Cozinhar está ficando cada vez mais fácil e saudável do que nunca, além de dar um aspecto moderno à cozinha. Mostramos quais equipamentos elétricos para a cozinha tornam isso possível! Veja a seguir

Seja um profissional apaixonado, um cozinheiro amador, cozinhar faz parte da nossa vida cotidiana, os equipamentos elétricos para a cozinha simplificam a preparação de várias delas, reduzindo tempo, energia e sustentabilidade.

Cozinha sustentável

Particularmente é importante para equipamentos elétricos para a cozinha: funcionalidade e desempenho, qualidade e durabilidade, bem como, design moderno. Assim, cada vez mais empresas estão ficando comprometidas com a seleção de materiais e tecnologia de ponta. E claro, não há dúvida de que a longevidade está intimamente ligada à sustentabilidade, pois evita o consumo excessivo e a produção de resíduos.

No entanto: também é importante olhar para toda a cadeia produtiva para que possamos tomar decisões que respeitem o meio ambiente. Em termos de economia circular, os equipamentos elétricos para a cozinha são feitos com padrões de produção e consumo mais sustentáveis do que antes.

Equipamentos elétricos para a cozinha que tenham e garantam eficiência energética, como geladeiras, freezers, fornos, fogões, grills, air fryers, máquinas de lavar louça, usam significativamente menos energia do que os aparelhos mais antigos, graças à tecnologia moderna. Os aparelhos com eficiência energética são propositadamente projetados para usar o mínimo possível de recursos, como água e eletricidade, enquanto desempenham bem sua função.

Só quem cozinha saudável come saudável. Uma vez que os equipamentos elétricos para a cozinha entraram de vez para ficar, devemos pelo menos conhecê-los melhor. Eles afetam não apenas a experiência culinária, mas também a saúde. Vamos aos clássicos dos equipamentos elétricos para a cozinha:

Equipamentos elétricos para a cozinha

Confira os equipamentos elétricos para a cozinha a seguir:

1. Air Fryer

01 1 - Equipamentos elétricos para a cozinha: praticidade, economia e sustentabilidade

Originalmente, as frigideiras tradicionais eram usadas em todas as cozinhas, domésticas e industriais. Mas há algum tempo, entretanto, as air fryer são parte integrante do inventário de cozinha de muitos cozinheiros amadores e profissionais. E com razão: elas se caracterizam por causa da sua facilidade de manusear, tem antioxidante natural e revestimento protetor, as bandejas são 100% livres de PTFE e, portanto, amiga do ambiente e da saúde.

Ela é praticamente um mini forno e sua promessa é combinar sabor e textura de seus alimentos fritos favoritos – sem toda aquela gordura e todas as calorias extras. Este eletrodoméstico de bancada nem precisa usar óleo e isso faz jus para descobrir que ela é adequada para sua cozinha. Como um bônus, cozinhar em uma air fryer pode economizar seu tempo e tornar a limpeza mais fácil.

2. Máquina de fazer pão

02 1 - Equipamentos elétricos para a cozinha: praticidade, economia e sustentabilidade

Quais são os benefícios de possuir uma máquina de fazer pão? É uma pergunta feita por amadores, e temos certeza de que muitas avós têm uma forte reação, geralmente de desagrado ou desconfiança. O fato é que a popularidade dos fabricantes de pão cresceu tanto que agora há uma série de tipos diferentes disponíveis, cada um com tecnologias novas e aprimoradas e recursos personalizados.

Em um mundo onde o tempo é essencial e a praticidade é a chave para uma vida feliz, as máquinas de fazer pão oferecem uma maneira de saborear um pão fresco com o mínimo de esforço e tempo necessário. A vantagem é que você pode fazer pão fresco diariamente, sem amassar pelas suas mãos!

Ela faz o trabalho pesado e amassa o pão para você. É muito mais rápido do que fazer da forma tradicional, sem contar a economia de tempo, sem produtos químicos estranhos (pode fazer pães caseiros para atender às necessidades dietéticas), além de ser muito mais barato.

3. Panela de pressão elétrica

paneladepressaoeletrica 1 - Equipamentos elétricos para a cozinha: praticidade, economia e sustentabilidade

Das vantagens da panela de pressão elétrica, o cozimento é feito por um painel de controle que possui microprocessadores embutidos que administram a temperatura e a pressão dentro do fogão. Dá acesso com apenas um toque aos diferentes tipos de cozimento suportados pela panela de pressão elétrica.

Em geral, as panelas de pressão elétricas não começam a aquecer até que a tampa seja fechada corretamente. Isso evita qualquer incidente infeliz. Economiza tempo, até 70 a 90 por cento menos tempo de cozimento. Retêm quase 90% dos nutrientes dos alimentos. Menos água usada, menos nutrientes lixiviados.

4. Chaleira elétrica

chaleiraeletrica 1 - Equipamentos elétricos para a cozinha: praticidade, economia e sustentabilidade

Razões para mudar para uma chaleira elétrica? Bom, ela é um aparelho prático que torna seu trabalho mais fácil e menos demorado. Usar uma panela para ferver água não é apenas demorado, mas também expõe você ao risco de queimaduras.

