Você sabe quais são as melhores cidades para morar no Brasil? Trata-se de uma pergunta bastante relevante, pois é necessário levar diversas questões em consideração para morar em um bom município.

Deve-se considerar, por exemplo, a economia local, questões relacionadas a sua empregabilidade, a qualidade de vida e a presença de atrações para que você possa curtir os seus tempos livres.

Pensando na importância deste tema, neste conteúdo vamos destacar as melhores cidades para morar no Brasil e vamos te ajudar na escolha no município ideal para você. Acompanhe a seguir.

cidadesparamorar - 10 melhores cidades para morar no Brasil

1. São Caetano do Sul, em São Paulo

O município da região do ABC Paulista é uma das melhores cidades para se morar no Brasil. Isso já faz bastante tempo. No entanto, parece uma metrópole, pois conta com vários prédios e muita movimentação de veículos.

As oportunidades no mercado de trabalho são excelentes. Além de você poder procurar emprego em São Caetano do Sul, é possível procurar por oportunidades em cidades vizinhas. Entre elas estão Santo André, São Bernardo e São Paulo. 

2. Águas de São Pedro, em São Paulo

O município está a 182 km da capital paulista. Águas de São Pedro é uma cidade turística e também é conhecida como uma instância termal. Isso acontece porque a região conta com as condições para o desenvolvimento de terapias por meio da utilização de águas minerais.

Sobre esse tema, vale destacar ainda que as terapias podem ser feitas utilizando-se jatos de água, banho de imersão e vapor quando há propriedades medicinais.

3. Florianópolis, em Santa Catarina

Florianópolis é a capital de Santa Catarina e atualmente tem 500.973 habitantes. O município catarinense tem um dos melhores níveis educacionais do país.

Florianópolis também é considerada como um dos principais polos turísticos do Brasil e é bastante famosa pelas suas praias, como a Praia dos Ingleses. A capital catarinense também tem uma economia diversificada e tem apresentado bastante expansão na área de serviços e tecnologia da informação. Além disso, tem um ecossistema favorável para o desenvolvimento do empreendedorismo. 

4. Balneário Camboriú, em Santa Catarina

A cidade está localizada no litoral de Santa Catarina. Balneário Camboriú é conhecida pela construção de arranha-céus, por belas praias e pela ótima infra-estrutura urbana. Trata-se também de um município turístico e que recebe turistas de várias partes do mundo.

5. Vitória, no Espírito Santo

A capital capixaba é uma das melhores cidades para morar no Brasil. A região é conhecida pela qualidade das praias, pelo patrimônio cultural e arquitetônico. 

A economia de Vitória é influenciada pelos portos espalhados no litoral Capixaba. O município tem uma ótima infra-estrutura e 99% dos domicílios têm serviço de coleta de lixo, luz elétrica e acesso à água encanada.

6. Santos, em São Paulo

A cidade do litoral paulista conta com maior porto da América Latina e representa um papel importante na economia brasileira, pois grande parte dos produtos destinados à exportação passam pelo porto de Santos.

Além da região portuária, o município de Santos se destaca pelo turismo, pesca e também pelo comércio. Com 433.311 habitantes, Santos é a maior cidade do litoral paulista e uma das mais antigas do país.

7. Niterói, no Rio de Janeiro

Trata-se de uma das cidades mais visitadas do estado Rio de Janeiro. Está atrás apenas da capital fluminense e de Búzios.

Niterói é um dos principais polos industriais, financeiros e comerciais do estado fluminense. Essa questão se deve justamente pela proximidade com a cidade do Rio de Janeira.

Em Niterói também é possível encontrar a segunda principal coleção de arte contemporânea do Brasil: o Museu de Arte Contemporânea. O município se destaca por seus locais históricos e atividades relacionadas ao turismo. Todas essas questões, somadas, contribuem para que Niterói seja uma das melhores cidades para morar no Brasil.

8. Joaçaba, em Santa Catarina

Trata-se de um importante polo comercial e industrial de Santa Catarina. Dessa forma, o município é um importante centro econômico e político no estado catarinense. Além disso, Joaçaba é referência em centros universitários em Santa Catarina.

9. Brasília, no Distrito Federal

Trata-se da primeira cidade totalmente planejada no país. Brasília foi construída no planalto central por meio de um planejamento urbanístico feito pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

10. Curitiba, no Paraná

A capital paranaense também é uma das melhores cidades para morar no Brasil. Curitiba é conhecida como cidade modelo ou capital ecológica brasileira. Essa questão não é por acaso, pois o município conta com quase 64,5 m² de área verde para cada habitante. 

Curitiba tem uma ótima infraestrutura urbana e atraiu diversos imigrantes europeus. Pelo fato de seguir modelos planejados em suas construções, as ruas são largas, o transporte coletivo é referência nacional e há bastante arborização.

Como é possível perceber, conhecer as melhores cidades para morar no Brasil é muito importante. Isso porque, você terá acesso a mais qualidade de vida, vai poder morar em uma região com ótimas oportunidades no mercado de trabalho e também com ótimas paisagens naturais para curtir o final de semana da melhor forma possível. Desse modo, vale muito a pena conhecer os municípios e, assim, fazer uma escolha assertiva.

Agora, que você já sabe quais são as melhores cidades para morar no Brasil, confira este artigo, e veja dicas relevantes que vão te ajudar a planejar financeiramente caso tenha interesse de mudar de cidade neste final de ano.