Antes era uma ocorrência ou outra. Agora, basta dar uma olhada com atenção a uma prateleira de supermercado pra notar que as embalagens gritam: sem isso, sem aquilo! Vai do glúten à lactose! O que vem a ser intolerância alimentar? Qual a medida certa de preocupação que devemos ter quanto às restrições dietéticas?

leite - Intolerância alimentar: estamos mais suscetíveis?

Alguns estudos presumem que somente a intolerância à lactose – uma das mais comuns ao lado da intolerância ao glúten -, atinja até 35% dos brasileiros. A doença que ocorre por deficiência ou ausência da enzima que quebra o leite causa bastante dor de cabeça em dois sentidos:

  • A cefaleia é um dos sintomas para o paciente.
  • O tema desperta dúvidas entre leigos e especialistas. Já que o problema pode ser congênito ou aparecer como consequência do envelhecimento das pessoas.

Já a intolerância alimentar no geral, ou seja, a algum alimento ou substância nele contido, alcança cerca de metade da população. Ela é causada por:

  • Defeitos nas enzimas como a intolerância à lactose já citada.
  • Por reações tóxicas aos aditivos alimentares.
  • Pelo metabolismo que não processa aminoácidos.
  • Ou por questões farmacológicas, como a teobromina (um alcalóide primário presente no chocolate).

A intolerância ao glúten era pouco divulgada até há pouco tempo. Mas pacientes celíacos vêm sendo mais profundamente estudados desde 2011. Ano em que especialistas suecos e sul-africanos realizaram levantamento global, indicando que 42 mil crianças morrem por ano por causa disso e só no Brasil estão 200 delas.

Preocupante também o fato de que dos 0,1 a 2% da população que seriam celíacos, mais da metade não sabe que sofre deste mal.

intolerancia alimentar - Intolerância alimentar: estamos mais suscetíveis?

Que fique bem claro: uma coisa é intolerância alimentar e outra é alergia

Muita gente acaba confundindo intolerância com alergia, dois problemas de saúde diferentes.

Entendendo melhor a alergia

A alergia alimentar é causada por uma reação do sistema imunológico a um determinado componente de algum alimento. Podendo inclusive aparecer mesmo depois da ingestão de uma quantidade mínima.

Os produtos que mais causam alergias são: leite de vaca, ovos, trigo, soja, crustáceos, amendoim, frutas e castanhas.

O paciente come um destes itens e tem sintomas gastrointestinais ou respiratórios na maioria dos casos. A reação mais séria é a anafilaxia que promove dificuldade respiratória. Por isso, é muito importante uma investigação feita pelos médicos por meio de vários testes.

O que é intolerância alimentar?

Já a intolerância alimentar é uma situação diferente. Ela provoca reações não imunológicas. Às vezes, ela é causa e em outras, o efeito. Ou seja, a intolerância pode causar uma doença crônica. E em outras vezes, é uma certa doença que causa a intolerância alimentar.

Por exemplo, ela pode ser decorrente de uma doença metabólica, de deficiências enzimáticas ou de intoxicações, entre outros transtornos.

Vale lembrar que os sintomas aqui não são tão claros quanto os da alergia. Mas podem causar muito desconforto (ver abaixo os sintomas). Por isso, é difícil detectá-la rapidamente. Sendo que as intolerâncias mais comuns são à lactose e ao glúten.

Sintomas da intolerância alimentar que ajudam a identificar o problema:

  • Tontura.
  • Depressão e ansiedade.
  • Enxaqueca.
  • Diarreia.
  • Distensão abdominal e dor.
  • Cólicas.
  • Produção excessiva de gases.
  • Ruídos intestinais.
  • Náuseas e/ou vômitos.
  • Alteração frequente de humor.
  • Congestão nasal.
  • Otite.
  • Rinite.
  • Asma brônquica.
  • Sinusite.