Com uma chaleira elétrica, você não precisa ir para a cozinha toda vez que precisar de uma xícara de chá ou ferver um copo de água. Basta colocar a chaleira onde achar conveniente e preparar sua bebida favorita rapidamente. Além disso, chaleiras elétricas são muito mais eficientes em termos de energia do que fogões elétricos ou micro-ondas.

5. Cafeteira elétrica

equipamentoseletricos 1 - Equipamentos elétricos para a cozinha: praticidade, economia e sustentabilidade

Quantas vezes por dia você pega um café? E qual método você usa para preparar o café em casa? A indústria do café tem impactos ambientais em toda a cadeia de abastecimento, mas você pode fazer a diferença com algumas pequenas mudanças no nível do consumidor.

Existem muitos tipos de cafeteiras elétricas, algumas consomem mais eletricidade, outras menos. Se você adora expressos, experimente uma máquina específica. Já as que usam cápsulas de café, ou sachês, são convenientes e agora existem muitas empresas que oferecem cápsulas com café especial de qualidade.

Depois de preparar o café, você deve limpar completamente cada cápsula e levá-la a uma instalação de reciclagem dedicada. E você pode ainda mudar para uma versão mais sustentável. Por exemplo, o Gourmesso oferece cápsulas ​​certificadas e compatíveis com várias máquinas de dose única.

6. Triturador de resíduos

trituradorderesiduos 1 - Equipamentos elétricos para a cozinha: praticidade, economia e sustentabilidade

A máquina de descarte de resíduos de alimentos são como amigos da natureza, que auxiliam a melhorar a qualidade de vida em termos de higiene e limpeza. Reciclar ou eliminar resíduos de alimentos, são métodos ecologicamente corretos, e o descartador ou triturador de resíduos de alimentos está se tornando rapidamente um sucesso.

Ele fragmenta todos os tipos de resíduos alimentares como ossos moles, cascas de ovo, carne, vegetais, frutas, etc. em pequenos pedaços em um curto espaço de tempo, e todos esses pequenos resíduos podem passar pelo ralo.

7. Mixer

mixer 1 - Equipamentos elétricos para a cozinha: praticidade, economia e sustentabilidade

Os benefícios do mixer são vários e está em popularidade na indústria e na cena doméstica há muito tempo. Velocidade é a chave das vantagens fundamentais que levam a uma alta qualidade e baixos custos de tempo e produção em casa.

Novos mixers já transferem até resfriamento durante a mistura, o que favorece, por exemplo, a fabricação de massas. Isso cria um controle completo sobre o manuseio inteligente e é eficiente. Há processos que são muito mais rápidos, com ciclos curtos de mistura e permitem textura consistente, de fácil manuseio.

8. Grill e churrasqueira elétrica

churrasqueiraeletrica 1 - Equipamentos elétricos para a cozinha: praticidade, economia e sustentabilidade

Grelhar é um dos muitos grandes prazeres da vida e desempenha um papel importante social. Cada tipo de grill oferece seus próprios benefícios exclusivos. Nos últimos anos, as alternativas ao churrasco com grill elétrico (sem carvão) cresceram em popularidade graças aos benefícios para a saúde em comparação com a churrasqueira tradicional.

É claro que grelhar com carvão dá o sabor clássico de defumado aos alimentos, no entanto, esse sabor tem uma desvantagem – como o carvão emite fumaça, ele também transmite compostos cancerígenos aos alimentos e ao ar.

Os grelhadores a gás são a escolha mais comum hoje. Oferecem um pouco dos dois mundos, conferindo um sabor forte e defumado com a conveniência de um churrasco elétrico. Mas, dos três tipos de churrasqueiras, as churrasqueiras elétricas se tornaram mais populares do que nunca nos últimos anos, ganhando a reputação de ser a forma mais saudável e acessível de grelhados.

Ao contrário dos grelhadores a gás ou carvão, os grelhadores elétricos requerem apenas uma tomada para funcionar. Aquecem mais rapidamente do que outras opções, é mais saudável do que outros tipos, tem opções de bancada disponíveis,  e é econômica.

9. Máquina de lavar louça

maquinadelavarlouca 1 - Equipamentos elétricos para a cozinha: praticidade, economia e sustentabilidade

Elas usam menos energia, água e sabão, do que lavar as próprias mãos! As máquinas de lavar louça são o caminho a percorrer se você cumprir dois critérios simples: usar a máquina apenas quando estiver cheia e não enxágue os pratos antes de colocá-los na máquina.

A água usada na maioria das máquinas de lavar louça é quente o suficiente, e evapora rapidamente após a conclusão dos ciclos de lavagem e enxágue. Ela usa apenas metade da energia, um sexto da água e menos sabão do que lavar à mão um conjunto idêntico de pratos sujos.

Desta forma, vimos as grandes alternativas de equipamentos elétricos para a cozinha, ecológicos, sustentáveis e de saúde. Os equipamentos elétricos para a cozinha são verdadeiros ajudantes que atendem a esses requisitos e combinam funcionalidade.

E você? Já usa os equipamentos elétricos para a cozinha? Compartilhe nas suas redes sociais!