A pandemia do Coronavírus tem transformado diversas atividades em nossa sociedade e isso também se aplica aos processos seletivos visando à contratação de profissionais. Nesse contexto, o vídeo currículo tem sido presença cada vez mais constante no processo de seleção de candidatos.

Isso acontece devido às regras necessárias para evitar a disseminação da Covid-19 e entre elas está o distanciamento social. Essa questão faz com que os processos seletivos sejam informatizados (aconteçam de forma on-line) e as pessoas poderão enviar um currículo em forma de vídeo ao invés de fazê-lo na forma tradicional.

Imagino que você deva estar bastante interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste conteúdo explicaremos detalhadamente o que é o vídeo currículo, qual a importância de fazê-lo e forneceremos dicas que o auxiliarão a produzir o seu currículo na forma de vídeo da melhor maneira possível. Continue com a gente.

O que é o vídeo currículo?

O vídeo currículo faz referência à prática de os candidatos apresentarem as suas qualificações profissionais e habilidades pessoais por meio de um vídeo rápido e objetivo.

Por meio dessa prática, as empresas conseguem avaliar as qualificações de cada candidato e a capacidade de comunicação de cada pessoa.

Ambas as questões são fundamentais no mundo corporativo. As qualificações demonstram que o indivíduo está preparado para exercer uma determinada função. A comunicação é fundamental para um melhor entrosamento do time de trabalho e para que todos saibam claramente o seu papel na equipe.

Qual a importância de fazer o vídeo currículo?

Tem um ditado popular que diz o seguinte: “uma imagem vale mais do que 1.000 palavras”. Essa lógica é válida para os processos seletivos e também para o vídeo currículo.

Isso porque, por meio de um vídeo objetivo, torna-se possível conhecer melhor sobre as habilidades interpessoais de uma pessoa. No currículo tradicional, na forma de papel, não é possível verificar as qualidades comunicacionais e nem perceber as emoções do candidato.

Ao apostar no currículo sobre forma de vídeo, o candidato evita gastar tempo dinheiro se deslocando até o local da entrevista e a empresa reduz investimentos relacionados a novas contratações, pois o processo seletivo será mais rápido.

videocurriculo2 - Vídeo currículo: conheça essa tendência e veja como fazer

Como produzir o currículo na forma de vídeo?

Primeiramente, é importante que a empresa desenvolva um modelo para que sirva de referência aos profissionais. Nesse contexto, é uma ótima ideia estabelecer as questões que serão avaliadas.

Sobre esse tema é relevante destacarmos algumas questões. É fundamental adotar vídeos curtos e objetivos para facilitar o trabalho dos recrutadores. Por esse motivo, o ideal é que tenha, no máximo, 3 minutos. Com isso, você poderá abordar questões relevantes sobre a sua trajetória profissional ou mesmo sua carreira.

Também é fundamental estar atento em relação à iluminação, pois ela faz total qualidade na imagem. Procure filmar com a câmera na horizontal para melhorar a amplitude visual.

O enquadramento também é outro aspecto fundamental para garantir a qualidade da imagem. O ideal é que ele pegue da cintura ou do busto para cima. É muito importante checar essas questões antes de fazer a gravação e durante a edição para assegurar que o vídeo fique bem produzido e, consequentemente, você consiga fazer uma boa apresentação.

Onde devo hospedar o vídeo?

Trata-se de uma das dúvidas mais frequentes por parte de muitas pessoas. A boa notícia é que há ótimas ferramentas de criação de vídeo on-line que poderão ajudá-o nessa missão.

Entre alguns exemplos estão o YouTube e o Vimeo. Ambas possibilitam que os profissionais possam compartilhar os vídeos para os recrutadores. Após publicar o vídeo, compartilhe o link aos recrutadores para eles poderem ver a sua apresentação.

Em qual etapa do processo seletivo devo enviá-lo?

O vídeo currículo não dispensa o uso do currículo na forma de papel, ao menos nas etapas iniciais dos processos seletivos.

O currículo tradicional também ajuda a utilizar melhor o tempo, pois os recrutadores poderão buscar palavras-chave e fazer uma leitura rápida das habilidades dos profissionais. O vídeo acaba sendo complementar e é uma maneira de deixar mais evidente a capacitação de cada pessoa.

Desse modo, o vídeo currículo é bastante útil para processos seletivos que contam com várias etapas. Inicialmente, você pode enviar o currículo tradicional e nas etapas posteriores, seria uma ótima ideia elaborar um vídeo contando sobre a sua trajetória profissional.

Quais são os erros a serem evitados?

Muita gente nunca fez uma apresentação na forma de vídeo e neste cenário é bastante natural que as pessoas tenham dúvidas nesse momento. Por esse motivo, diversos erros costumam ser cometidos e eles devem ser evitados. Entre os principais estão:

  • vídeos longos;
  • uso da linguagem informal;
  • falta de atenção em relação à qualidade do áudio e da imagem;
  • uso de vestimenta inadequada;
  • não seguir as diretrizes estabelecidas pelo RH;
  • leitura simples de informações do currículo impresso. A simples leitura tira a naturalidade do candidato.

Como é possível perceber, o vídeo currículo é uma tendência cada vez mais presente em empresas dos mais variados portes e segmentos de mercado. Por esse motivo, é muito importante entender como funciona e saber fazer esse novo formato de currículo para você ter sucesso nos próximos processos seletivos e, assim, possa conquistar o emprego dos seus sonhos.

Agora, que já sabe como fazer o vídeo currículo, confira este conteúdo, veja o que é ser um workaholic e saiba como você pode equilibrar a vida pessoal com a profissional da melhor forma possível.