Bem-vindo! Nesta coluna você encontrará, mensalmente, conteúdos sobre carreira, finanças e empreendedorismo. Nosso objetivo é trazer abordagens modernas e práticas, que possam auxiliar no seu crescimento profissional. Inauguramos com o tema de transição de carreira que reflete uma situação vivida por grande parte das pessoas: a insatisfação com o trabalho atual.

É certo que até o mais bem-sucedido profissional não está livre de sentir dúvidas sobre o melhor caminho a seguir em sua carreira.

No entanto, se você está se sentindo estagnado, frustrado ou insatisfeito com seu trabalho, é necessário refletir sobre alguns aspectos para que seu próximo passo seja coerente com o que você realmente deseja.

E é sobre isso que trataremos neste artigo. O que você deve avaliar e como se preparar para uma transição de carreira segura e eficiente. Confira!

Como preparar sua transição de carreira

Sua transição de carreira, dependendo da maneira como é planejada, pode ser um momento turbulento ou de crescimento na sua vida profissional. Por isso, listamos os passos que você precisa seguir para que sua transição de carreira seja bem-sucedida.

1 – Entenda os seus motivos

ransição de carreira - Transição de carreira: qual o momento certo de mudar?

O primeiro passo para organizar sua transição de carreira é entender os motivos da sua insatisfação no trabalho. É muito comum, quando estamos mergulhados emocionalmente em um problema, não conseguir identificar suas causas.

No caso de mudanças profissionais isso pode ser especialmente perigoso, levando a decisões precipitadas que podem, inclusive comprometer seu futuro.

Por outro lado, existem alguns sinais que você pode perceber e que darão boas pistas se o problema está no seu emprego, na empresa ou na escolha da carreira.

Para ajudar nestas reflexões, preparamos algumas perguntas.

  • Você sabe do seu potencial e entrega resultados, mas não vê mais significado no seu trabalho e ele não faz mais seus olhos brilharem?
  • Pensar na segunda-feira dá calafrios e você não vê a hora da sexta-feira ou algum feriado chegar para se sentir mais livre e feliz?
  • Você sente que sua carreira parou? Que não tem para onde crescer dentro da empresa?
  • Você deseja fazer carreira em outra área, dentro da mesma profissão, ou, quer realizar algo completamente novo?

Responder, objetivamente, a estas perguntas trará a clareza necessária para o próximo passo.

2- A mudança é de emprego, carreira ou profissão?

Transição de carreira 1 - Transição de carreira: qual o momento certo de mudar?

Depois de entender os motivos da sua insatisfação, é hora de decidir o que você deve mudar.  Por exemplo, se a sua frustração está relacionada com o seu chefe e com os colegas, ou com algo na cultura da empresa, o problema é o seu emprego.

Neste caso, você pode atualizar seu currículo e o seu Linkedin, procurar recrutadores e pesquisar outras empresas mais alinhadas com seu perfil profissional.

Por outro lado, se a sua infelicidade estiver relacionada às atividades que desenvolve, você precisa decidir se deve mudar de carreira ou de profissão.

Muitas pessoas pensam que são a mesma coisa, mas uma mesma profissão abrange diversas áreas de atuação, e você pode construir uma carreira em qualquer uma delas.

Portanto, antes de rasgar o seu diploma, pesquise as outras possibilidades de atuar dentro da sua profissão. Se não encontrar nada que faça seu olho brilhar e o coração bater mais rápido, é hora de pensar em uma mudança mais radical.

3- Pesquise o mercado

transição de carreira 2 - Transição de carreira: qual o momento certo de mudar?

O próximo passo na preparação da sua transição de carreira é pesquisar o mercado. Independente se a sua busca será por outro emprego, carreira ou profissão, você precisará entender como está o mercado de trabalho no segmento desejado.

Por exemplo, se estiver buscando outro emprego, faça uma lista das empresas que mais deseja trabalhar e verifique se existem vagas abertas para o seu perfil profissional. Pesquise em bancos de vagas, no Linkedin e no site das empresas. Existindo ou não vagas abertas, mapeie o tipo de profissional que trabalha no setor que você deseja.

