O Dia do Orgulho Nerd ou Geek Pride Day como é chamado lá fora, ocorre nesta segunda-feira, dia 25 de maio. Neste artigo aqui você ficará por dentro do que precisa saber sobre a celebração mais famosa dos nerds do mundo todo.

Dia 25 de maio é conhecido internacionalmente como o Geek Pride Day, mas também como o Dia da Toalha. Isso porque se trata do objeto “mais poderoso” dos nerds. Tudo isto começou em maio de 1977. Acompanhe a história!

História do Dia do Orgulho Nerd 

img 1035442 trio galactico widelg - Dia do Orgulho Nerd: o que é e dicas para comemorar

A data 25 de maio foi escolhida porque nesse dia, coincide com o lançamento do primeiro filme da série Star Wars, “Guerra nas Estrelas”, em 1977. Desde então, a data tem sido marcada como também o “Dia da Toalha”, já que comemora o script do livro “Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams.

Assim, milhares de fãs em todo o mundo, como forma de simbolizar o episódio, carregam uma toalha em sua homenagem. O autor, criador da saga, que faleceu em 11 de maio de 2001, é homenageado com o objeto nesta data que vem se tornando cada vez mais original dentro da cultura pop nerd.

Seguindo essa lenda da cultura nerd, o propósito da toalha é ser uma ferramenta indispensável na jornada, que serve tanto para abrigar o viajante quanto para atravessar na sobrevivência das luas geladas de Beta de Jagla.

Além disso, segundo Adams, o uso da toalha também remete a poder deitar-se para observar as estrelas em praias de Santagrino V ou no deserto de Kakrafoon, assim como auxílio na pequena jangada pelo rio Moth. A toalha é um verdadeiro ícone da cultura nerd que prevalece nos cinco livros da série “O Guia dos Mochileiros das Galáxias”.

Como comemorar o Dia do Orgulho Nerd

destaque - Dia do Orgulho Nerd: o que é e dicas para comemorar

Bom, prepare seu relógio e se organize para fazer uma comemoração especial neste Dia do Orgulho Nerd. Muitos vestem a sua camiseta favorita de “Guerra nas Estrelas”, pegam sua toalha e estão prontos para o evento mundial.

O Dia do Orgulho Nerd também é uma forma coletiva de celebração mundial da cultura pop, onde ocorrem encontros e festas. No entanto, no momento em que vivemos a crise da pandemia do coronavírus, o mundo todo tem incentivado e orientado às pessoas ficarem em casa em isolamento social.

Mas como se trata também da própria ideia de estar inserido nas novas tecnologias, o mundo nerd não deixará escapar este evento mundial.

Como o Dia do Orgulho Nerd cai exatamente no aniversário de Star Wars, a comemoração dos devotos da toalha farão suas homenagens em forma de lives, chats, videoconferências e outras formas de interação.

Se você procura por inspirações para este dia, os eventos anteriores do Dia do Orgulho Nerd podem conferir algumas ideias bem bacanas neste sentido, mesmo usando tecnologias. Seja aquecendo os Blu-rays de “Star Wars” ou aprendendo alguma nova linguagem de programação, há inúmeras formas de interagir.

O Manifesto Nerd

BIGBANGCAPA - Dia do Orgulho Nerd: o que é e dicas para comemorar

 

Além das opções de rever todas as séries, os “geeks” também possuem o seu próprio manifesto, que seria um documento onde são descritos na forma de normas coletivas a serem seguidas como direitos e responsabilidades básicas. Algumas delas, incluem:

  • ser ainda mais nerd;
  • não sair de casa;
  • não gostar de futebol ou qualquer outro esporte;
  • associar-se com outros nerds;
  • ter quantos amigos nerds quiserem;
  • estar fora de moda;
  • mostrar sua “nerdice”;
  • dominar o mundo.

De fato, há uma série de razões para comemorar o Dia do Orgulho Nerd, como bem aponta este manifesto, neste 25 de maio, o dia mais nerd do ano. Quanto mais a cultura pop nerd aproxima milhares de fãs, as novas tecnologias se veem desafiadas a desenvolver novas ferramentas de interação.

Em países como os Estados Unidos, onde a cultura nerd é um dos expoentes, grande parte da população apoia e se orgulha de seus hobbies mais nerds, ou melhor, parece que a maioria não esconde o nerd. Entre as tecnologias novas, estão as chamadas “tecnologias vestíveis”, com acessórios de roupas e até em “óculos inteligentes”.

Filmes para comemorar o Dia do Orgulho Nerd

Assim, que dia melhor para incentivar sua própria curiosidade intelectual e saber mais sobre as novas tendências nerds do momento?

Alguns filmes nerds recentes tops:

1. Kiss Kiss, Bang Bang

Entre o humor, a ação e a sátira, resultou num bom resultado, com Robert Downey e Val Kilmer.

Kiss Kiss Bang Bang - Dia do Orgulho Nerd: o que é e dicas para comemorar

 

2. Avengers: Infinity War  (Vingadores: Guerra do Infinito)

Novo lançamento que combina ação com bom humor, que com certeza se encontra hoje nas principais listas de filmes.

big poster avengers infinity war tamanho 90x 0 cm lo001 avengers 691x1024 - Dia do Orgulho Nerd: o que é e dicas para comemorar

 

3. Sky Captain and the World of Tomorrow (Capitão do céu e o mundo de amanhã)

Filme altamente inovador, sendo o primeiro a exibir tudo em verde e produzir efeitos digitais bastante incríveis ​​em tudo.

91OEvF5bINL. AC SY550  - Dia do Orgulho Nerd: o que é e dicas para comemorar

 

4. Cabin the Woods

É um filme de terror, mas também ótimo filme de sátira, portanto complexo na crítica.

CitwTeaserSmall - Dia do Orgulho Nerd: o que é e dicas para comemorar

Hoje, estamos cercados por nerds muitos lados todos os dias, sem saber. Geralmente, encontramos pessoas jogando Suduko viajando em transporte público, ou filhos com pais que passam as gerações com filmes e histórias.

Mas com o isolamento social, é possível seguir mais dicas interessantes como assistir palestras online e públicas que contam novidades sobre o mundo de videogames e interações gráficas. Há plataformas virtuais que podem preparar e marcar o evento incluindo doações e fundos para os hospitais.

Entre outras dicas, estão algumas atrações que serão divulgadas por artistas que fizeram papeis em filmes nerds. Assim, muitos geeks que já vem celebrando o Dia do Orgulho Nerd há anos, não deixarão passar em branco esta data, mesmo sem sair de casa.

E agora, você também pode aproveitar este momento de isolamento, mas se inserir em uma grande rede social mundial ao mesmo tempo, e em todos os lugares onde há geeks esperando por você. Tire uma selfie nas redes sociais, divulgue o Manifesto Nerd e comemore com seus amigos!

Organize uma videoconferência e assistam juntos a existência de Star Wars e domine o mundo. Siga o exemplo do autor e faça a sua parte também para ajudar o mundo a ser um espaço mais inclusivo e melhor.