Assim que o mês de junho surge no calendário, o brasileiro já começa a se preparar para uma das festas mais aguardadas: a de São João! Comemorada neste dia 24, a celebração virou uma tradição no país, sendo realizada em várias regiões — do Norte ao Sul. E se você também gosta desse período e não quer deixá-lo passar em branco, que tal aprender algumas receitas gourmet de Festa Junina?

Como sabemos, 2020 vem sendo um ano atípico, em que a população está em quarentena devido ao Coronavírus. Mas, isso não significa que você precise deixar de curtir essa época tão conhecida — com algumas opções de pratos diferenciados, é possível aproveitá-la dentro de casa e na companhia de toda a família.

Nós, da Seculus, também adoramos a data. Pensando nisso, decidimos compartilhar com os nossos leitores receitas típicas da época, mas em versões refinadas. Abaixo, você encontra opções de doces e salgados fáceis de fazer e deliciosas de saborear. Confira!

Antes das receitas, um pouco de cultura

No Brasil, as tradicionais Festas Juninas, ou Festa de São João, possuem um lugar reservado. Não por menos: há décadas, esse tipo de celebração vem sendo realizada em todo o país, sempre valorizando a cultura e trazendo à tona diversos elementos que fazem parte de nossa história.

No período que vai de 13 até 29 de junho, inúmeras cidades, especialmente, nas regiões interioranas, aproveitam para homenagear diversos santos católicos, como Santo Antônio e São Pedro. Já neste dia 24, especificamente, é comemorado o dia de São João Batista — um profeta e pregador, que viveu em 27 d.C.

E para tornar esse acontecimento ainda melhor, as festas vêm acompanhadas de tradições. Especialmente na região Nordeste, o mês é marcado por fogueiras, balões e as famosas danças de quadrilha. Isso tudo, é claro, sem se esquecer das comidas típicas.

Como a época é ótima para a colheita de milho, boa parte dos pratos são preparados a partir desse alimento. A variedade é grande: pamonha, canjica, cuscuz, bolo de milho, pipoca e por aí em diante. Existem também, outras receitas que tornam o cardápio completo, como o arroz-doce, o pé-de-moleque, a batata-doce e o saboroso vinho quente.

festa junina gourmet 01 - São João: 3 deliciosas receitas gourmet para Festa Junina

 

É dia de São João: 3 receitas gourmet para Festa Junina

As receitas de São João são saborosas por si só. Porém, de uns tempos para cá, muitos chefs de cozinha e especialistas em gastronomia decidiram inovar essas preparações. Foi então, que nasceram as receitas gourmet para Festa Junina.

Ideais para quem deseja fugir da mesmice, mas sem deixar de lado a tradicionalidade, esses pratos são fáceis de fazer e tornarão o seu período de comemorações inesquecível. Abaixo, separamos três sugestões.

1. Pipoca com toque de pimenta

Em uma boa festa de São João, a pipoca não pode faltar. Agora, que tal adicionar uma pitadinha de pimenta em sua receita? Temos certeza de que o sabor ficará inigualável.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de milho de pipoca;
  • 3 colheres (chá) de azeite de oliva;
  • 1 pimenta do tipo “dedo-de-moça”;
  • sal a gosto.

Modo de preparo

Pique a pimenta no sentido do seu comprimento. Depois, coloque o ingrediente em uma panela, assim como o milho de pipoca e o azeite. A panela deverá ir ao fogo baixo, sempre tampada para que não haja acidentes.

Assim que perceber que o milho parou de estourar, desligue o fogo, retire a panela e coloque a pipoca em um bowl ou em copinhos individuais. Adicione a sua pitada de sal, misture bem e sirva!

festa junina gourmet 02 - São João: 3 deliciosas receitas gourmet para Festa Junina

 

2. Arroz-doce com laranja e coco

Outra receita para Festa Junina imperdível, é o arroz-doce. E nesta opção, ensinamos como elevar o seu preparo e deixá-lo diferenciado. A sua família vai se surpreender!

Ingredientes

  • 2 xícaras de arroz;
  • 400 ml de leite;
  • 200 ml de leite de coco;
  • 40 g de coco fresco ralado;
  • 100 g de açúcar;
  • 15 ml de água de flor de laranjeira;
  • 1 colher (sopa) de raspas de laranja.

Para a calda

  • 240 ml de suco de laranja natural e coado;
  • 80 g de açúcar.

Modo de preparo

Em uma panela, cozinhe o arroz. Nessa etapa, é importante utilizar apenas uma colher de açúcar e nada mais. Espere até que os grãos fiquem macios e reserve.

O próximo passo, é colocar o leite de coco, o leite comum e o açúcar em outra panela. Inclua também a água de flor de laranjeira, sempre misturando muito bem. Assim que começar a ferver, adicione o arroz já cozido e vá mexendo lentamente. Desligue o fogo quando o caldo engrossar. Para esfriar, leve a panela à geladeira por algumas horas.

Temos ainda a calda. Pegue uma panela pequena e acrescente o suco de laranja natural e coado, assim como o açúcar. Mexa e ligue o fogo em seguida. Deixe que o líquido ferva sozinho até que a sua consistência engrosse. Espere esfriar e despeje por cima do arroz. Para finalizar, acrescente um pouco de coco ralado fresco e as raspas de laranja.

festa junina gourmet 03 - São João: 3 deliciosas receitas gourmet para Festa Junina

 

3. Vinho quente gourmet

O mês de junho também é conhecido pela sua temperatura — normalmente, bem fria. Detalhe este, que torna a época muito propícia para experimentar bebidas agradáveis e capazes de “esquentar o corpo”, como o vinho quente gourmet!

Ingredientes

  • 3 garrafas de vinho do tipo cabernet;
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar (de preferência, o mascavo);
  • 150 ml de água mineral;
  • 2 maçãs verdes, cortadas em cubos e sem a casca;
  • 150 ml de licor de laranja;
  • 2 xícaras (chá) de vinho do porto;
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha.

Modo de preparo

Prepare uma calda utilizando 200 ml de água e 100 g de açúcar. Se preferir, inclua também duas cascas de laranja para adicionar um sabor a mais.

Leve uma panela ao fogo e coloque o açúcar mascavo. Ao iniciar o processo de caramelização, adicione água e vá mexendo até derreter, formando uma calda.

Neste momento, misture o licor, o vinho e a maçã. Quando começar a ferver, adicione também o vinho do porto e deixe no fogo por mais uns minutos. Feito isto, você já pode servir e experimentar!

festa junina gourmet 04 - São João: 3 deliciosas receitas gourmet para Festa Junina

 

Dica bônus

Nessa celebração, também é possível unir “o útil ao agradável”. Além de investir em receitas deliciosas, o visual merece um cuidado a mais. Para esse momento, o Kit Relógio São João é uma excelente alternativa.

Composto por um relógio com caixa dourada e um colar com a imagem de São João, o produto é perfeito para quem deseja transmitir coragem, proteção e muita força na data. E mais: a dupla ainda pode ser usada para presentear alguém especial. Vale muito a pena!

festa junina gourmet 05 - São João: 3 deliciosas receitas gourmet para Festa Junina

Comprar

 

Com essas receitas para Festa Junina, a sua época de comemoração não passará despercebida. O melhor? Você terá a chance de experimentar pratos incríveis e capazes de agradar a todos!

E após conferir a leitura, aproveite para compartilhar o post nas suas redes sociais. Temos certeza que os seus amigos também adorarão conhecer essas dicas.