Na hora de dar mais sabor às receitas do dia a dia ou aos pratos mais sofisticados, prefira o uso de diferentes tipos de temperos. Além da comida ficar mais gostosa, você vai poder usufruir dos diversos benefícios dos temperos para a sua saúde.

Já faz algum tempo que o sal deixou de ser o protagonista na cozinha. Não só porque seu excesso interfere no gosto real dos alimentos. Mas, principalmente, pelos malefícios que causa.

temperoscapa 1 - Veja os benefícios dos temperos para a sua saúde

Cada tempero tem seu espaço na preparação dos alimentos e promove ganhos importantes pra quem opta por uma vida mais saudável e equilibrada. Além de mais sabor aos pratos, os benefícios dos temperos para a sua saúde estão relacionados ao seu alto potencial termogênico.

Isso quer dizer que eles têm a capacidade de elevar a temperatura corporal do organismo, melhorando o tempo de repouso, favorecendo o metabolismo energético e levando à queima da reserva de gordura pra obtenção de energia. E não é só isso. Acompanhe!

Os benefícios dos temperos para a sua saúde

Além de reforçar sabores e proporcionar uma grande diversidade de aromas, os temperos mais usados na cozinha brasileira proporcionam diversos benefícios pra a sua saúde. Vamos ver alguns deles!

  • Alho

Utilizado em vários preparos, vai bem no feijão, arroz, massa, o alho tem um aroma incrível. É tudo de bom. O  alho é um dos temperos para a sua saúde que mais colaboram para uma vida longa e saudável. Porque tem um componente chamado alicina, que previne a aterosclerose e a obstrução coronária, reduzindo o colesterol e a presença de coágulos no sangue.

alho 1 - Veja os benefícios dos temperos para a sua saúde

side view of garlic bulbs and cloves on cutting board on wooden background

Além disso, o alho possui propriedades antibacterianas que tratam infecções, regulam o açúcar no sangue e podem prevenir o câncer. Transformado em chá, ajuda na prevenção de gripes e resfriados devido às suas propriedades antivirais e antibacterianas.

Os dentes do alho possuem piridoxina ou vitamina B6, que auxilia na prevenção de doenças cardíacas, mantém a saúde do sistema nervoso e ainda tem a vantagem de deixar a pele saudável.

  • Coentro

Muito usado para temperar peixes, o alho auxilia como ninguém na digestão. Isso porque contém os flavonoides linalol, pineno e terpeno. Adicionalmente, o coentro tem propriedades bactericidas e fungicidas. Já suas sementes são ricas nas vitaminas C, vitaminas do complexo B e cálcio.

E se não bastasse, o coentro possui antioxidantes, que são moléculas que restringem a oxidação de outras moléculas no corpo. Isso traz vários benefícios em diversas partes do corpo, ajudando na prevenção de riscos ao coração e na prevenção de doenças neurológicas.

Há também estudos sobre os benefícios dos temperos para a sua saúde que mostrando que as folhas de coentro têm propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, que melhoram a saúde da pele e ajudam no combate a doenças, como a conjuntivite. O coentro é uma boa fonte de fibra. Por isso, causa um alívio pra quem tem problemas gastrointestinais.

  • Cebolinha

Queridinha da culinária brasileira, a cebolinha tem lugar cativo em várias receitas, principalmente as que dispensam o forno e o fogão. É recomendado acrescentá-la apenas ao final do preparo para manter suas propriedades nutricionais.

Rica em flavonoides, a cebolinha é anti-inflamatória e considerada um dos antibióticos naturais mais potentes. Foi usada pelos romanos como um dos remédios mais populares para tratar dor de garganta.

Contém as vitaminas A, C e E e é rica em magnésio, ferro e cálcio. Seu consumo diário recomendado é de pelo menos três hastes todos os dias. É indicada pra quem está  procurando ganhar peso. Pois estimula o apetite.

salsa 1 - Veja os benefícios dos temperos para a sua saúde

  • Salsa

A salsa ou salsinha é um bom exemplo entre os muitos bons temperos para a sua saúde. Por isso, o ideal é usar diariamente. Prefira a salsa fresca com folhas bem verdes e firmes ou a salsa desidratada pura, de preferência orgânica. Assim ela tem mais benefícios à saúde.

A salsa tem propriedade diurética, que ajuda a prevenir a retenção de líquido e a desintoxicar o corpo. A salsinha tem outros benefícios, como ação anti-inflamatória, controle de açúcar no sangue, combate à anemia, alívio à constipação intestinal e tem ação rejuvenescedora.

  • Folha de louro

Aquela folha aromática que você pode usar no cozimento do feijão é rica em compostos que ajudam na saúde do coração, reduzindo as chances de doenças cardíacas coronárias e mantendo o coração ativo.

As folhas de louro são ricas em ácidos graxos insaturados mono e ajudam a melhorar o colesterol HDL (bom) e a reduzir o colesterol LDL (ruim). São recomendadas durante gripes e febres porque ajudam a aliviar o congestionamento.

A melhor forma de ingerir o louro é na forma de chá. Mas, se você quiser deixar uma refeição pesada, como a feijoada, mais leve para o seu estômago, coloque um pouco de louro durante sua preparação.

pizza 1 - Veja os benefícios dos temperos para a sua saúde

  • Manjericão

Aquela folhinha verdinha em cima da pizza margherita, quem diria, possui muitas propriedades. Anote aí: o manjericão é antioxidante, ajuda na digestão, alivia cólicas e diminui a formação de gases.

Por ser rico em eugenol, alivia dores musculares. Da mesma forma do que a cebolinha, prefira incluí-lo ao final dos preparo. Ou nas receitas em que não é necessário levar ao fogo ou ao forno.

O manjericão também é mestre por possuir antioxidantes, propriedades antiestresse, além de ser anti-bacteriano. Outro benefício importante: ajuda a reduzir o cortisol, hormônio do estresse.

Além de ser uma fonte de vitamina C, o manjericão ajuda a diminuir o muco em caso de bronquite e previne tosses e dor de garganta. Por isso ele está na lista dos bons temperos para a sua saúde.

Noz-moscada

Ela faz parte da cultura oriental há muitos séculos. Além de adicionar sabor a diferentes pratos, a noz-moscada possui minerais, como potássio, cálcio, ferro e manganês, que ajudam a manter o sistema imunológico forte.

Tem componentes anti-inflamatórios que reduzem a chance do aparecimento de certos tipos de câncer. Se você tem insônia, coloque meia colher de chá de noz-moscada numa bebida quente e tome antes de dormir.

Com cheiro e sabor bem fortes, a noz-moscada é rica também em miristicina. Por isso, é usada nos remédios pra náusea, má digestão e cólica.

  • Pimenta

Tem gente que ama, mas tem também quem não goste nem de uma pitada. Os adeptos de uma boa e arretada pimenta adoram dar um gosto mais acentuado no prato. Além do sabor, a pimenta é rica em capsaicina, antioxidante e anti-inflamatório que ajudam a aliviar dores e melhoram a digestão.

E sabe da novidade deste destaque entre os bons temperos para a sua saúde? Quanto mais forte o sabor da pimenta, mais capsaicina ela possui. Além desses benefícios, a especiaria ajuda a acelerar o metabolismo, aumenta a libido, age como anti-inflamatório e atua como antioxidante, prevenindo alterações nas células.

É normalmente usada para temperar peixes, carnes, feijoadas, pratos com legumes e frangos.

Gostou de conhecer os benefícios dos temperos para a sua saúde? Então, não guarde só pra você. Compartilhe este artigo com seus seguidores nas redes sociais!