Você sabe quais são os principais tipos de graduação? Muitas pessoas têm o sonho de iniciar a jornada no ensino superior. Nesse contexto, é necessário ter o conhecimento de diferentes questões relacionadas a esse assunto para que seja possível fazer uma escolha assertiva do curso.

Sabemos que existem diversas universidades e cursos no ensino superior. Trata-se de um segmento educacional que está em expansão no Brasil. Conhecer os cursos disponibilizados vai te ajudar a selecionar o curso que atenda às suas necessidades e te deixe mais capacitado para entrar no mercado de trabalho.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo vamos abordar quais são os tipos de graduação existentes. Iremos explorar as vantagens e desvantagens de cada metodologia para te ajudar a fazer uma boa decisão na escolha do curso. Continue com a gente.

tiposdegraduacao1 - 3 Tipos de graduação: conheça todos

Quais são os tipos de graduação?

Existem diferentes tipos de graduação e cada uma atende a uma necessidade específica. Nesse contexto, o conhecimento sobre cada programa de ensino superior vai te ajudar a escolher o curso que melhor atenda às suas necessidades e ao seu perfil.

Diante de uma ampla oferta de cursos de ensino superior nem sempre é fácil escolher a graduação ideal. Entre os principais tipos estão o bacharelado, a licenciatura e o tecnológo. Abordaremos sobre as principais características de cada um na sequência do conteúdo.

Bacharelado

Tratam-se dos cursos tradicionais de ensino superior. Os programas de bacharelados proporcionam a formação necessária para que as pessoas possam exercer as profissões (podendo ser regulamentadas por lei ou não).

Ao escolher o curso de bacharelado, os estudantes terão disciplinas teóricas e práticas voltadas para cada segmento de atuação (Direito, Contabilidade, Engenharia etc.).

Na maioria das vezes, os cursos duram entre quatro e cinco anos. Na área de Medicina, o bacharelado tem seis anos. Após a conclusão do curso, o aluno terá o título de bacharel.

Vale destacar que após concluir a graduação, a pessoa poderá ministrar aulas em universidades e atuar com atividades práticas relacionadas a cada segmento.

Licenciatura

A licenciatura é um tipo de graduação direcionado para o exercício da licenciatura do ensino infantil ao médio). Nesse contexto, os estudantes vão ter aulas direcionadas de um área do conhecimento como Matemática, Física etc.

A graduação do tipo licenciatura é concluída em quatro anos. No fim dos estudos, os graduados vão ter o título de licenciado na área específico. 

Vale destacar ainda que as aulas apresentam cunho pedagógico e preparam o estudante para dar aulas no ensino fundamental e médio. No entanto, para ministrar aulas no ensino infantil é preciso fazer o curso de Pedagogia.

Tecnólogo

Os cursos tecnólogos são graduações que apresentam duração menor se comparado com as tradicionais. Na maioria das vezes, os cursos técnicos têm entre dois e três anos de duração.

Vale destacar ainda que essa modalidade de graduação, os estudantes vão ter mais aulas práticas do que teóricas.

Essa questão acontece porque os tecnólogos visam preparar o estudante para o ingresso no mercado de trabalho na carreira pela qual escolheu. Isso ajuda a pessoa entrar no mercado mais rapidamente.

No fim do curso, há o título de tecnólogo em um determinado segmento. Pode ser, por exemplo, técnico em Contabilidade, Gastronomia, Administração, entre outras possibilidades.

Como escolher o melhor curso?

Diante de uma ampla variedade de cursos de ensino superior, nem sempre é fácil escolher o melhor curso. Para escolher a graduação que atenda aos seus objetivos é preciso levar várias questões em consideração.

Entre alguns fatores que devemos nos atentar estão as possibilidades de atuação, o objetivo da formação, a modalidade que os cursos serão oferecidos (EAD, presencial, entre outros) etc. Nesse contexto, é fundamental ter autoconhecimento e pensar no que faz sentido para a sua carreira.

Os cursos de Licenciatura são mais indicados para quem deseja dar aulas ou trabalhar no ambiente acadêmico.

O Bacharelado, por sua vez, proporciona uma formação generalizada e vai te dar a oportunidade de atuar em diferentes funções.

O tecnólogo vai te ajudar a se capacitar profissionalmente para trabalhar em um segmento específico.

Independente da sua escolha é fundamental buscar por uma instituição séria de ensino superior e com boa avaliação pelo Ministério da Educação (MEC).

Além disso, a faculdade deve ter uma equipe de professores especializados e com foco no sucesso do aluno, preparando o estudante para suprir as demandas do mercado, o que contribui para otimizar a empregabilidade do profissional.

Como funciona a coleção Profissão para Graduados?

A coleção Profissão para Graduados conta com uma ampla variedade de relógios e elas são muito úteis, pois se direcionam para diferentes profissões. O portfólio de produtos disponibilizados é completo e certamente um deles vai atender às suas necessidades.

Nesse contexto, vale muito a pena ter o conhecimento da coleção Profissão para Graduados oferecida pela Seculus especialmente para você.

Como é possível perceber, existem diversos tipos de graduação e cada categoria atende a uma necessidade específica. Por esse motivo, procuramos apresentar os principais tipos de cursos no ensino superior para te ajudar na decisão no tipo de faculdade a ser escolhida.

Trata-se de uma escolha relevante, pois ao ser assertivo na escolha torna-se possível selecionar o curso que atenda às suas necessidades e, principalmente, te ajude no crescimento na carreira e também a se tornar um profissional diferenciado no mercado.

Agora, que já sabe quais são os principais tipos de graduação existentes, confira este conteúdo e conheça os principais canais no YouTube direcionados para a sua carreira. Eles vão te ajudar a fazer escolhas assertivas e serão capazes de te preparar para se tornar um profissional reconhecido na sua área de atuação.

Banner Superior Desktop - 3 Tipos de graduação: conheça todos