O penúltimo mês do ano chega com uma grande responsabilidade: chamar a atenção dos homens e de seus familiares para a única forma de garantir a cura do câncer de próstata: o diagnóstico precoce. O Novembro Azul é uma campanha mundial desenvolvida para motivar, principalmente o público masculino, a cuidar da saúde de forma integral.

Novembro Azul visa conscientização e atitude

Quando a atenção à saúde ocorre de forma consciente, os resultados são muito positivos. Durante o Novembro Azul, diversas associações, órgãos públicos, empresas privadas, instituições e ONGs promovem uma série de ações. Todas objetivando a tomada de decisão, a adoção de hábitos saudáveis e a realização efetiva dos exames preventivos.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Causa a morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. As estatísticas no Brasil dão conta de que um homem morre a cada 38 minutos devido à esta doença. O dado é do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Outra informação do Inca é que a cada ano do biênio 2018 e 2019, tenham sido diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata com cerca de 15 mil mortes/ano. A doença ocorre com maior frequência em homens mais velhos. E cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

medico - Novembro Azul: Fique ligado e cuide da sua saúde

Diagnóstico precoce e exames salvam vidas

O Novembro Azul nos lembra que o diagnóstico precoce por meio da realização dos exames específicos é fundamental para o sucesso do tratamento caso o câncer de próstata venha a se estabelecer. Por isso, caso você seja um homem adulto ou tenha um deles na sua família, saiba que mesmo na ausência de sintomas, a consulta a um médico urologista é imprescindível.

Ele é o profissional especializado para ser ouvido. Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou 50 anos sem os fatores são orientados sobre o exame de toque retal. Esta avaliação ainda é cercada de preconceito e tabu por falta de informação, preconceito ou medo.

O Novembro Azul desmistifica o tema. E contribui significativamente para que mais gente saiba o quanto o exame de toque retal é fundamental ao permitir ao médico averiguar a presença de alterações na glândula.

Os fatores de risco neste caso são ter histórico familiar de câncer de próstata, ou seja, pai, irmão e tio que estejam ou tenham tido em algum momento da vida; a raça já que homens negros tendem a apresentar maior incidência deste tipo de câncer e obesidade, bastante comum nos dias de hoje.

O principal exame de prevenção é o toque retal. Praticamente indolor, é capaz de confirmar ou não o endurecimento da superfície da glândula prostática do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha.

O médico nota se há presença de nódulos suspeitos na próstata que fica localizada bem abaixo da bexiga. Tendo como principal função a produção do esperma. Você sabia que aproximadamente 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal? Daí a importância de sua divulgação reforçada no Novembro Azul.

O médico também pede que seja feito o exame de sangue conhecido por PSA. Que significa antígeno prostático específico. Esses dois exames associados dão uma segurança de cerca de 90% ou mais. Em algumas situações podem, ainda, ser solicitadas biópsias. Estas consistem na retirada de fragmentos da próstata para análise por meio do ultrassom transretal.

tratamento - Novembro Azul: Fique ligado e cuide da sua saúde

Sintomas e tratamento: Cada caso é um caso

O câncer da próstata tem uma evolução silenciosa. Porém, mesmo que assintomático no início, conforme o mal se estabelece, os sinais começam a aparecer, infelizmente, quando cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada. Isso dificulta sobremaneira a cura.

Já na fase avançada, os sintomas são dor óssea, dor ao urinar, vontade de urinar bastante frequente e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Há risco de progressão da doença com surgimento de infecção generalizada ou insuficiência renal nesta etapa.

A recomendação do melhor tratamento é atribuição do médico. E varia de pessoa para pessoa. Vários fatores estão em jogo, entre eles, o estado de saúde atual, presença de outras comorbidades, expectativa de vida.

Pode haver necessidade de cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal. Já nas situações em que o tumor é de baixa agressividade, existe a alternativa de vigilância ativa. Aí é realizado o monitoramento periódico da evolução da doença. Com intervenção caso haja progressão ou novas condições.

qualidadedevida - Novembro Azul: Fique ligado e cuide da sua saúde

Câncer da próstata: como se prevenir?

A receita de prevenção para esta doença alvo do Novembro Azul é a mesma recomendada para outras doenças graves e crônicas não-transmissíveis. Homens devem começar adotando uma alimentação saudável rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais. E pobre em gordura, principalmente as de origem animal.

Faça, também, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física. O ideal é escolher exercícios ou esportes que você curta. Pode ser corrida, caminhada, uma luta, jogo de futebol, tênis, vôlei ou basquete, natação ou andar de bicicleta. Isso melhora a sua capacidade pulmonar e, ainda,  mantém seu peso equilibrado e adequado à sua altura.

Se você tiver tendência a hipertensão (pressão alta), diabetes ou problemas de colesterol, busque o mais rápido possível pelo tratamento apropriado e cumpra-o rigorosamente. E caso apresente sintomas de depressão, excesso de estresse, ansiedade ou sinais de Síndrome de Burnout, não hesite em buscar ajuda profissional.

Diminua o consumo de álcool, não fume e cuide da sua qualidade de vida. Hoje em dia, é comum que com o corre-corre diário e a vida profissional atribulada, as atividades de lazer, momentos de descontração com a família, amigos e os hobbies fiquem em segundo plano.

Não permita que isso aconteça. Reserve na sua agenda períodos para relaxar, se atualizar e investir na sua qualidade de vida. A meditação, ouvir músicas que você aprecia, ficar ao ar livre, fazer um programa cultural ou simplesmente passear com a pessoa amada traz excelentes resultados e mais saúde para o corpo e mente.

Se este artigo foi importante para você, compartilhe entre seus contatos. Aproveite o Novembro Azul, curta e coloque seus comentários incentivando outros leitores a se prevenir!