Música é sempre uma ótima pedida para aqueles momentos de lazer e diversão: passear de carro, fazer um café da manhã prolongado no domingo, tomar um banho animado. Esses são alguns exemplos do poder da música de mudar nosso humor, nos inspirar e ser pano de fundo de momentos felizes. Às vezes nos esquecemos de como ela pode nos ajudar em outras atividades, mais específicas, como trabalhar, estudar ou fazer um trabalho criativo. Nesse artigo compilamos 15 playlists de músicas para ouvir no trabalho (e nesses outros momentos que é preciso foco e/ou inspiração).

músicas para ouvir no trabalho 01 - Playlists de músicas para ouvir no trabalho

Músicas para ouvir no trabalho que estimulam a criatividade

1) #PlaylistSeculus Músicas para ouvir no trabalho:

Músicas pop internacionais e nacionais com uma vibe ótima para trabalhos criativos, que precisem de inspiração. Esse estilo musical, com canções conhecidas, nos remete a sensação de conforto e auxilia na empolgação quando estamos cansados ou sem ânimo de começar um trabalho burocrático.

2) Hora acústica

A segunda indicação é uma playlist de músicas acústicas, apenas voz e instrumentos musicais, sem sons eletrônicos. São sons com menos camadas e podem ser um incentivo à criatividade, te inspirar a entrar num flow quando estiver realizando tarefas mais burocráticas ou que você procrastina sem ver.

músicas para ouvir no trabalho 02 1024x723 - Playlists de músicas para ouvir no trabalho

 

Músicas calmas para ouvir no trabalho

3) Your favorite coffehouse

Com a pandemia, muitos estão impossibilitados de trabalhar em cafeterias ou espaços de trabalho compartilhados, os quais geralmente têm música ambiente. Essa playlist com músicas da sua “cafeteria favorita” reproduz o ambiente de um desses lugares e pode te transportar para um local aconchegante, que te inspira a ser mais produtivo ou apenas se sentir bem consigo mesmo.

4) Calm down

Essa playlist é para aqueles momentos de estresse e que você precisa relaxar para terminar o trabalho do dia. Músicas são ótimas para te ajudar a compreender o que você está sentindo e extravasar. Como muitas vezes isso não é possível no ambiente de trabalho, use essa playlist para se acalmar e desestressar ao final de um longo dia que ainda tem tarefas a serem feitas.

Músicas para ouvir no trabalho e desestressar

5) The sound of neo mellow

Músicas neo mellow ou “novo suave” são difíceis de classificar, pois não têm uma definição exata. Apenas confie na seleção do Spotify para ouvir músicas suaves e que te permitem focar em atividades que precisam de maior investimento cerebral. Segundo pesquisas, quanto maior a demanda de concentração, menos estímulos a música deve te dar.

6) Mindlab International – most relaxing songs ever

Uma pesquisa da Mindlab International, empresa dedicada ao comportamento dos consumidores, criou a lista com as 10 músicas mais relaxantes que existem. O neurocientista Dr. David Lewis-Hodgson afirma que houve redução de até 65% na ansiedade generalizada dos participantes da pesquisa ao ouvirem a música “Wightless”.

músicas para ouvir no trabalho 03 - Playlists de músicas para ouvir no trabalho

 

Músicas para ouvir no trabalho e aumentar o foco

7) Deep focus

Essa playlist do Spotify apenas com sons ambientes e pós-rock te convida a se manter calmo e alcançar novos níveis de concentração. Utilize em momentos que o barulho externo é alto e pode te incomodar (casa cheia, construção civil, cachorros na vizinhança, rua barulhenta) para conseguir se manter focado no trabalho ou estudo.

8) Sons focados em frequência – White noise

A ciência caracteriza esse tipo de ruído como ruído branco e pesquisas afirmam que entramos em estado de calma – assim como bebês quase dormindo – ao ouvi-los, pois eles cumprem a função de bloquear as outras frequências sonoras. No começo pode ser estranho, mas após um tempinho o ruído fica apenas de plano de fundo e pode te ajudar a se concentrar no trabalho.

9) Música clássica (Classical Music for Every Day)

As pesquisas sobre aumento do rendimento quando os testados estão ouvindo música clássica são controversas. Uma das mais famosas realizada pela Universidade da Califórnia, que descobriu o que chamou de Efeito Mozart, afirmava que estudantes que ouviram à Sonata Para Dois Pianos Em Ré Maior se saíram melhor em testes de raciocínio. Essa playlist indicada contém 365 músicas para começar a ouvir o ritmo e se familiarizar com todas as possibilidades. Você pode fazer o teste e descobrir se fica mais concentrado ouvindo Mozart, Bach, Chopin e Beethoven.

músicas para ouvir no trabalho 04 - Playlists de músicas para ouvir no trabalho

Músicas para ouvir no trabalho – mantras e instrumentais

10) Seleção de mantras

Músicas instrumentais são consideradas ótimas para gerar bem-estar e harmonia. Por isso, estão em salas de spa, massagem, aulas de alongamento. Explore esse tipo de música se quiser um pano de fundo diferente para trabalhar.

11) Música celta

Nessa seleção, as músicas te inspiram a relaxar, concentrar e até meditar se isso for possível em pequenas pausas durante o trabalho. É uma ótima sugestão no início ou final do expediente, para criar um clima de tranquilidade.

músicas para ouvir no trabalho 05 - Playlists de músicas para ouvir no trabalho

Músicas para ouvir no trabalho e ficar por dentro das novidades

12) Majestic Blue Hour

A Majestic Casual é uma empresa alemã conhecida por descobrir novos profissionais da música e ritmos excelentes para pano de fundo de ambientes. É uma playlist para quem é curioso e quer descobrir novas músicas, além de focar no trabalho.

13) Lo-fi brasileiro

O lo-fi é um dos estilos que está nos ouvidos dos millenials e significa low fidelity (baixa fidelidade), ou seja, baixa qualidade. Refere-se à qualidade das gravações de muitos artistas que só conseguiam produzir suas músicas de maneira caseira, sem grandes investimentos. No YouTube e Spotify vc encontra várias versões de lo-fi, sendo a mais famosa o hip-hop. Escolhemos uma versão lo-fi de músicas brasileiras para embalar seu trabalho.

Sons da natureza para ouvir no trabalho

14) Sons da natureza

Às vezes, a função da música pode ser apenas te colocar num ambiente diferente, te transportar para uma praia num dia de muito calor, ou te fazer sentir os pingos da chuva batendo numa janela. É interessante que esses diversos sons da natureza como água corrente, chuva, mar, vento sejam ótimas companhias para trabalhar.

15) Ambient Ocean

Assim como a playlist indicada acima, essa contém sons da natureza mas focados num dos mais calmantes: o oceano. Aproveite para se sentir perto do mar e fazer seu trabalho mais divertido, mesmo estando dentro de casa.

Gostou das nossas dicas? Aproveite para seguir a Seculus no Spotify e conferir nossas playlists!