Vale lembrar que esses sintomas podem vir juntos ou não.

Será que eu tenho isso?

intolerancia alimentar 2 - Intolerância alimentar: estamos mais suscetíveis?

Se você está diante deste dilema, o ideal é buscar um médico para identificar corretamente se você tem alergia ou alguma intolerância alimentar. Ele vai diagnosticar por meio de exames específicos como dosagem de anticorpos IgE, IgG ou IgA.

Podem ser realizados, ainda, testes na pele, biópsia intestinal, colonoscopia, endoscopia, dieta de exclusão, etc. Isso varia de médico para médico.

Na consulta, faça um relato minucioso dos seus sintomas. Desta forma, o especialista terá mais subsídios para acertar o diagnóstico e prever o tratamento adequado.

Estamos mais suscetíveis?

As opiniões se dividem. As discussões na Internet sobre este tema nos remetem à pergunta sobre o que veio antes, se o ovo ou a galinha. O trocadilho é meramente ilustrativo. Fato é que ninguém sabe ao certo se estamos mais suscetíveis que outrora por causa da dieta escolhida. Ou simplesmente devido ao avanço da medicina, sabemos mais sobre a intolerância alimentar.

Há quem chegue a comentar que vivemos uma epidemia. Exagero? Talvez. A certeza dos médicos é que a intolerância pode afetar qualquer pessoa ao longo da vida. Independentemente de outros casos na família, por exemplo.

Ela é mais comum em crianças maiores e adultos jovens, mas não significa que não ocorra em gente de todas as idades. Aliás, a intolerância à lactose está presente em idosos e a tendência é que eles venham “engordar” as estatísticas sobre isso.

Outra conclusão dos especialistas é que de longe, a tolerância apresenta menos riscos graves e sérios que a alergia alimentar. Esta em casos extremos pode causar o temido choque anafilático, seguido de óbito.

O que era uma delícia num dia pode se transformar num inimigo no dia seguinte

camarão - Intolerância alimentar: estamos mais suscetíveis?

Os alérgicos a determinados alimentos podem desenvolver esta condição a qualquer tempo. Na infância e juventude o camarão não fazia mal. E aos 40 anos passou a provocar alergia? Pena, isso pode ocorrer.  

Tanto na intolerância alimentar, quanto nas alergias, os prováveis causadores se confundem. São eles:

  • Predisposição genética.
  • Piora da qualidade de vida no geral.
  • Alto nível de estresse e ansiedade.
  • Consumo cada vez maior de alimentos processados e industrializados.
  • Dieta composta por elementos geneticamente modificados.
  • Vida sedentária.  

Fale a verdade. Você já leu sobre essas causas antes, certo? De forma alguma pretendemos que ao ler este conteúdo você mude seus hábitos e fuja do médico. Pelo contrário. Insistimos na importância de uma avaliação profissional.

Mas temos visto e ouvido que a tecnologia que, por um lado, aumenta a produtividade e pode reduzir os impactos ambientais da agricultura, por outro desencadeia vários problemas de saúde. Um exemplo desta triste realidade é o aumento da quantidade de agrotóxicos permitida no Brasil. Mas este possivelmente é um assunto para outro artigo.

Veja como se prevenir

Por enquanto, o jeito é ficar de olho na informação. Muita gente tem buscado percorrer as feirinhas, lojas, prateleiras e barracas de produtos orgânicos.

Podemos ser otimistas em relação a este assunto porque a ciência está avançando bastante nas pesquisas. E quando realmente o problema é identificado, basta cuidar e controlar seguindo as recomendações médicas.

Além disso, o mercado de alimentos para intolerantes também tem crescido bastante e oferece ampla variedade de alimentos para atender quem não pode comer isso ou aquilo. Estamos avançando um pouquinho mais neste quesito a cada dia!

Gostou das informações? Leia também nosso artigo sobre exercício e felicidade e torne sua vida ainda mais saudável.