicado para tratar peles sensíveis.

Milesman Premium

Pode ser usada em pessoas de pele clara ou escura.

Ruby Laser

Recomendado para remoção de pelos finos e para pessoas de peles claras.

Light Sheer

É o mais comum método de depilação a laser, mas é dolorido.

Light Sheer Duet

Recomendado para locais que costumam ser incômodos, como os pelos das costas em homens.

Neodimio Yag

Não é indicado para pessoas de pele bronzeada, nem para mulheres grávidas.

Alexandrite

Eficiente para todas as áreas do corpo.

Depilação a laser causa dor?

Por utilizar ondas luminosas, que geram um calorzinho na pele, a depilação a laser pode sim causar algum tipo de desconforto no paciente. No entanto, a intensidade desse incômodo varia de pessoa pra pessoa. Há pacientes que são mais resistentes à dor e há outros menos tolerantes.

O fato é que a região íntima, geralmente, causa mais sensação de dor em relação às demais. Além disso, os pelos desse local são mais grossos, o que faz com que o laser seja mais absorvido pela melanina do pelo. Embora possam causar um desconforto maior, o tratamento nessa região tem resultados mais rápidos e visíveis com menos sessões.

Mas essa sensação é sentida apenas durante a sessão, não se prolongando para o pós-depilação. O que às vezes pode ocorrer é vermelhidão e irritação na pele, em alguns casos, principalmente em pessoas mais sensíveis.

Quantidades de sessões

A quantidade de sessões varia de acordo com a cor da pele, cor e espessura do pelo e do tamanho da área depilada.

Geralmente, pessoas de pele clara e com pelos grossos e escuros precisam de menos sessões, na comparação com quem tem pele morena e pelos finos, por exemplo. A recomendação é contratar um pacote de cinco sessões. E, em caso de necessidade, ampliá-lo.

Quanto tempo o pelo demora para crescer depois da depilação a laser?

As sessões de depilação a laser podem ser realizadas com intervalo entre 30 e 45 dias. Se nesse período os pelos nascerem e não for possível aguardar a próxima sessão, é recomendado que o paciente depile o local com lâmina ou cremes depilatórios.

As sessões de manutenção são necessárias porque há a possibilidade de haver folículos imaturos, que ainda vão se desenvolver após o tratamento. O laser não consegue remover esses folículos.

A recomendação é que a primeira sessão de manutenção seja feita depois que surgirem pelos novamente. Isso varia de pessoa pra pessoa, mas a média gira em torno de 8 a 12 meses.

Quanto custa uma sessão de depilação a laser?

O valor médio varia entre R$ 100 e R$ 500 por sessão. Esse valor, no entanto, é modulado de acordo com o tipo de laser, localidade da clínica, região do corpo a ser depilada e tamanho dessa região. A maioria das clínicas oferece pacotes de 6 a 12 sessões, porque assim o resultado é realmente efetivo.

Quais são os riscos da depilação a laser?

Há dois riscos principais: queimadura e escurecimento da pele. No caso de queimadura da pele, ocorre apenas se o profissional aplicar potência maior à indicada. Ou se o tempo for superior ao que é suportado naquela região do corpo.

Por isso, é super importante escolher profissionais gabaritados para fazer a depilação a laser. Uma forma de não cair em armadilhas, é informar-se e pedir recomendação de amigos que já fizeram o procedimento.

O mesmo acontece com a pele escura. Em situações normais, a depilação a laser não causa manchas ou deixa a pele mais escura. Isso só acontece se houver queimaduras.

É preciso dizer que outros métodos de depilação, como cera, lâmina ou cremes depilatórios têm mais possibilidade de escurecimento da região depilada. Isso porque podem causar atrito, lesão, irritação e fricção na área depilada.

Agora que você está por dentro de tudo que envolve a depilação a laser, acesse o blog da Seculus. E leia o Guia completo sobre lentes de contato com grau.