Com a vacina, muitos países abriram suas fronteiras para o turismo. Apesar disso, ainda há restrições e cuidados de viagem para vacinados que devem ser seguidos. A pandemia ainda está acontecendo, portanto, precisamos nos cuidar.

Antes de embarcar, fique atento: a vacina diminui o risco de contágio pelo Novo Coronavírus, no entanto, ainda é importante manter os cuidados básicos para garantir a segurança durante toda a viagem. Por isso, não abra mão da máscara e do álcool em gel.

Quer uma viagem tranquila? Então, antes de arrumar as malas, dê uma olhadinha nesses dicas de viagem para vacinados que preparamos para você! Vamos lá?

Dicas de viagem para vacinados

Quais documentos levar na bagagem?

O Ministério das Relações Exteriores disponibilizou um guia sobre os cuidados que os brasileiros devem observar ao adentrarem em terras estrangeiras.

Além da passagem e do passaporte, é preciso baixar o app ConecteSUS do Ministério da Saúde para baixar o certificado de vacinação em português, espanhol e inglês. Se o sistema estiver fora do ar, dá para levar o comprovante físico — nele constam as mesmas informações do aplicativo.

Só que nesse caso, é preciso verificar se esse documento será aceito pelo país onde você vai. Há ainda aplicativos estaduais e municipais. Quem mora em São Paulo, por exemplo, pode baixar o comprovante pelo Poupatempo Digital.

Claro, ao embarcar numa viagem para vacinados os brasileiros devem observar as medidas de segurança sanitárias do destino como o uso de máscaras, redução do horário de funcionamento de alguns lugares e limitação da capacidade. Os transportes públicos também seguem normas especiais.

Quais países visitar?

dicasdeviagemparavacinados21 - Dicas de viagem para vacinados

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 4,4 milhões de pessoas já estão imunizadas contra a COVID-19. Com isso, alguns países voltaram a receber turistas, entre eles os brasileiros.

Confira os principais destinos!

Estados Unidos

Quer comprar livros, roupas e eletrônicos? Desde novembro os brasileiros estão autorizados a entrarem na “Terra do Tio Sam”.

Além de apresentar o comprovante de vacinação, é preciso ter em mãos o teste negativo de PCR para Covid-19 e preencher o formulário com informações de saúde. Informações para rastreamento de contato também devem ser fornecidas logo na entrada.

Vale observar que com a chegada da variante ômicron, todos precisam usar máscaras em trens, aviões e ônibus até março de 2022.

México

Prefere praia e tequila? Outra boa dica de viagem para vacinados é o México. O país não adotou restrição aos voos vindos do Brasil e os brasileiros não precisam observar nenhum protocolo especial quando entrarem no país.

França

Quem ama gastronomia e moda podem comprar as passagens para Paris — brasileiros imunizados com as vacinas da Pfizer, Janssen e AstraZeneca estão autorizados a entrar na França. No entanto, quem tomou Pfizer e AstraZeneca deve aguardar pelo menos sete dias após a aplicação da segunda dose. Já quem recebeu a vacina da Janssen só pode desembarcar após um intervalo de quatro semanas.

Já quem tomou Coronavac ainda não tem livre acesso. Nesse caso, os turistas só podem entrar no país em caso de força maior após apresentarem teste PCR negativo ou antígeno feito em até 48 horas antes do embarque.

Já os não vacinados devem cumprir quarentena de 10 dias assim que entrarem no país. O controle é realizado pelas autoridades sanitárias.

Portugal

Quer incluir vinho do Porto e muito bacalhau nesse roteiro de viagem para vacinados? Os brasileiros que querem visitar Portugal não precisam de quarentena. No entanto, devem apresentar teste negativo de RT-PCR ou teste de antígeno, feitos com antecedência máxima 72 horas. Só quem já vacinou ou tem o Certificado Digital Covid da União Europeia emitido pelo Sistema Nacional de Saúde português não precisa apresentar o teste.

Residentes portugueses ou quem tem cidadania europeia, no entanto, não precisa observar essa regra.

República Dominicana

Turistas brasileiros ou que estiveram no Brasil há menos de 14 dias devem apresentar teste PCR ou antígeno negativo. Os exames devem ter sido feitos com menos de 72 horas antes do desembarque.

Argentina

Quer curtir um bom filme ou assistir boas peças de teatro? Para visitar a Argentina, os brasileiros devem estar vacinados com duas doses ou com a vacina de dose única. Não é preciso fazer quarentena.

Peru

Quer conhecer Machu Pichu e ainda aproveitar uma culinária deliciosa? O destino certo para você é o Peru. O Peru recebe turistas vacinados ou com teste de PCR negativo.

Espanha

Está imunizado? Então, a Espanha é uma boa opção. Para entrar no país, além do passaporte vacinal, não é necessário apresentar teste negativo e nem fazer quarentena. Todas as vacinas aprovadas pela OMS são aceitas, o que inclui a Coronavac.

Irlanda

Podem visitar o país os brasileiros imunizados com Pfizer, Moderna e Janssen. Não é necessário fazer quarentena e nem apresentar teste negativo.

Holanda

Quem está totalmente imunizado há mais de 14 dias podem entrar no país. Já quem tomou Janssen precisa esperar 28 dias antes.

Islândia

Para curtir o frio da Islândia, os brasileiros podem estar vacinados com qualquer das marcas autorizadas pela OMS. Mas quem entra nessa viagem para vacinados precisa aguardar 14 dias da segunda dose ou da dose única antes de embarcar.

Colômbia

Quer tomar um cafezinho em frente o mar do Caribe? Antes de entrarem no país, os brasileiros devem fazer um exame médico e preencher um formulário de saúde. Os que apresentarem algum sintoma devem ficar 14 dias em quarentena.

Grécia

A Grécia é um dos roteiros de viagem para vacinados que aceita os imunizantes ainda não aprovados pela EMA, como a Coronavac e a Sputinik V. No entanto, a vacina não é obrigatória, basta a apresentar o teste de PCR negativo.

No entanto, por enquanto os brasileiros não podem entrar no país.

Croácia

Para entrar na Croácia, os brasileiros devem apresentar certificado de vacinação completa, teste de PCR negativo recolhido 72 horas antes do embarque ou de antígeno, recolhido dentro de 48 horas antes do embarque. Também é preciso dar o endereço de onde irá ficar durante a viagem.

Gostou desse post sobre dicas de viagens para vacinados? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais e continue sempre bem informado! Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Twitter!

s - Dicas de viagem para vacinados