Há muitas previsões da tecnologia para 2020 são esperadas. As tendências tecnológicas na área de TI e da Internet das Coisas, por exemplo, podem deixar qualquer um muito surpreso. Pensar no futuro é uma experiência realmente emocionante e o que a tecnologia para 2020 pode nos fornecer em termos de realidade, são impressionantes. Veja o que está no caminho para o ano que vem!

smart2 - Saiba tudo o que promete a tecnologia para 2020

Tecnologia para 2020: o que esperar

O conceito de revolução digital vai se tornando realidade com o passar dos anos. Líderes de tecnologia como Google, Apple, Microsoft, Amazon e Facebook, estabeleceram marcos ousados e a emergência da inteligência artificial coloca a experiência do usuário em outro nível.

Na verdade, a tecnologia mudou o mundo de várias formas em muito pouco tempo, e esse processo tende a acelerar. A tecnologia para 2020 está sendo considerada como o “ano do grande boom tecnológico”.

Nos últimos anos, a maior parte dos debates sobre as tendências de transformação digital e da tecnologia para 2020 começaram mesmo no início deste ano. Falou-se muito sobre a relação da nuvem com afazeres diários, a IoT (“Internet das Coisas”), inteligência artificial, 5G etc. Apesar de que, todo ano, notícias de novidades sejam sempre esperadas, parece que a tecnologia para 2020 irá passar por um desvio de padrão.

smart3 - Saiba tudo o que promete a tecnologia para 2020

9 novidades da tecnologia para 2020 que vão surpreender

Sem mais demora, eis 9 áreas da tecnologia para 2020 que serão definitivamente significativas para nossas vidas.

1. 5G

A tecnologia 5G promete algumas mudanças radicais. Pelo menos na Europa, a 5G terá abrangência na maioria do continente com uma cobertura que se completará até 2025. Como a 5G oferece baixa latência, abrirá portas para novos tipos de serviços. A implantação da tecnologia 5G será global, impactando também no Brasil.

A linha Android e Apple já lançaram modelos 5G para o ano que vem e pretendem revolucionar as comunicações na palma da sua mão. Mas, para isso, toda mudança requer infra-estrutura, e por isso, os governos necessitarão acompanhar a velocidade do processo. 

2. Inteligência Artificial (IA)

É sabido que as telecomunicações são uma das áreas onde a inteligência artificial é uma das mais desenvolvidas. No entanto, a IA deixará apenas de pertencer às áreas industriais e passará a atender na prestação de serviços, ficando cada vez mais presente na vida das pessoas.

Por exemplo, computadores que já parecem rápidos, terão a chance de se tornarem incrivelmente mais velozes, graças aos novos algoritmos de IA. A conversação com interfaces será de modo mais legítimo, como o projeto da  Microsoft Conversational.

tesla - Saiba tudo o que promete a tecnologia para 2020

Carros Tesla certamente já provarão a sua independência autômata e o mundo virtual conhecerá o a‑commerce, o comércio automatizado. Tudo isso, com a adição da IA e o rápido aprendizado da máquina, a relação vai se tornando mais intuitiva, rápida e muito mais confiável. 

3. Internet das Coisas (IoT)

A conectividade dos dispositivos domésticos ligados à Internet será, com certeza, uma das maiores jogadas no mercado da tecnologia para 2020. A grande parte de itens do nosso cotidiano que já estão conectados com a rede, passarão por uma evolução incrível.

Desde monitoramento remoto, dispositivos de segurança e privacidade, smart cars (automóveis conectados com computação a bordo), drones até criação de verdadeiras smart city etc.

É possível que a partir de 2020, a maioria das empresas e indústrias de fabricação de eletro e eletrônicos terão produtos voltados à Internet das Coisas.

4. Medicina e saúde com inovação tecnológica

Muito provável que novas curas para bactérias e vírus que vivem no corpo humano sejam tratadas com essa revolução tecnológica, que também atinge a área da medicina. Por exemplo, a reprodução dinâmica de microbiomas, criação de tecidos e órgãos, bem como abordagens em intervenções robotizadas são partes da nova medicina regenerativa.

