Drones são muito legais, mas o que você pode fazer com eles? Se você se cansar de pilotar seu drone sobre sua casa, tente explorar outras coisas legais e divertidas que você pode aproveitar. Por exemplo, obter uma vista aérea da sua casa é apenas uma das muitas coisas legais para fazer com drones. Veja a seguir o que fazer com drones e como tornar uma diversão em algo bem funcional!

O que fazer com drones

Os drones privados tornaram-se incrivelmente populares nos últimos anos devido à sua facilidade de uso. 

>>> Veja também: Avanços tecnológicos que impactam a nossa vida

Ao contrário dos helicópteros e aviões controlados por rádio, os drones normalmente vêm equipados com câmeras de vídeo. Eles também costumam ter quatro hélices, tornando mais fácil para um iniciante “voar”.

Hoje, qualquer um pode comprar um drone e começar a tirar fotos e vídeos do céu. Existem muitos tipos diferentes de drones e, portanto, há muitas aplicações. Infelizmente, a maioria das pessoas só conhece os usos profissionais dos drones, como:

  • Segurança
  • Busca e resgate
  • Agrimensura
  • Inspeções
  • Militares

O uso recreativo de drones recebe menos atenção em comparação às aplicações profissionais. As pessoas tendem a supor que os drones particulares são úteis apenas para obter perspectivas aéreas de suas casas ou que são exigidas licenças especiais. 

A verdade é que você não precisa de permissão ou licença para a maioria das atividades de drones.

Se você quiser tirar mais proveito do seu drone, aqui estão 11 coisas legais e seguras que você pode fazer:

>>> Veja também: Rastreador de sono de smartwatch funciona mesmo?

1. Junte-se a um clube de vôo em sua área local

É improvável que você seja a única pessoa com um drone em sua área. Bom, mas participar de um clube de aviação é uma ótima maneira de conhecer outros pilotos de drones. Clubes de aviação muitas vezes se reúnem para pilotar drones e aeromodelos RC.

Você pode obter dicas e técnicas de vôo de pilotos experientes. Você pode até receber ajuda com reparos na próxima vez que travar seu drone.

2. Junte-se a uma Liga de Corridas de Drones

Juntamente com os clubes recreativos, existem clubes de vôo dedicados às corridas. Você pode participar de uma liga de corrida de drones e competir contra outros em cursos especialmente projetados.

Muitas corridas de drones são realizadas em ambientes fechados e apresentam uma variedade de obstáculos. Você pode voar através de túneis ou sob barreiras enquanto corre para a linha de chegada contra outros pilotos de drones. 

3. Crie um percurso de obstáculos

Se você não quer competir contra os outros ou quer praticar uma corrida de drones, considere construir uma pista de obstáculos em seu quintal. Tenha em mente que você provavelmente precisará de um espaço aberto para este projeto.

Monte um percurso com vários obstáculos, como latas de lixo ou bambolês pendurados em árvores. Depois de configurar o curso, cronometre-se e tente bater seu próprio recorde em voos subsequentes. Para aqueles com dinheiro extra, você pode comprar kits de pista de obstáculos para drones. 

4. Tire fotos aéreas e vídeos de suas caminhadas

Os pilotos de drones costumam levar seus drones para trilhas e grandes parques abertos para realizar voos de teste em áreas abertas. No entanto, uma trilha de caminhada também é um ótimo lugar para tirar fotos e vídeos aéreos. 

>>> Veja também: Casas inteligentes: o que são e como funcionam

Alguns drones são equipados com um recurso “siga-me”, permitindo rastrear suas coordenadas de GPS a partir de um transmissor ou telefone. Conforme você percorre suas trilhas favoritas, configure seu drone para seguir sua posição GPS, gravando ou fotografando sua caminhada.

Porém, antes de lançar seu drone no céu, verifique as leis de suas trilhas locais. Algumas trilhas podem proibir drones.

