Como a expressão já sugere, a Segunda sem Carne propõe que você exclua a carne do cardápio pelo menos uma vez na semana. Justamente às segundas-feiras. O movimento estimula o não consumo de produtos de origem animal, como carne, ovos, leite e derivados. O objetivo é melhorar a saúde das pessoas e a saúde do planeta. 

semcarnecapa 1 - Segunda sem Carne: o que é e como aderir

A Segunda Sem Carne tem como principal propósito sensibilizar as pessoas sobre os impactos do consumo destes produtos. Apela pra substituição da proteína animal pela vegetal. O movimento já conta com o apoio de governos, celebridades e empresas em todo o mundo. 

Um simbolismo importante da Segunda Sem Carne é o de fazer mudanças na rotina, alterar hábitos, tomar decisões para transformar antigas práticas já no início da semana. Trata-se do primeiro passo. A ideia é provar novos sabores e estender esse hábito recém-adquirido para o restante dos dias da semana.

Campanha global, a Segunda Sem Carne está presente em mais de 40 países, como Estados Unidos, Reino Unido, Bélgica, Brasil, Austrália, Chile e Argentina. 

semcarne2 1 - Segunda sem Carne: o que é e como aderir

O início do movimento Segunda Sem Carne

A Segunda Sem Carne não é um movimento recente. A experiência inicial foi registrada no início do século XX, nos Estados Unidos. Seu objetivo estava ligado à escassez do produto em determinado momento. 

Tudo começou durante a primeira Guerra Mundial, tendo como foco reduzir o consumo de carne entre as famílias americanas. Para que não faltasse esse alimento aos soldados. Mas foi em 2003, que a Segunda Sem Carne ganhou maior exposição e relevância, a partir dos Estados Unidos também. 

semcarne4 1 - Segunda sem Carne: o que é e como aderir

Lá, o movimento nasceu como “Meatless Monday” pelas mãos do profissional de marketing Sid Lerner. Neste momento, a meta era totalmente diferente: persuadir a população sobre o quanto o excesso de consumo de carne faz mal à saúde. 

Ao longo dos anos seguintes, a iniciativa Segunda Sem Carne tornou-se aliada de outras causas, como mudanças climáticas, conservação de recursos naturais e bem-estar animal. Assim, foi angariando novos apoiadores ao longo dos anos nos quatro cantos do mundo.

No Reino Unido, por exemplo, a Segunda Sem Carne (Meat Free Monday) tem como principal embaixador o ex-Beatle Paul McCartney, ao lado das filhas Stella e Mary. 

No Brasil, a iniciativa Segunda Sem Carne foi lançada com apoio da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), em 2009. A cada ano, a adesão é crescente, tornando o País um dos que mais adere ao movimento do cardápio vegetariano semanal.

semcarne3 1 - Segunda sem Carne: o que é e como aderir

Segunda sem Carne contribui pra sustentabilidade do planeta

Em que medida a decisão de não consumir carne às segundas-feiras faz alguma diferença para o mundo? A resposta a esta indagação está em diferentes frentes, como saúde das pessoas e animais e impacto ao meio ambiente. Confira!

  • Salvar animais: é a primeira razão pela qual as pessoas se mobilizam pra não comer carne pelo menos uma vez na semana. Em média, todos os anos, são mortos aproximadamente 70 milhões de animais terrestres, sem contar os marinhos.

  • Favorece a saúde: excluir a carne pressupõe aderir a uma dieta mais saudável, incluindo alimentos à base de vegetais. Nessa direção, há benefícios pra saúde das pessoas, prevenindo doenças crônicas e degenerativas, como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade, diversos tipos de câncer e diabetes. 

  • A pesquisa da Academia de Ciências dos Estados Unidos aponta que mudar o hábito de alimentação, substituindo proteína animal por vegetais, pode evitar em torno de 8 milhões de mortes até 2050.

  • Faz bem para o planeta: optar por não comer carne às segundas-feira tem um caráter humanitário, diretamente ligado à sustentabilidade da vida na Terra. De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), 60% do milho e da cevada, e 97% do farelo de soja são produzidos exclusivamente para a alimentação dos animais. 

  • Na contramão desse fato, há aproximadamente 800 milhões de pessoas passando fome. A SVB fez uma conta e estimou que a cada 24 gramas de ovos, 311 gramas de carnes e 430 mL de leite ou derivados que não consumidos, evita-se que 14 kg de CO2 sejam emitidos na atmosfera; 100 km sejam rodados em um carro comum e o desperdício de 3.400 litros de água, o equivalente a equivale a 26 banhos de 15 minutos.

A produção de carne tem um efeito negativo no planeta, já que é necessário despender uma quantidade considerável de água pra alimentar o gado. Além disso, há o risco iminente de desmatamento para permitir o cultivo de alimentos pros animais, o que resulta em ameaça clara à biodiversidade. 

Por isso, ao diminuir o consumo de carne, nem que seja por um dia, as pessoas têm ação direta e positiva pra diminuir os impactos ao meio ambiente e à sustentabilidade do planeta.

semcarnefecha 1 - Segunda sem Carne: o que é e como aderir

Segunda Sem Carne, como participar desse movimento?

Participar deste movimento global é bem simples. É só só não comer carne e seus derivados, nem peixe, toda segunda-feira do ano. 

Pra que você não se esqueça de aderir ao Segunda Sem Carne, é possível se cadastrar no site oficial da iniciativa, em inglês, e assinar o boletim informativo do Meatless Monday. Com isso, quem se inscreve recebe toda segunda-feira, diversas receitas que substituem a proteína animal por outras delícias.

Há também espaço pra você comentar como foi sua experiência gastronômica sem carne e como você encarou o desafio. No Brasil, pra acompanhar as dicas, você pode seguir e comentar as redes sociais do movimento Segunda Sem Carne.

Sem proteína de origem animal, recomenda-se que seu prato seja dividido entre ¼ de cereais, tubérculos e/ou raízes; ¼ leguminosas e ½ legumes e verduras. Assim, você terá uma dieta bem nutritiva. Evitando estereótipos de que um cardápio vegetariano resume-se a folhas verdes sem sabor.   

Excluir a carne uma vez por semana da dieta regular não é algo inatingível. Sobretudo quando você avalia os impactos que sua ação têm pra sua saúde, comunidade de modo geral e animais. Afinal, eles são vítimas desse processo que privilegia o uso de sua proteína no cardápio das principais refeições. 

Você quer saber quais são os melhores alimentos do mundo? Leia nosso artigo sobre!