Faça uma lista de todas as competências técnicas e comportamentais desses profissionais e compare o seu perfil. Assim, poderá identificar seus pontos fortes e pontos que devem ser melhorados. Pesquise, também, o ambiente e a cultura das empresas, para verificar se existirá algum problema de adaptação.

Se estiver interessado em mudar para outra carreira ou profissão, você pode pesquisar as grades curriculares nas faculdades, conversar com profissionais que já atuam na área desejada, entre outras coisas.

Realizando essa pesquisa de maneira organizada e detalhada, você terá uma ótima percepção das dificuldades que enfrentará para realizar as mudanças necessárias. E poderá tomar as ações necessárias, investindo seus recursos de tempo, energia e dinheiro de forma eficiente, seja se capacitando para melhorar o currículo, fazendo uma nova formação ou uma pós-graduação.

4- Faça um planejamento financeiro

transição de carreira 3 - Transição de carreira: qual o momento certo de mudar?

Não podemos esquecer da parte financeira dentro da sua transição de carreira. É essencial que você saiba o impacto que essa mudança profissional trará nas suas finanças. O ideal é que você prepare uma reserva para evitar surpresas desagradáveis.

O primeiro passo é organizar suas finanças pessoais, ou seja, saber, exatamente, quanto ganha, quais são suas despesas e, principalmente, no que gasta. Essas informações serão essenciais para saber o quanto poderá investir na sua transição de carreira.

Anote, durante três meses, no mínimo, todos os seus gastos, incluindo contas de casa, carro, diversão, escola dos filhos etc. Assim, você terá uma média do seu custo mensal e do quanto terá disponível para compor sua reserva.

Outro ponto a ser considerado é o quanto, exatamente, você precisará para alcançar seu novo objetivo profissional. Inclua o custo das possíveis formações, cursos de capacitação, viagens para eventos ou para entrevistas, enfim, tudo o que, provavelmente, você precisará investir para alcançar seu novo objetivo.

5- Amplie seu Networking

transição de carreira 4 - Transição de carreira: qual o momento certo de mudar?

O networking será essencial na preparação da sua transição de carreira. Através dele, você poderá acelerar a mudança que deseja.

A primeira coisa a fazer é comunicar às pessoas que você conhece o que está buscando. Explique os motivos que o levaram a tomar essa decisão e peça para ser avisado caso saibam de alguma oportunidade que esteja alinhada com o seu novo objetivo profissional.

O segundo movimento que você precisa realizar é ampliar o seu networking, principalmente, se chegou a conclusão que necessita mudar de carreira ou de profissão. Provavelmente, você ainda não terá conhecidos nesse novo mercado e precisará aproximar-se de profissionais interessantes e estratégicos. Por isso, quanto antes você começar a desenvolver essa nova rede, mais rápidos os resultados surgirão.

No entanto, essa busca não deve ser aleatória. Você pode usar os resultados da sua pesquisa de mercado para identificar quem são os profissionais que deseja conhecer, onde eles trabalham e por que seriam contatos interessantes.

Comece se conectando com eles pelo Linkedin, e, posteriormente, convide-os para um café ou um almoço para estreitar o vínculo. Participar de eventos como feiras, congressos, workshops e palestras também são excelentes oportunidades de ampliar seu networking, conhecendo pessoas da área de atuação desejada.

Pronto para sua transição de carreira?

Agora que você já sabe o que deve fazer para preparar uma transição de carreira segura, é só começar a aplicar as dicas que passamos.

Você deve ter percebido que esta mudança irá requerer um pouco de coragem, organização e motivação da sua parte. E, como todo passo importante que damos, existirão dificuldades. O importante é não desanimar, pois, você merece extrair prazer e realização do seu trabalho.

Gostou do artigo sobre transição de carreira? Tem alguma experiência para compartilhar conosco e com outras pessoas? Deixa um comentário.