Você sabe como comprar imóveis na pandemia? Essa é uma dúvida bastante comum entre muitas pessoas e não tem como ser diferente, pois é necessário levar diversas questões em consideração antes de tomar a decisão de escolher qual casa ou apartamento você vai viver.

Sem dúvida, a compra da casa própria é um dos principais sonhos por parte de muitos brasileiros. Isso porque, a casa ou apartamento é capaz de proporcionar conforto e segurança para toda a sua família. Nesse contexto, é fundamental que o imóvel atenda às suas necessidades e também seus entes queridos.

Imagino que você deva estar bastante interessado em saber um pouco mais sobre o assunto. Pensando nisso, neste conteúdo destacaremos sobre o porquê o período atual é uma boa para comprar imóveis e forneceremos dicas que o auxiliarão a adquirir uma casa ou apartamento com segurança. Continue com a gente.

Por que o período atual é uma boa para comprar imóveis?

Apesar da crise econômica causada pelo Coronavírus, às medidas necessárias de isolamento social e o fechamento de empresas, o setor imobiliário apresenta um cenário bastante favorável. Essa questão acontece por diversos motivos. Entre eles estão as condições facilitadas de pagamento e a taxa Selic baixíssima.

Vale destacar que a Selic é a taxa básica de juros da economia e ela é utilizada como referência na definição dos juros dos financiamentos de forma geral. Atualmente, a taxa é de 2,75% ao ano.

De acordo com a pesquisa feita pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o crescimento das vendas de imóveis 10 e 15% em 2020. Entre janeiro e setembro, as vendas de imóveis cresceram 8,4% em relação ao mesmo período de 2019.

Nesse contexto, podemos dizer que a conjuntura atual é muito importante para comprar imóveis. Isso porque, os juros tendem a ser menores no momento de adquirir uma casa ou apartamento. Desse modo, o momento atual é bastante favorável para adquirir um apartamento, pois as condições tendem a ser melhores.

comprarimovelnapandemia2 - Dicas de como comprar imóveis na pandemia (aproveite agora que tá bom)

Casal de mudança

 

Quais são os fatores a serem considerados ao comprar um imóvel?

A compra do imóvel realmente não é uma decisão fácil. Por esse motivo, é muito importante levar diversas questões em consideração. Entre elas estão a incidência de impostos, a escolha do financiamento, as necessidades pessoais e também as questões financeiras. Destacaremos sobre essas questões na sequência do conteúdo.

Impostos

O primeiro fator a ser considerado ao comprar imóveis é a incidência de impostos nesse patrimônio. Entre alguns exemplos estão o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação).

Na maioria das vezes, os imóveis que apresentam um maior valor de mercado tendem a incidir mais tributos. Isso porque, o valor do imposto a ser pago é definido de acordo com o valor de mercado do imóvel.

Financiamento

Outro aspecto a ser considerado ao adquirir um imóvel na pandemia são as condições de financiamento. Nesse momento, é muito importante analisar o número de prestações e também as taxas de juros.

A quantidade de prestações em um financiamento é fundamental ser verificada. Isso porque, quanto mais parcelas tiver o financiamento, maior será o tempo necessário para terminar de pagar o imóvel.

Nesse contexto, o risco tende a ser maior. Isso porque, os planejamentos de longo prazo tendem a ser mais arriscados, pois eles estão sujeitos a mais imprevistos. Entre eles estão a perda do emprego, problemas de saúde, surgimento de uma dívida inesperada de última hora etc.

Necessidades pessoais

Outra dica importante que o ajudará a comprar imóveis na pandemia de forma segura é basear-se também nas suas necessidades pessoais. Nesse contexto, diversas questões devem ser levadas em consideração.

Você deseja morar perto do seu trabalho? Prefere estar em um local com mais linhas de ônibus ou com acessibilidade ao transporte público? Deseja morar em uma região tranquila e menos boêmia? Essas e outras questões devem ser consideradas antes de comprar o bem.

Em uma análise inicial, toda essa reflexão pode até parecer trabalhosa. No entanto, ao se atentar a essas questões, você terá a segurança de escolher um imóvel de acordo com as suas necessidades e de toda a sua família.

comprarimovelnapandemia - Dicas de como comprar imóveis na pandemia (aproveite agora que tá bom)

Vendedor segurando maquetes de casa

 

Questões financeiras

Os aspectos financeiros também devem ser levados em consideração ao comprar imóveis na pandemia. É importante que as prestações do financiamento do imóvel devam caber no seu bolso. Nesse contexto, é recomendável que não se gaste mais de 30% da sua renda no pagamento das prestações referentes à aquisição de imóveis.

Realmente a compra da casa própria é um sonho por parte de muitas famílias. No entanto, deve-se atentar também em relação aos aspectos financeiros para que o sonho não vire pesadelo e evite dores de cabeça no futuro.

Como você pode perceber, o momento atual é bastante propício para comprar imóveis. Por esse motivo, vale muito a pena pesquisar as diversas opções disponíveis de casas ou apartamentos e adquirir o imóvel que melhor atende às suas necessidades. Desse modo, será possível assegurar um futuro próspero e tranquilo para toda a sua família.

Por esse motivo, vale muito a pena aproveitar o momento atual e fazer a compra do imóvel que atenda às suas necessidades e ao mesmo tempo garanta um futuro próspero e tranquilo para você também aos seus entes queridos.

Este conteúdo na qual fornecemos dicas sobre como comprar imóveis na pandemia foi útil para você? Deixe o seu comentário no post e compartilhe com a gente os seus questionamentos em relação ao tema. Será um grande prazer ajudá-lo a história pelos seus questionamentos em relação a esse relevante assunto.