Finalmente os consoles PS5 foram revelados e agora temos em primeira mão todos os detalhes oficiais, antes do lançamento que ocorrerá ainda este ano de 2020. Em um evento realizado na última semana, a Sony deixou os todos os gamers de queixo caído com a próxima geração de consoles do PS5. E a gente trouxe tudo para você, neste artigo!

tudo sobre o ps5 1024x576 - PS5: o que sabemos sobre os novos consoles

Novo lançamento para 2020: tudo sobre PS5

No dia 11 de junho, a Sony revelou como será o novo console, além de dar uma ideia geral sobre a linha de games que estão chegando junto ao console. Mas antes do último conjunto de revelações, vimos as especificações técnicas do console, bem como seu novo controlador: o DualSense.

Embora a Sony não tenha revelado uma data oficial (possivelmente final do ano) ou preço final, é certo que chegará em 2020. E, mesmo com a pandemia acontecendo em todo o mundo, mas que não afetará seu cronograma. No entanto, pode-se prever que haja uma certa escassez de suprimentos para este lançamento.

E então, o que o PlayStation 5 terá a oferecer no seu lançamento, afinal? Saiba tudo sobre PS5 a seguir!

Design novo e acessórios

Já vimos que pelo controlador DualSense, os consoles PS5 são excepcionalmente elegantes. De fato, poderíamos argumentar que essa poderia ser a máquina de games mais impressionante até então criada. O que mais foi destacado também estão nas novas séries de acessórios, incluindo:

  • um novo fone de ouvido Wifi Pulse 3D;
  • uma estação de carregamento DualSense (na qual você pode encaixar dois controladores ao mesmo tempo);
  • uma câmera HD que imita a aparência do próprio console.

A Sony confirmou oficialmente alguns destes detalhes. Como por exemplo, a empresa optou por mostrar tudo sobre PS5 quase exclusivamente na sua orientação vertical, mas que também pode ser posicionado horizontalmente. Ao invés de ocultar essa parte funcional do design, a Sony optou por destacá-la com uma incrível iluminação azul.

Outro spoiler interessante é que embora o PS5 seja mais alto que o Xbox Series X, ele também é mais estreito, e talvez por essa simetria o torna inegavelmente com uma estética mais elegante e moderna.

tudo sobre o ps5 01 1024x576 - PS5: o que sabemos sobre os novos consoles

O PS5 reproduzirá Blu-rays 4K?

Sim, confirmou-se de que a unidade de disco do PlayStation 5 padrão poderá reproduzir o Blu-rays 4K, ao contrário da sua versão anterior, o PlayStation 4. Atualmente, o Xbox One S e X vem com unidades de disco 4K, mas o PS5 trará Blu-ray Ultra HD para o Xbox.

O PS 5 suportará vídeo 8K?

Sim e além disso, o PS5 vem com um chip AMD Ryzen e uma GPU Radeon Navi, além do armazenamento SSD, tornando-o um hardware mais rápido no tempo de carregamento para uma grande quantidade de gráficos.

Está entre as promessas da Sony de que o PS5 anunciará um novo padrão em áudio, usando uma tecnologia inédita sob medida. Assim, o foco estará nos fones de ouvido, no recém-anunciado Pulse 3D.

Gráficos e jogabilidade

Essa versão nova deve se manifestar principalmente por meio tecnologias mais avançadas. Por exemplo, a tecnologia rumble foi substituída para criar uma gama mais ampla de feedback mais realista. Os gamers agora terão sensações mais sutis. Por exemplo: uma leve dureza ao dirigir um carro no percurso em lama, ou botões de gatilho L2 e R2 que apresentam resistência para que se possa sentir alguma tensão.

tudo sobre o ps5 02 1024x538 - PS5: o que sabemos sobre os novos consoles

O PS5 foi aprimorado com o ajuste desses novos componentes. O ângulo dos gatilhos das mãos foi alterado e a empunhadura também foi atualizada. O objetivo é fazer com que o DualSense ainda pareça leve e pequeno. A barra de luz também mudou para os lados do touchpad de sua posição em cima do DualShock 4.

