Uma pergunta que sempre está na mente de todos os profissionais é: será que vale a pena empreender? Você possivelmente já se imaginou em um emprego dos sonhos, trabalhando com o que ama. Para pessoas como você, que não têm medo de enfrentar desafios e sair da caixa, empreender é a palavra-chave para o seu sucesso.
Deixar de ser empregado para ser dono do próprio negócio, ter liberdade para fazer o próprio horário, desejo pelo sucesso profissional são os principais fatores que levam alguém a empreender.
Mas será que vale a pena renunciar a um trabalho tradicional e investir em algo próprio? Quais as vantagens e as desvantagens de empreender? Como posso começar? Este conteúdo irá ajudar você a tirar algumas dúvidas sobre esse assunto tão importante nos dias atuais.
Afinal o que é empreender?
Ter liberdade para usar suas melhores habilidades para criar algo inovador e colocar o seu próprio plano em prática. Não ter chefe e fazer seus próprios horários, sendo o principal responsável pelos seus resultados. A primeira descrição que nos vem à cabeça sobre o empreendedorismo pode levar a crer que ter um negócio é a maior maravilha do mundo.
No entanto, empreender requer dedicação, esforço e disposição para enfrentar vários desafios.
Empreender não se trata apenas de abrir uma empresa ou prestar algum serviço. Ao tornar-se empreendedor você se encarrega de colocar em prática tudo o que foi pensado no seu tempo de empregado.
Como saber se tenho um perfil empreendedor?
Para começar é fundamental saber que não nascemos com habilidades empreendedoras. Empreender não é um dom inato. Ao contrário, para despertar o empreendedor que existe em você, é preciso ter dedicação. Veja algumas características essenciais dos empreendedores de sucesso e como desenvolvê-las.

Empreender é ter criatividade

A criatividade é umas das competências mais valiosas para quem apresenta um perfil empreendedor. Pessoas que carregam consigo o sonho de abrir o próprio negócio enxergam oportunidades onde outros veem dificuldades. Em outras palavras, são aqueles sempre aptos a encontrar soluções para diversas situações desafiadoras.
Não precisa desistir de seu sonho se você não enxerga as coisas dessa maneira. A criatividade não é limitada a artistas, pintores e compositores.
Certamente, todos podemos ser criativos, isso só depende da bagagem cultural, ou seja, do seu repertório sobre determinados assuntos. E isso você sempre pode expandir, com treino.
Interesse no aprendizado
Não basta utilizar da criatividade para criar um projeto, você precisa saber como se manter nas mudanças do mercado.
E no empreendedorismo as coisas mudam o tempo todo. Normas, legislações, tributos… E também todos os outros os aspectos do seu negócio como funcionários, parceiros e fornecedores. Para isso ter interesse em aprender é fundamental.
Além disso, o aprendizado também contribui para a saúde financeira de sua empresa como um todo.

Identificar-se com o que você faz

Fazer o que ama é ótimo, mas nem sempre é possível realizar isso em 100% do tempo. Isso é mais uma utopia criada por quem não empreende de verdade. Empreendedor sabe que para crescer é preciso vencer desafios e fazer algumas coisas que não gosta.
No entanto, fazer algo que odeia o tempo todo é a receita do fracasso. Você deve se identificar com o serviço que irá oferecer em sua empresa, afinal, irá investir tempo e dinheiro nisso, então é fundamental:
● fazer uma lista dos seus interesses e habilidades;
● pesquisar como é o mercado em que irá atuar;
● saber que nem sempre o caminho mais vantajoso lhe oferecerá sucesso.

Saber liderar e tomar a iniciativa

Para ter o seu próprio negócio, você precisa ser o líder de seu trabalho. Não vai ter ninguém mandando em você e dependendo do ramo em que atua, ninguém irá lhe cobrar resultados.
Por isso, ter iniciativa para notar oportunidades e tomar decisões é uma habilidade que você precisa desenvolver. É claro que isso não se aprende da noite para o dia.
Mas você pode e deve se capacitar para o trabalho. Ter conhecimento para calcular riscos e coragem para enfrentá-los também são aspectos muito importantes para você empreender. Quanto mais você evolui, mais a sua gestão empresarial melhora. E assim o resultado é mais lucro e crescimento para a sua empresa.

Vantagens de empreender

● Poder trabalhar com o que ama fazer, inclusive, adaptar seu estilo de vida e suas habilidades ao negócio.
● Ter mais tempo livre, você pode fazer seu horário de trabalho.
● Você estará em constante aprendizado, afinal quem empreende não pode se acomodar e precisa estar sempre aberto a adaptações.
● Não ter que se submeter a opinião de pessoas desqualificadas ou que não sabem o que estão fazendo. É comum em empresas, principalmente familiares, ter várias pessoas dando ordens. No entanto, nem todos têm a habilitação ou conhecimento necessário para desempenhar funções de liderança. Muitos não desenvolvem um planejamento. Ao empreender você toma as rédeas de sua empresa e é responsável por seus resultados. E sempre pode se qualificar para o que não se sentir apto.

Desvantagens de empreender

● O constante medo do erro, medo de começar um novo negócio e não conseguir atingir as suas metas ou até mesmo quebrar. Mas a boa notícia é que você sempre pode transformar os erros em aprendizado. É como dizem no meio corporativo: “só erra quem faz”.
● Incertezas sobre o futuro, trocar o certo pelo duvidoso é um fantasma que ronda os pensamentos de quem quer empreender, principalmente em tempos de crise. Afinal, começar uma empresa nova inclui erros e acertos. Só que nesse caso, quem paga a conta final é você.
● É preciso ter muita disciplina. Quem inicia um negócio precisa ter a autodisciplina necessária para fazer o que tem que ser feito. Isso inclui, muitas vezes, trabalhar mais horas por dia, perder descansos de fim de semana e desempenhar diversas atividades ao mesmo tempo. É bastante desgastante.
Se você ainda tem dúvidas sobre empreender, que tal uma lista com 3 filmes para você se inspirar e abrir seu próprio negócio?
1. Walt Antes do Mickey: baseado na história real de Walt Disney, o filme fala dos primeiros anos da carreira do desenhista e dos obstáculos que ele precisou superar antes de criar seu desenho mais famoso, o Mickey Mouse.
2. O Jogo da Imitação: o filme conta a história do matemático Alan Turing, que fez parte da equipe formada pelo governo britânico para quebrar um código usado pelos alemães na Segunda Guerra. Apesar de sua dificuldade em trabalhar em grupo, o matemático logo começa a liderar a equipe que busca construir uma máquina capaz de decifrar o código.
3. A Rede Social: o filme é baseado na história da criação do Facebook pelo jovem Mark Zuckerberg. Assim como no filme sobre Walt Disney, vale a pena principalmente para conhecer como surgiu um dos maiores negócios da atualidade.
Gostou desse artigo? Acompanhe outros textos sobre empreendedorismo e crescimento profissional no nosso Blog.
Gostou desse artigo? Acompanhe outros textos sobre empreendedorismo e crescimento profissional no nosso Blog