Estamos caminhando no segundo ano da Pandemia do Coronavírus. Nesta jornada, ainda surgem várias dúvidas sobre a vacina do Covid-19. Aspectos como eficácia e segurança dos imunizantes são pontos de interrogação que precisam ser esclarecidos.

vacina2 - Perguntas e respostas: dúvidas sobre a vacina do Covid-19

Mas um aspecto que não se pode duvidar: vacinar-se é um ato necessário para a proteção individual e coletiva. É, também, uma iniciativa voltada ao autocuidado, tão indispensável nos dias de hoje.

Apesar de nenhuma vacina ser 100% eficaz, hoje a imunização é essencial para prevenir mortes e casos graves do Covid-19. E para conter a pandemia. A vacina é segura e salva vidas. Portanto, proteja a si mesmos e os que você ama.

Acompanhe, a seguir, as principais dúvidas sobre a vacina do Covid-19

1. As vacinas contra o covid-19 realmente funcionam?

Sim, a vacina autorizada contra o Covid-19 funcionam. As informações provenientes de seus ensaios clínicos revelam sua eficácia em prevenir a doença. São as autoridades reguladoras nacionais, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que analisam esses dados e tomar as decisões.

É fundamental citar, entre tantas dúvidas sobre a vacina do Covid-19, que somente os imunizantes que se mostraram seguros e eficazes para prevenir a doença são aprovados para uso na população. Não havendo motivos para preocupação neste sentido.

2. Como o uso de uma vacina é autorizado?

Uma vacina é autorizada de duas formas:

  • Por uma autoridade reguladora nacional. No caso do Brasil, a Anvisa

Primeiramente, os fabricantes das vacinas contra o Covid-19 que foram autorizadas para uso em alguns países forneceram informações, provenientes de seus ensaios clínicos. Esses dados dizem respeito à eficácia dessas vacinas em prevenir a doença.

Em seguida, as agências reguladoras nacionais analisam esses dados antes da autorização. Mesmo depois de terem sido introduzidas no Brasil, a efetividade e a segurança das vacinas continuam sendo monitoradas pela Anvisa.

  • Pela lista de uso emergencial da Organização Mundial de Saúde (OMS)

O procedimento da OMS avalia e lista vacinas, terapias e diagnósticos in vitro ainda não licenciados. O objetivo é acelerar a disponibilidade desses produtos durante uma emergência de saúde pública. Na Pandemia do Coronavírus, permite-se que os países agilizem seus próprios processos de aprovação regulatória para importar e administrar vacinas contra o Covid-19.

3. A pessoa que já teve Covid-19 precisa se vacinar?

Sim, pessoas que já pegaram Covid-19 devem ser vacinadas. Pesquisas apontam que a vacina pode proporcionar uma imunidade mais duradoura ao Covid-19 e fortalecer a imunidade.

vacina3 - Perguntas e respostas: dúvidas sobre a vacina do Covid-19

4. Quais são os diferentes tipos de vacinas contra o Covid-19 aplicados no Brasil?

  • CoronaVac: a vacina do Butantan utiliza a tecnologia de vírus inativado (morto), uma técnica consolidada há anos e amplamente estudada. Ao ser injetado no organismo, esse vírus não é capaz de causar doença, mas induz uma resposta imunológica;

  • AstraZeneca: desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a universidade de Oxford. No Brasil, é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A tecnologia empregada é o uso do chamado vetor viral. O adenovírus, que infecta chimpanzés, é manipulado geneticamente para que seja inserido o gene da proteína “Spike” (proteína “S”) do Sars-CoV-2.

  • Pfizer: a vacina da farmacêutica Pfizer é desenvolvida em parceria com o laboratório BioNTech. Baseia-se na tecnologia de RNA mensageiro ou mRNA. O RNA mensageiro sintético dá as instruções ao organismo para a produção de proteínas encontradas na superfície do novo coronavírus, que estimulam a resposta do sistema imune.

  • Janssen: a vacina do laboratório Janssen é a única aplicada em apenas uma dose, no Brasil. Assim como o imunizante da Astrazeneca, também se utiliza da tecnologia de vetor viral, baseado em um tipo específico de adenovírus que foi geneticamente modificado para não se replicar em humanos.

5. As vacinas são efetivas contra a variante Delta?

Esta é uma das principais dúvidas sobre a vacina do Covid-19. Todas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ou pela Anvisa oferecem excelente proteção. Essa imunidade vale para casos mais graves e hospitalização contra a variante Delta.

6. Ao se vacinar, a pessoa está completamente imune ao coronavírus?

A vacina reduz o risco de desenvolver complicações pelo covid-19, mas ainda não está claro seu impacto na infecção pelo vírus. O que já se sabe é que indivíduos vacinados têm menor risco de apresentar complicações.

No entanto, é possível que pessoas vacinadas venham a se infectar e transmitir a doença, mesmo que assintomáticos ou com sintomas leves.

7. Por que algumas pessoas vacinadas ficam doentes mesmo assim?

As vacinas contra o covid-19 são muito efetivas e são uma ferramenta fundamental para controlar a pandemia. Quanto mais pessoas vacinadas, melhor. Porém, nenhuma vacina é 100% efetiva para prevenir a doença em pessoas vacinadas. Sempre haverá uma pequena proporção da população, mesmo com a vacinação completa, que ficará doente.

8. Qual vacina devo tomar? Qual a melhor?

A escolha de vacinas não se justifica, pois todos os imunizantes disponíveis para a população brasileira foram aprovados em rigorosos testes. E continuam sendo acompanhados de perto pelas autoridades de saúde e comunidade científica.

Por isso, quando puder se vacinar, não escolha a vacina. Quanto mais rápido o Brasil atingir uma ampla cobertura vacinal, menos casos graves, internações e óbitos. Vacina boa é vacina no braço e a primeira que estiver disponível.

vacina1 - Perguntas e respostas: dúvidas sobre a vacina do Covid-19

9. O que pode ser considerado um evento adverso normal da vacina?

Os efeitos adversos em sua grande maioria são leves, como dor no local da aplicação, vermelhidão local e febre. A boa notícia é que grande parcela da população não apresenta sintoma algum.

Crucial frisar que estes efeitos não devem ser motivo de medo ou recusa à vacina. São reações leves ou moderadas comuns em qualquer tipo de vacina. Enfatizando, aqui, que as vacinas adotadas pelo SUS cumpriram todas as fases e seguiram critérios científicos rígidos.

10. Será necessário tomar vacina contra covid-19 todos os anos, como ocorre com a da gripe?

Ainda não é possível saber se e com qual periodicidade será preciso tomar a vacina contra o Covid-19. Apenas após os resultados dos estudos de eficácia e dos estudos da Fase 4 das vacinas, será possível avaliar a necessidade de doses adicionais.

Neste momento, a recomendação é apenas para que pessoas acima de 60 anos e pacientes imunossuprimidos tomem uma dose de reforço.

Esclareceu suas dúvidas sobre a vacina do Covid-19? Comente aqui, também, o que achou deste artigo!