5. Crie um mapa 3D de sua propriedade

Usando um programa de modelagem 3D, você pode compilar imagens tiradas do seu drone para criar um modelo 3D de sua propriedade. O software normalmente requer uma grande variedade de fotos tiradas de vários ângulos ao redor de sua casa.

Depois de instalar o software, comece a tirar fotos enquanto voa com seu drone ao redor do perímetro de sua propriedade. Alguns programas podem exigir que você mantenha o drone a uma distância específica dos objetos que deseja modelar. Quando você terminar de tirar fotos, o software cuidará do resto. 

Ele começa construindo um modelo 3D e, em seguida, destaca as áreas que podem exigir fotos adicionais.

6. Ajude a localizar animais de estimação perdidos em sua vizinhança

Considere usar seu drone para localizar animais de estimação perdidos, dependendo das leis locais. A Aeronáutica exige que pilotos privados de drones mantenham os drones abaixo de 120m, mais ou menos na maioria das áreas. Você também precisa manter uma linha de visão visual e evitar voar sobre as pessoas.

Você também deve verificar as diretrizes ou restrições da comunidade. Algumas associações de bairros proibiram drones sobrevoando propriedades privadas em suas comunidades. Se você tem permissão legal para pilotar seu drone em seu bairro, fique nas ruas residenciais e nos campos públicos para ajudar a encontrar cães ou gatos desaparecidos.

7. Capture imagens durante eventos especiais

Um drone permite capturar eventos especiais de uma perspectiva diferente em comparação com fotógrafos ou cinegrafistas no solo. Você pode fazer imagens aéreas de eventos como uma festa de aniversário ou cerimônia de premiação.

Casamentos, festas de aniversário e cerimônias de premiação são apenas alguns dos tipos de eventos que as pessoas gostam de capturar em vídeo. Você também pode usar seu drone para gravar imagens de reuniões de família, aniversários surpresa e qualquer outro evento que as pessoas queiram lembrar.

Depois de ganhar experiência em pilotar seu drone, considere oferecer seus serviços a empresas locais de fotografia ou videografia para ganhar algum dinheiro extra. Você também pode entrar no negócio por si mesmo.

8. Inicie um negócio de fotografia aérea

Use seu drone para lançar um negócio paralelo. Comece a oferecer seus serviços como fotógrafo aéreo. Junto com eventos especiais, a fotografia aérea é usada para filmar lugares. Agentes imobiliários, olheiros de localização e governos locais frequentemente contratam empresas de fotografia aérea.

Uma empresa imobiliária pode usar fotos aéreas para melhorar suas listagens. Os batedores de localização podem usar a fotografia aérea para obter uma melhor perspectiva de um local potencial para um filme ou programa de TV. 

9. Tire fotos exclusivas de férias ou fotos de viagens

Em vez de compartilhar constantemente selfies padrão com familiares e amigos, use um drone para tirar fotos de cima. As fotos aéreas permitem que você dê um novo toque às fotos chatas de férias e fotos de viagens. Use um drone para tirar uma foto da sua exibição de luzes de férias com a família em pé abaixo acenando para a câmera.

Você também pode tirar selfies aéreas durante sua próxima viagem à praia ou acampamento. 

10. Voluntário para coleta e levantamento de dados científicos

Vários institutos e universidades precisam de ajuda para coletar dados científicos, que recebem de pilotos voluntários de drones. O voluntariado para estudos científicos pode exigir que você modifique seu drone ou o equipe com equipamentos específicos, como câmeras de imagem térmica.

11. Verifique seu telhado e calhas quanto a danos ou detritos

Embora isso possa não ser a ideia de diversão de algumas pessoas, os drones fornecem uma maneira útil de verificar seu telhado e calhas. A detecção precoce de danos no telhado ou bloqueio da calha pode limitar a gravidade do problema.

Curtiu essas dicas? Compartilhe, curta e comente nas nossas redes sociais!

Banner Superior Desktop - O que fazer com drones: veja tudo o que você pode fazer e se divertir