O Whatsapp e o Telegram hoje competem pelo império das mensagens instantâneas. Mas quais os prós e contras de cada um? Veremos estes pontos em destaque de cada um para que você tenha uma ideia melhor sobre estes aplicativos.

Qual dos dois você costuma usar? Na verdade, ambos aplicativos são ótimos e funcionais para aquilo que as empresas propuseram a criar: comunicação por meio de mensagens instantâneas.

Veja, neste artigo, os prós e contras de cada um desses aplicativos.

Conhecendo um pouco mais sobre Whatsapp e o Telegram

Praticamente existem dois tipos de pessoas: aquelas que se sentem à vontade de fazer as suas coisas por meio de algo criado e aquelas que gostam de coisas feitas por elas mesmas. Qualquer uma que seja a categoria a qual uma pessoa pertence, isso acaba afetando as suas escolhas sobre as ferramentas que prefere.

Pode-se dizer que são poucos os debates que causam tanta discussão no universo da tecnologia que a eterna disputa entre o Whatsapp x Telegram. Ambos aplicativos continuam evoluindo e se modernizando, adequando-se às novas necessidades, de uma forma ininterrupta.

Quase toda semana sempre há novidade em relação ao Whatsapp e ao Telegram. Por isso torna-se difícil classificar qual deles é o melhor.

seculus4 - Whatsapp x Telegram: prós e contras de cada app

Mas podemos dizer que, em números, o Whatsapp é com certeza o líder indiscutível, quando se trata de envio de mensagens, principalmente por causa da sua enorme base de usuários em todo o mundo. É possível afirmar isso porque desde que foi adquirido pelo Facebook, ele teve seus recursos integrados a essa rede social.

Com esta integração, o Whatsapp acabou absorvendo os temperos de uma plataforma de mídia social e por esta razão, está longe de ser apenas uma plataforma de mensagens instantâneas.

No entanto, muitos usuários que podem até gostar de alguns recursos adicionais, isso pode ser uma forma de distração para quem deseja apenas usar um aplicativo para conversas simples e objetivas, e é aí que entra a função do Telegram. O Telegram nada mais é do que um serviço de mensagens simples e instantâneas, com uma abordagem de segurança interessante e uma variedade de recursos extras.

E agora? Quais seriam os prós e os contras do Whatsapp  e do Telegram?

seculus4b - Whatsapp x Telegram: prós e contras de cada app

Whatsapp x Telegram: medindo as forças

Para facilitar, aqui está um duelo mais atualizado sobre o Whatsapp x Telegram em termos de conceitos de número de usuários, privacidade, segurança, funções disponíveis e personalização.

Vamos começar pelo ponto mais simples: o usuário. Mesmo que existam certas tarefas que você pode fazer sozinho ou de forma passiva como, por exemplo, consultar informações, o principal objetivo é enviar e receber mensagens, não é?

Neste sentido, o Whatsapp acreditamos que já ultrapassou a barreira de mais de 1,5 bilhão de usuários mensais ativos em 2019 e, desde então, vem se saindo por essa constante. Por outro lado, o Telegram também efetivou seus 200 milhões de usuários. Podemos ver que a diferença entre os usuários que escolheram entre os dois aplicativos ainda é bem grande.

Independente dos números de downloads e acessos, ambos, Whatsapp e Telegram, são muito úteis naquilo que se propõem. Mas, de forma geral, suas semelhanças falam mais alto no momento de escolher simplesmente por um deles.

Isso irá depender, a escolha do usuário, no que ele de fato, precisará ou deseja fazer. Para isso, observamos as diferentes necessidades no mundo das mensagens instantâneas, mais adequadas para a necessidade.

1. Chat em grupos

Talvez esta seja definitivamente a área do Telegram. Em muitos aspectos, ele supera significativamente o Whatsapp pelo simples fato de que você pode ter até 100.000 pessoas em um mesmo grupo! Porém, a única desvantagem é que você pode não ser capaz de acompanhar todas aquelas infindáveis conversas. Pois grupos que reúnem de 5k a 50k de pessoas costumam ser meio caóticos e, dependendo das mensagens, difíceis ou impossível de acompanhar.

Talvez seja por isso que o Whatsapp se encarregou de estabelecer um limite muito menor para o bate-papo em grupos. No entanto, algumas demandas profissionais ou sociais exigem a necessidade de ter um grande número de pessoas conectadas, e é essa a razão pela qual o Telegram cumpre esse trabalho.

Outro destaque para grupos, é que o Telegram possui canais em que uma pessoa pode se conectar sem estar preso apenas em um bate-papo no grupo. Esta função não está disponível no Whatsapp. Os canais podem apenas postar informações que sejam feitos sem comentários ou tipos de análises.

Com o passar do tempo, é possível que no futuro o Telegram necessite organizar melhor na forma de um painel administrativo para que mensagens importantes possam ser lidas. E por outro lado, o Whatsapp pode aumentar gradativamente o número de participantes em grupos.

2. Atualização do Status

O interessante do Status que o Whatsapp fornece é como se fosse o Stories do Instagram e do Facebook. No entanto, ele só pode ser visto apenas pelos seus contatos e não por todos os outros que não estão em sua lista.

Já o Telegram, não tem esse recurso, apesar de ser uma ferramenta também com funções para círculos e grupos sociais, ele foi desenvolvido para criar canais para trabalho, negócios e grupos de trabalho ou estudo.

