Ter uma rotina de cuidados com seu relógio é importante para preservá-los. Afinal, eles não são meros acessórios, mas verdadeiras joias. Sejam casuais, esportivos ou clássicos, algumas precauções são fundamentais para que durem muito! Confira agora mesmo como cuidar de seus relógios.

Mantenha seu relógio longe de produtos químicos

Na correria pode ser difícil se lembrar de tirar o relógio, por exemplo, na hora de usar determinados produtos – ou entrar em contato com alguns deles, ainda que ocasionalmente. Pois é! Justamente “alguns deles” podem causar danos irreversíveis à joia, tais como benzina, gasolina, álcool, certos tipos de cosméticos, esmaltes, tintas de cabelo. Sendo assim, antes de manusear qualquer um, entre outros, tire o relógio do pulso e coloque-o em um lugar seguro. Se estiver numa área externa, cuidado para não deixar exposto ao sol.

Evite expor seu relógio a temperaturas extremas

Deixar seu relógio exposto a temperaturas extremas pode danificar a pulseira ou mesmo o maquinário, uma vez que os excessos causam a evaporação dos lubrificantes. Exemplo de tais ocasiões: exposição direta ao sol (quando o relógio fica em cima do painel do carro), numa sauna ou areia da praia. Agora que os dias quentes virão com tudo, atente-se a isso!

Use relógios específicos para a prática de esportes

Se você gosta de marcar o tempo durante a prática de esportes, seja ele qual for, é melhor usar um modelo específico. Os relógios esportistas são feitos para resistir a altas temperaturas (exposição ao sol durante uma corrida, por exemplo) e também ao suor. Durante os movimentos, pode ser que o relógio desprenda do pulso também, caindo e ocasionando danos irreversíveis. Por essa razão também os modelos exclusivos são a melhor alternativa.

Faça limpezas profissionais

Esse é um item muito importante, apesar de que poucas pessoas o adotam. Quando você leva seu relógio frequentemente a uma relojoaria, é feita uma limpeza interna altamente precisa, o que garante sua durabilidade. Dependendo do modelo, vale muito a pena começar a ter esse hábito – que não altera em nada a rotina. Leve seus relógios a um profissional especializado a cada três anos.

Cuidados com a bateria

Aquela preguicinha básica pode causar danos muito sérios aos seus relógios, principalmente aos modelos que você não usa com frequência. Quando acaba a bateria e ficamos de ir trocar – mas os dias passam e nada – a bateria antiga pode deteriorar a parte interna do relógio. Então, se você tem relógios “encostados” por falta de bateria, coloque já a tarefa em sua lista da semana.

Ah! E quanto aos cuidados com relógios automáticos, não se esqueça de dar corda de vez em quando. Eles precisam desse cuidado manual – e carinhoso – uma vez que possuem uma engrenagem totalmente especial. E vale a pena, viu? Um relógio automático é um clássico que nunca sai de moda.

Aliás, você já conhece nossos modelos? Que tal visitar agora nossa loja online e conferir relógios esportivos, clássicos, digitais, automáticos e muitos outros.