Você sabia que consumir orgânicos pode mudar a sua vida completamente? A cada dia que passa mais pessoas aderem a um estilo de vida saudável e com alimentos de qualidade.

Ter uma dieta balanceada com frutas, legumes e vegetais de origem natural pode fazer toda a diferença em sua saúde. Chamada comumente de agricultura orgânica, este tipo de produção de alimentos é completamente livre de agrotóxicos.

Os agrotóxicos são componentes químicos que são adicionados aos alimentos (frutas, legumes e verduras) para que os mesmos possam crescer com mais rapidez, mas principalmente, para que não sejam atacados por pragas. Porém, estes componentes químicos são extremamente prejudiciais à saúde, causando grandes danos a longo prazo — incluindo vários tipos de câncer.

Se você deseja mudar de vida por meio da alimentação saudável e passar a consumir orgânicos, não deixe de acompanhar tudo sobre o assunto!

Entenda por que você deveria começar a consumir orgânicos hoje mesmo!

consumir organicos faz bem a saude1 - Por que consumir orgânicos pode ser uma das melhores decisões da sua vida?

Veja agora os principais motivos que vão levar você a aderir ao estilo de vida de alimentação orgânica! É surpreendente o que os alimentos podem fazer pela sua saúde e qualidade de vida. Acompanhe:

Mais resistência e disposição

Completamente livres de pesticidas de origem sintética, estes alimentos proporcionam ao consumidor muito mais qualidade de vida. Segundo estudos recentes, os orgânicos podem oferecer uma quantidade maior de ácidos graxos, de Vitamina E e também de antioxidantes, todos  eles muito importantes para a desintoxicação do organismo.

Agora imagine como seu corpo reage ao ingerir comida de verdade, livre de componentes químicos e ainda ter mais vitaminas sendo absorvidas?

Além de passar por um importante processo de desintoxicação no organismo, você perceberá o aumento de sua resistência e disposição. São exemplos dos resultados da alimentação com orgânicos: a diminuição de resfriados e a prevenção de uma série de doenças.

Diminuição dos riscos de obesidade

Com o consumo excessivo de fast foods e alimentos industrializados, a obesidade é cada vez mais comum na atualidade. O problema é grave e pode trazer grandes malefícios à saúde.

Recentemente, alguns estudos apontaram uma relação entre consumo de alimentos com pesticidas e aumento de obesidade. Ou seja, comer alimentos considerados saudáveis porém de origem inorgânica — pode contribuir para o aumento do peso corporal.

Por outro lado, por possuírem uma quantidade maior de ácidos graxos e de antioxidantes, os orgânicos previnem a síndrome metabólica, presente em casos de ganho de peso excessivo. Neste sentido, se nutrir de alimentos puros e naturais pode ser a melhor forma de se manter longe de grandes quantidades de gordura.

Além disso, pessoas que possuem uma dieta equilibrada, geralmente inserem frutas e legumes em seu cardápio. Isso faz com que o risco e ganho de peso diminua, além de ajudar no sistema digestório e equilíbrio do corpo como um todo.

Sabor incomparável

Além de conseguir manter a saúde em dia, seu paladar irá agradecer o consumo de orgânicos. Justamente por estarem em sua essência pura, os alimentos mantêm o gosto mais forte e intenso, proporcionando muito mais prazer no ato de comer.

Isso acontece porque estas frutas, legumes e vegetais são produzidos em solo com adubo natural. Dessa forma, o valor nutricional do produto aumenta e sabor não sofre nenhum tipo de alteração.

consumir organicos faz bem a saude - Por que consumir orgânicos pode ser uma das melhores decisões da sua vida?

Garantia de qualidade e procedência

Pode ser que você esteja se perguntando: como saber se um produto é orgânico ou não?

Bom, foi graças a pessoas como você que passaram a existir associações responsáveis pela fiscalização destes alimentos. O processo de fiscalização é feito desde o plantio até a comercialização do produto.

Por isso, alimentos e bebidas de origem orgânica recebem um selo específico. Assim, o consumidor consegue saber qual a procedência do alimento e se ele realmente está livre de pesticidas, agrotóxicos e outros tipos de compostos químicos.

Ao saber de tudo isso, você estará seguro para, ao chegar ao supermercado, checar as embalagens para garantir que o que você está comprando realmente fará bem à sua saúde.

Favorece pequenos e médios agricultores

A agricultura orgânica é composta, em sua maioria, por produtores de pequeno e médio porte. Por isso, muitas comunidades rurais garantem o seu sustento por meio da venda destes alimentos.

Ao consumir orgânicos, você não está colaborando apenas com sua saúde, mas com um estilo de produção muito mais sustentável.

A necessidade de mão de obra faz com que mais pessoas sejam empregadas e consigam gerar sua própria renda. Isso contribui para que estas pessoas, que moram longe das grandes cidades, adquiram sua forma de subsistência.

Preservação da água

Você sabia que os alimentos inorgânicos, com pesticidas e agrotóxicos não fazem mal apenas à saúde?

Grandes plantações de alimentos recebem diariamente uma quantidade de componentes químicos por meio de um processo de pulverização. Neste contexto, estes componentes químicos presentes nas plantas acabam ultrapassando o solo e chegando aos chamados “lençóis freáticos”.

Os grandes lençóis freáticos acabam carregando os componentes químicos até os rios e lagos, causando a poluição da água.

Infelizmente, a imensa maioria dos grandes produtores não se responsabilizam com este tipo de prejuízo ambiental, visando sempre a lucratividade e a venda em larga escala.

Com isso, mesmo sem saber, ao estimular o consumo de orgânicos, você acaba melhorando a vida do planeta Terra e contribuindo com as gerações futuras.

Saúde para as futuras gerações

Além de ocasionar a contaminação da água, o uso de agrotóxicos e pesticidas também pode prejudicar futuras gerações.

Em grandes plantações, os componentes químicos podem atingir o solo, a água, o ar, os animais e os seres humanos. Quanto mais pessoas consumirem alimentos orgânicos, mais irão contribuir para a saúde de seus filhos e netos.

Prevenção de doenças como câncer e Parkinson

Segundo estudos recentes, componentes químicos no corpo acumulados ao longo dos anos podem influenciar na presença de doenças como Mal de Parkinson e câncer.

Por isso, consumir alimentos com uma grande quantidade de agrotóxicos e com baixo valor nutricional pode ser um grande perigo.

Desta maneira, a saída mais efetiva e saudável é manter uma dieta equilibrada. Se alimente com um prato rico em vegetais, frutas, legumes orgânicos, considerados puros e naturais. Assim você evita doenças fatais e que diminuem de forma drástica a qualidade de vida!

Gostou de saber um pouco mais a respeito das vantagens de consumir orgânicos? Então, não deixe de acompanhar todas as nossas dicas. Compartilhe este texto com seus amigos e deixe seu comentário! Sua opinião é sempre muito importante!