Hoje é possível perceber como o bioprint, isto é, a fabricação de tecidos e órgãos em 3D, é uma realidade e com a tecnologia para 2020, isso será mais presente. Ao longo do ano, já se prevê a possibilidade de abrir caminho para a impressão dos principais órgãos humanos, especialmente para as doenças e listas de transplantes.

5. Big Data

A gigantesca quantidade de dados disponíveis só cresce verticalmente e a análise para grandes volumes de dados (Big Data) se tornam cada vez mais essenciais, tanto para o mercado quando para seus usuários. Por exemplo, o Google Analytics passará por profundas mudanças na sua forma de prescrição de dados às empresas, graças à capacidade da automação e da IA.

Espera-se que o Wi-Fi aumente de forma drástica por toda a década de 2020 onde os governos terão de vencer esses novos desafios que passam a surgir com as novas tecnologias de rede.

6. Cloud Computing

O modelo da computação em nuvem vem ajudando à comunicação a introduzir sempre novos serviços, reduzindo seus custos e se ajustando às demandas do mercado. A nuvem oferece um ótimo custo-benefício aos seus usuários.

O uso de servidores com o armazenamento de dados em nuvem vai aumentar cerca de 30% em 2020, trazendo consigo a novidade da nuvem híbrida como a Machine Learning (nova área da computação que significa ¨aprendizado da máquina¨), serviços de streaming e Edge Intelligence (EL – “borda inteligente”, descrição de um processo em que os dados são analisados ​​e agregados em um local próximo, incluindo a Internet das Coisas).

7. Segurança cibernética

Os serviços que incluem chamadas telefônicas, de vídeo, e-mail, com dados confidenciais terão uma infraestrutura mais segura contra os alvos de ataques de hackers. Com o futuro da 5G, a segurança de TI passará a ser praticamente diferente da atual.

Em 2020, a velocidades de processamento e conexão wireless serão muito mais velozes, e os serviços autômatos trabalharão em conjunto, em sistemas de ponta na conectividade, tanto para uso doméstico quanto empresarial. 

8. Criptomoedas

Com o Blockchain e Bitcoin, em 2020 a escala do uso crescente de criptomoedas fará com que o mercado virtual se estenda, ultrapassando fronteiras e barreiras.

Sabemos que o Facebook liberará ano que vem uma nova criptomoeda democratizando ainda mais essa nova tecnologia financeira. Mas a empresa não está sozinha nessa empreitada, muitas outras já anunciam novidades para 2020, como a Samsung, IBM, a Microsoft e até a gigante chinesa Alibaba.

9. Impressora 3D

A impressora 3D já vem sendo fortemente adotada nos últimos 2 anos, e é uma tecnologia que abrirá novas portas para diferentes setores da produção. Basicamente, o ano de 2020 será um ano de decolagem para essa tecnologia, que já se constitui, assim como as demais, em uma próxima revolução.

A Nike e a sua rival Adidas, lançarão seus modelos que poderão ser feitos em 3D. Muitos especialistas já chamam a impressão 3D como a terceira onda da revolução industrial.

Como vimos nestas inovações, as tendências da tecnologia para 2020 estão mais próximas do que você pensa. Na era do mercado e da informação globalizada, vemos que há uma projeção sem precedentes de mudanças nas áreas industriais, tecnológica e social.

Os benefícios oferecidos por essas tendências começam a mostrar que são aparentemente infinitas. Assim, se soubermos tirar bom proveito desse avanço em nossa sociedade, os serviços poderão definitivamente melhorar nossas vidas, tanto no trabalho quanto domesticamente.

smart0 - Saiba tudo o que promete a tecnologia para 2020

10. Smartwatches

O mercado de smartwatches está em constante alta e a prova disso são as expectativas no crescimento das vendas para 2020.

Os smartwatches seguem a linha de novos designs com dispositivos. Informam na tela controles remotos, monitoramento de saúde, e uma série de tecnologias que foram projetadas para cumprir funções de forma conjugada com smartphones. E isso pode ser visto nos modelos da Seculus que apresenta novidades nas linhas Urbano, Esporte e Fashion. Com isso, certamente veremos muitos smartwatches em 2020.

Esperamos que você tenha gostado da nossa compilação das novidades de tecnologia para 2020. E você? Está pronto para estas novidades? Deixe seu comentário em nosso blog!