O home office tem sido uma realidade cada vez mais presente nas empresas, ainda mais com a pandemia do Coronavírus. Isso porque, muitos trabalhadores não estão deslocando aos escritórios e, portanto, estão trabalhando de casa.

Outro fator que contribuiu com a expansão do home office foi a Reforma Trabalhista. Ela ampliou as possibilidades de terceirização e, nesse contexto, muitas pessoas trabalham em casa e no regime PJ (Pessoa Jurídica).

Imagino que você deva estar bastante interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste conteúdo explicaremos o que é o trabalho PJ e também abordaremos sobre as vantagens e desvantagens desse tipo de contrato. Continue com a gente.

O que é o trabalho PJ?

Antes de explicar sobre os principais aspectos positivos e negativos para quem é PJ e home office, é necessário destacarmos o que significa o trabalho PJ para uma melhor compreensão do tema.

Não há muitos segredos em relação a este conceito. O trabalho PJ faz referência ao acordo contratual sob a forma de Pessoa Jurídica. Desse modo, o trabalhador abre um CNPJ e passa a prestar serviços de caráter eventual para diversas empresas.

Quais as vantagens e desvantagens do trabalho PJ e home office?

Agora que entendeu o que é o trabalho PJ, vamos destacar quais são as principais vantagens e desvantagens do home office. Entre algumas questões a serem analisadas estão a possibilidade de tirar férias, de se aposentar, o fato de ter mais tempo, a menor estabilidade, o cumprimento de horários e a prestação de serviços.

O entendimento de todas essas questões é fundamental, pois isso o ajudará a verificar se esse regime contratual é uma boa para você. Por esse motivo, na sequência do conteúdo detalharemos sobre esses aspectos.

homeoffice2 1024x684 - Principais dúvidas de quem é PJ e Home Office

Férias

Trabalhar em casa não significa que a pessoa não precisa de descanso, não é mesmo? Por esse motivo, os funcionários que atuam no modelo PJ e no home office terão direito a férias. Inclusive, eles podem tirar por até três períodos se 10 dias.

No entanto, para tirar férias o trabalhador PJ precisa se programar. Isso porque, ele não tem direito a férias remuneradas. Nesse contexto, é interessante a pessoa ir juntando dinheiro durante o ano para que possa ficar um período de descanso sem comprometer as finanças pessoais.

Aposentadoria

Quem trabalha no regime PJ e em home office tem direito a aposentadoria. Basta fazer o pagamento dos impostos referentes à sua atividade, no caso e quem é optante pelo regime do Simples Nacional.

Caso você tenha interesse de ter uma aposentadoria superior a um salário mínimo, você pode pagar previdência complementar como autônomo no INSS e ela equivale a 20% do salário mínimo, o que equivale a R$ 220,00.

Mais tempo

Um aspecto positivo de quem trabalha em casa é que a pessoa vai ter mais tempo no seu cotidiano. Isso porque, não será necessário deslocar-se até o escritório, o que vai poupar tempo de trânsito na ida ao trabalho e na volta para a casa.

Desse modo, você terá mais tempo para se dedicar em projetos pessoais, vai ter mais tempo de lazer e também poderá desfrutar mais tempo com os amigos, família e as pessoas queridas.

Menor estabilidade

Quando uma pessoa é contratada via CLT (carteira de trabalho), o empregador acredita na sua permanência por um determinado período. Na maioria das vezes, os funcionários registrados ocupam trabalhos que demandam constância profissional.

Dessa forma, quem trabalha com carteira assinada tem mais estabilidade se comparado com um funcionário PJ. Isso porque, os trabalhadores que atuam sob regime de Pessoa Jurídica desenvolvem serviços pontuais. Por esse motivo, a carreira de uma PJ apresenta mais incertezas e o profissional precisa estar buscando novos clientes.

Além disso, em caso de perda do trabalho, a pessoa não terá direito a verbas rescisórias. Por esse motivo, o indivíduo não vai receber o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), o seguro-desemprego, entre outras verbas aplicáveis nesse contexto.

Cumprimento de horários

Quem trabalha como PJ não é obrigado a cumprir horários e nem sempre é subordinado a uma única empresa.

Desse modo, a pessoa tem a possibilidade de fazer os seus próprios horários, o que assegura mais flexibilidade na rotina do profissional. Isso porque, você pode trabalhar nos momentos em que se sente mais produtivo.

Prestação de serviços

Outra característica presente por parte de quem trabalha no regime PJ é a prestação de serviços. O profissional não tem vínculo empregatício sob carteira de trabalho com uma empresa.

No entanto, algumas organizações tentam insistir em fechar acordos PJ com os trabalhadores, exigirem cumprimento de horários e fazer com que o indivíduo atue para uma única empresa. Porém, essa prática é ilegal e configura como fraude trabalhista.

Isso porque, se a empresa precisa que o empregado tenha subordinação e cumpra horários, é necessário criar um contrato CLT, ou seja, é preciso registrar o empregado. Além disso, o empregador é obrigado a pagar encargos trabalhistas. Entre eles estão o FGTS, INSS, 13º salário, férias remuneradas etc.

Por esse motivo, o profissional pode prestar serviços para diversas empresas e, assim, ampliar a sua carteira de clientes e destacar-se no mercado de trabalho.

Como é possível perceber, o trabalho PJ e home office apresenta características distintas em relação ao presencial. Existem diversos pontos positivos e negativos. Ambas as questões devem ser consideradas antes de fazer a melhor escolha para a sua carreira.

Gostou deste conteúdo na qual destacamos sobre as principais dúvidas de quem é PJ e home office? Confira este artigo com dicas práticas sobre como parar de procrastinar e seja mais produtivo no seu trabalho.