Além disso, o Whatsapp permite que os usuários adicionem mensagens de texto curtas que serão exibidas em seus perfis, ao estilo Snapchat, podem sobreviver por 24 horas e depois são automaticamente excluídas. Mas também há boatos que o aplicativo poderia começar a exibir anúncios para usuários via Status.

3. Segurança

O Telegram vem se orgulhando muito desse aspecto, ao contrário do Whatsapp e do Facebook que vem caindo constantemente a confiança das pessoas nos últimos tempos. Como o Facebook comprou o Whatsapp há alguns anos, os mesmos riscos de sigilo e falta de segurança são conhecidos.

Tanto o Whatsapp quanto o Telegram têm o chamado “end encryption”, que é a criptografia de sistema em que somente usuários em comunicação podem ler as mensagens. No entanto, o Whatsapp fica habilitado e ativo em todas as conversas, enquanto que o Telegram pode acessar chats de forma secreta.

>>> Leia também:
Privacidade online: 10 dicas para proteger seus dados
Como a Inteligência Artificial está impactando a nossa vida

Mas, cuidado, nem tudo é criptografado. Além da criptografia, existem outros fatores que entram no jogo ao tratar de segurança e privacidade. O controle de acesso, por exemplo, é um deles. Recentemente, parece que o WhatsApp está prestes a lançar seu sistema de bloqueio de impressões digitais para Android.

Mas até lá, o aplicativo não impede que qualquer pessoa com acesso móvel, possa ler todos os chats. No entanto, pelo Telegram, é possível proteger os chats com PIN e senha. E mais, com o Secret Chat, o Telegram impede que os usuários façam capturas de tela e até apaguem a gravação da tela.

Recentemente, o Telegram se recusou a dar para o governo russo as suas chaves de criptografia, o que acabou conquistando a confiança de seus usuários e outros que passaram a se agregar na comunidade Telegram. Por este motivo, os usuários que buscam como função principal, a segurança e privacidade, estão crescendo em números.

privacidade - Whatsapp x Telegram: prós e contras de cada app

4. Interface de usuário

A interface do Whatsapp parece ser mais dinâmica e organizada do que a do Telegram. Mas como estética é uma questão de gosto individual, o importante é analisar se as funções de interface são aproveitáveis ou não. E isso quem dirá será o usuário. Por exemplo, existe uma opção no Whatsapp que serve para arquivar bate-papo.

seculus4c - Whatsapp x Telegram: prós e contras de cada app

Já a interface do Telegram não possui tantas escolhas do que o Whatsapp. Porém, pelo Telegram é possível escolher várias opções para personalizar a interface do aplicativo, incluindo a capacidade de alterar a cor de cada elemento individual, além de ter a opção de baixar temas criados pelos próprios usuários.

O WhatsApp recentemente introduziu a capacidade de formatar textos, o que é um recurso muito bom, do tipo colocar palavras em negrito, itálico, etc. No Telegram, o usuário também pode editar a mensagem que acabou de enviar, dizendo adeus aos erros de digitação.

5. Compartilhamento de arquivos

Aqui é bem diferente. No Whatsapp existe um limite de tamanho sobre tudo aquilo que você pode carregar ou fazer upload. Esta função não existe no Telegram. Pelo contrário, o Telegram permite que arquivos pesados ​​sejam transferidos em sua plataforma normalmente. E isso torna o Telegram um ótimo lugar para compartilhamento de arquivos.

No Telegram, você pode enviar sem problemas arquivos de até 1,5 Gb, bem ao contrário do seu concorrente, onde só se pode compartilhar arquivos de até 100 Mb. Ainda, você pode ter acesso a vários dispositivos, graças ao seu recurso de sincronização baseado em nuvem, com mensagens sincronizadas entre dispositivos em tempo real.

6. Redes sociais e conhecer pessoas

Para este motivo, você estará mais propenso a conhecer pessoas novas via Telegram. O Whatsapp se concentra mais em sua lista de contatos mediante quem você adiciona. E tem mais: o Whatsapp só pode ser usado se alguém estiver na sua lista telefônica.

Enquanto isso, o Telegram se concentra na ação de você interagir com um mundo muito mais amplo. As pessoas que se encontraram em um canal de bate-papo em algum grupo, podem decidir começar a conversar em particular, se desejarem. Assim, como uma rede social, o usuário tem chance maior de conhecer pessoas, em razão dos chats em grupo. Um chat em grupo no Whatsapp só é possível participar se você abrir um link ou se for convidado.

Vimos assim, como são duas ferramentas interessantes e que graças às suas semelhanças e dessemelhanças, não significa que o Whatsapp x Telegram sejam um melhor do que outro, mas podem avançar ou recuar em um de seus aspectos. Resumindo: ambos os aplicativos tem seus méritos e desvantagens.

Na verdade, enquanto não aparecem outros aplicativos de peso, o Whatsapp x Telegram, ambos possuem características únicas que os diferenciam.

Como vimos, é impossível dizer quem é melhor, a escolha é sua, o usuário. Whatsapp x Telegram apresentam um desempenho excelente. A fase do SMS foi praticamente enterrada para sempre. Vivemos uma nova fase da comunicação mundial. Mas sempre a escolha só será um fator determinante quando depender do aplicativo que o usuário for necessitar. Há quem use os dois, para fins diferentes. 

Nessa análise dos prós e contras do Whatsapp x Telegram, o que você considerou? Você concorda? Lembre-se que seus comentários são sempre bem vindos em nosso blog!