Compatibilidade

Se, por qualquer motivo, se você não se acostumar inicialmente com o novo PS5, ele é compatível com o controlador PS4. Porém, com as versões anteriores do PS5, nem todos os jogos do PS4 serão cobertos, mas segundo a diretoria da PlayStation, uma grande maioria dos mais de 4.000 títulos do PS4 serão compatíveis. Há quem diga ainda que o PS5 ainda será capaz de atuar como um emulador para PS4, PS3, PS2 e até jogos originais do PlayStation, mas não há confirmação oficial disso.

Armazenamento SSD e Velocidade

Um SSD interno é o recurso mais solicitado pelos desenvolvedores de jogos e, como esperado, é exatamente isso que o PS5 oferece. Em comparação com um HDD, o SSD oferece velocidades de carregamento 100x mais rápidas, o que significa que não há telas de carregamento, streaming e velocidades de inicialização muito rápidas.

Em termos reais, o streaming é aparentemente tão rápido que um jogo pode carregar todos os gráficos e texturas por trás de um gamer online mais rapidamente do que um atual pode. E ainda, você também pode expandir o armazenamento SSD interno.

Quais jogos PlayStation 5 foram anunciados?

Depois de uma enorme quantidade de especulações, agora temos alguns dos principais títulos para os games que estão chegando como a nova versão do PS5. Aqui está a lista de jogos confirmados pela Sony em junho de 2020:

  • Astro’s Playroom (Japan Studio)
  • Demons’ Souls (Bluepoint Games/Japan Studio)
  • Destruction AllStars (Lucid Games/XDEV)
  • Gran Turismo 7 (Polifonia Digital)
  • Horizon Forbidden West (Jogos de guerrilha)
  • Homem-Aranha da Marvel (Insomniac Games)
  • Ratchet & Clank: Rift Apart (Jogos da Insomniac)
  • Return (Housemarque/XDEV)
  • Sackboy: uma grande aventura (Sumo Digital/XDEV)
  • Bugsnax (Young Horses)
  • Deathloop (Bethesda)
  • Ghost Wire (Bethesda)
  • Godfall (Gearbox)
  • Grand Theft Auto V (Rockstar Games)
  • Hitman 3 (IO Interactive)
  • JETT  (Super Brothers)
  • Kena: Ponte dos Espíritos (Ember Lab)
  • Little Devil Inside (Neostream Interactive)
  • Soulstorm de Oddworld (Oddworld Inhabitants)
  • Pragmata (Capcom)
  • Resident Evil Village (Capcom)
  • Stray (Annapurna)
  • Midgard Tribes (Gearbox Publishing / Norsfell)

tudo sobre o ps5 03 1024x576 - PS5: o que sabemos sobre os novos consoles

Esses jogos são todos exclusivos para o PS5, mas vale ressaltar que o único que sabemos agora é que serão lançados no mesmo dia. No entanto, também estamos cientes de que muitos outros jogos estão a caminho, incluindo o Assassin’s Creed Valhalla, Cyberpunk 2077, Outriders, O Senhor dos Anéis: Gollum, Quantum Error, Sherlock Holmes: Chapter One, Dustborn, Metal: Hellsinger, Paradise Lost, Dirt 5 e Vampire: The Masquerade.Isso é muito para um gamer se dar bem em 2020, ainda mais em se tratando de pandemia, não é verdade?

Enquanto vemos tudo sobre PS5, a Sony está buscando a tecnologia 5G para trabalhar com o Remote Play. Atualmente, o serviço permite que os gamers transmitam jogos de seus consoles para outros dispositivos, como tablets e celulares. No entanto, isso pode ser incluído como parte de uma plataforma online totalmente nova.

Valores

A Sony, apesar de não ter revelado o preço final do PS5, já adiantou que seu custo não será tão barato, pelos motivos que acima citamos sobre custos de componentes. No entanto, é possível prever uma expectativa aproximada no mercado em torno de US$ 500.

Tudo sobre PS5 e mais você encontra em nosso blog da Seculus, com mais informações sobre games e entretenimento.

Gostou deste post de tudo sobre PS5? Comente aqui abaixo quais destes jogos você pretende jogar com seus amigos, e o que espera do novo PS5!