Você sabe como funciona o intercâmbio no exterior? Trata-se de uma das melhores formas de conhecer culturas diferentes, ter acesso a novas experiências e vivências, buscar oportunidades profissionais, aprender idiomas, aprimorar-se profissionalmente, estudar, entre outras possibilidades.

Dessa maneira, podemos dizer que o intercâmbio no exterior é uma das principais formas de se aprimorar profissionalmente e ampliar os seus conhecimentos de mundo.

Pensando na importância desse tema, abordaremos:

  • os principais aspectos positivos do intercâmbio no exterior;
  • países com custo de vida acessível para fazer intercâmbio;
  • e explicaremos sobre os principais objetivos dessa prática. 

Continue com a gente!

O que é o intercâmbio no exterior?

O intercâmbio faz referência a um período no qual as pessoas têm a possibilidade de trocas culturais e experiências em outros países

Dessa maneira, ao fazer intercâmbio torna-se possível estudar, trabalhar e viver em outros países. Além disso, você vai ampliar o seu conhecimento e ter acesso a mais oportunidades no mercado de trabalho.

Quais as vantagens do intercâmbio no exterior?

O intercâmbio no exterior proporciona amplo conjunto de aspectos positivos. Primeiramente, essa prática vai te ajudar a ter acesso a mais experiências culturais e de vida. 

As pessoas que fazem intercâmbio aprimoram as habilidades em um idioma estrangeiro, como o inglês e o espanhol. E isso vai te ajudar a ter acesso a melhores oportunidades no mercado de trabalho e desenvolver-se profissionalmente.

intercambionoexterior1 - Intercâmbio no exterior: tudo o que você precisa saber

Quais as desvantagens do intercâmbio no exterior?

Por outro lado é necessário levar algumas questões em consideração antes de fazer um intercâmbio. Primeiramente, você vai ficar distante da sua família e amigos. Além disso, há as questões de adaptação de um novo país. Entre elas estão a adaptação a uma nova culinária, nova cultura, novo clima etc.

O custo de vida também pode ser elevado dependendo do país escolhido para se fazer intercâmbio. Países como os Estados Unidos, França e Reino Unido apresentam custos maiores que o Brasil. Ambas as questões devem ser refletidas para verificar se vale a pena

Quais os países com custo de vida acessível para fazer intercâmbio?

Sabemos que o custo de vida em alguns países pode dificultar as pessoas de terem acesso a melhores oportunidades de intercâmbio. A boa notícia é que países como a Argentina, Irlanda e o Canadá apresentam custo de vida acessível e podem te ajudar a realizar esse importante sonho.

Argentina

A Argentina é um dos países com custo de vida mais acessível para fazer intercâmbio. Inclusive, o local apresenta custo e vida mais em conta do que o Brasil.

A Argentina pode te proporcionar grandes oportunidades no mercado de trabalho e também vai te ajudar a aprimorar as suas habilidades na língua espanhola.

Além disso, o país pode te proporcionar ótimas oportunidades de estudo. Em terras argentinas está localizada uma das principais universidades para se estudar Medicina na América Latina: a Universidade de Buenos Aires.

Irlanda

A Irlanda é um dos países com menor custo de vida na Europa. Trata-se de um local que proporciona ótimas oportunidades para se qualificar profissionalmente.

A Irlanda vai te ajudar a aprimorar as suas habilidades em língua inglesa. Você também terá a oportunidade de viajar para outros países europeus com mais facilidade devido à proximidade geográfica.

Canadá

O Canadá também apresenta baixos custos de vida se comparado com países europeus e os Estados Unidos. O país vai proporcionar excelentes oportunidades para aprender a língua inglesa e a francesa (especialmente se decidir morar na região de Quebec).

itercanbionoexterior2 - Intercâmbio no exterior: tudo o que você precisa saber

Quais os objetivos do intercâmbio?

O intercâmbio apresenta diversos objetivos e vai te ajudar a realizar os seus sonhos. Abordaremos sobre essas questões com mais detalhes na sequência do conteúdo.

Trabalhar

Existem um amplo número de programas de intercâmbio e cada um apresenta objetivos diferentes. No entanto, muitos programas de intercâmbio, especialmente os de médio e longo prazo, possibilitam que as pessoas possam trabalhar em outro país.

Com isso, é possível ter a chance de conquistar novas oportunidades profissionais e, quem sabe, até fazer planos de médio e longo prazo para morar no país.

Estudar

Os programas de intercâmbio vão te proporcionar estudar em um novo país. Há uma ampla possibilidade de programas nesse contexto. Entre eles estão fazer um novo curso superior, fazer mestrado, pós-graduação, programas de aperfeiçoamento profissional etc.

Aprender uma nova língua

O intercâmbio no exterior vai te ajudar a aprender um novo idioma. Isso porque, você vai estar em um ambiente de imersão, contribuindo para aprimorar as suas novas habilidades em uma língua estrangeira. Isso pode ser feito por meio de cursos de idiomas no próprio país estrangeiro, cursos de graduação, entre outras possibilidades.

Quais são os principais tipos de intercâmbio?

Existem vários tipos de intercâmbio e entre eles estão:

  • intercâmbios fornecidos por empresas: muitas empresas proporcionam a oportunidade de as pessoas trabalharem como aprendiz no exterior. Trata-se de uma ótima ideia para ganhar experiência e futuramente garantir um bom emprego no mercado de trabalho;
  • especialização: é mais voltado para pessoas já graduadas. Nese contexto, o estudante pode fazer uma pós-graduação, mestrado etc;
  • graduação: a pessoa pode fazer a graduação completa em uma universidade ou mesmo cursar alguns semestes no exterior;
  • trabalho e estudos: nessa modalidade, você vai ter a oportunidade de estudar e trabalhar no exterior;
  • au pair: com duração média de 1 ano, você mora em uma casa de família, geralmente cuidando das crianças e ajudando na organização da casa;
  • cursos de idiomas: trata-se de um dos tipos de intercâmbio mais frequentes e ele é voltado para ajudar as pessoas a aprimorarem as habilidades em um idioma estrangeiro.

Como funcionam as bolsas de estudo para estrangeiros?

Há uma ampla gama de bolsas de estudo oferecidas para estrangeiros. No entanto, as regras podem variar conforme cada país. No geral, os programas de bolsa podem cobrir todo o curso de graduação em universidades particulares ou públicas. Ainda há a possibilidade de o aluno cursar somente alguns semestres em uma universidade parceira.

Este conteúdo no qual destacamos sobre os principais aspectos positivos de se fazer intercâmbio no exterior foi útil para você? Compartilhe este conteúdo para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.

Banner Inferior Desktops - Intercâmbio no exterior: tudo o que você precisa saber