Filmes e séries sobre apocalipse zumbi são amados por quem não abre mão se filmes de terror e por que gosta de rir de situações absurdas.

Impulsionados pela genialidade de George A. Romero (A Noite dos Mortos-Vivos) esse tipo de narrativa evolui muito nas últimas décadas. Se antes os mortos vivos mal paravam em pé, hoje eles correm, dirigem, escalam prédios e até se apaixonam (Ergt!). Pois é, sobreviver ao apocalipse tem ficado cada vez mais difícil nos últimos anos.

Alguns desses clássicos são engraçados, outros, como ParaNorman, são até mesmo fofos. Mas a grande maioria dá medo e conta com algumas das cenas mais assustadoras da história do cinema.

Quer conhecer melhor esse gênero? Separamos 10 filmes sobre apocalipse zumbi para você dar uma conferida! Depois, conte para a gente qual é o seu favorito!

10 Filmes de Apocalipse Zumbi

1. A Noite dos Mortos- Vivos – YouTube, Netflix, Telecine Play

A Noite dos Mortos-Vivos é o filme de apocalipse Zumbi mais famoso do cinema. Aqui, os humanos se transformaram em monstros carcomidos após a queda de um satélite, que liberou uma alta dose de radiação no planeta.

Esse foi o primeiro filme do cineasta George A. Romero e apresenta algumas cenas bem fortes como zumbis devorando uns aos outros. O sucesso da produção fez com que Romero produzisse vários filmes sobre o tema como O Despertar dos Mortos (1978), Creepshow (1982) e Terra dos Mortos (2005).

2. Madrugada dos Mortos – Telecine Play

Madrugada dos Mortos brinca com o consumismo excessivo da juventude americana. Isso porque os moradores da cidade ficam presos em um shopping atacado por zumbis ferozes.

Além de homenagear A Noite dos Mortos-Vivos, de George A. Romero, o filme traz referências a clássicos da década de 80 como Alien, o 8º Passageiro e Caça Fantasmas.

3. Pequenos Monstros – Hulu e Telecine Play

Em Pequenos Monstros, Dave (Alexander England) é o tio gente boa que decide levar os sobrinhos para acampar.

Lá ele se apaixona por Caroline (Lupita Nyong’o) e quando parece que essa história de amor vai vingar, eles se descobrem em um surto de vírus que transformou todo o acampamento em zumbis. Para salvar as crianças desses pequenos monstros, todos precisam encontrar um abrigo e fugir dali o quanto antes.

4. Invasão Zumbi – Netflix e Google Play

Nesse filme de apocalipse zumbi, um surto começa a transformar todos em monstros devoradores de cérebros. Para fugir, algumas pessoas apostam em um trem bala que vai para a cidade de Busan, um destino onde não há relatos de infecções.

Agora, é preciso sobreviver à viagem e chegar ao destino em segurança.

5. Meu Namorado é um Zumbi – Telecine Play e Netflix

Dirigida por Jonathan Levine, Meu Namorado é um Zumbi conta a história de um planeta Terra onde os zumbis convivem com os humanos com certa harmonia.

Apesar do preconceito dos humanos pelos zumbis (e vice-versa) um morto-vivo de sangue quente se apaixona por uma humana, Julie. O resultado é uma certa dose de nojinho e muitas gargalhadas.

6. Extermínio – Telecine Play, Google Play e Claro Vídeo

Jim (Cillian Murphy) acorda do coma e percebe que a vida já não é mais mais como era. Macacos disseminaram um vírus por todo planeta e 2/3 da população se transformou em seres agressivos e violentos.

Além de cenas muito fortes como famílias matando umas as outras porque alguns membros se transformaram em zumbi, o filme inclui monstros mais rápidos que humanos.

Felizmente, alguns sobreviventes do apocalipse zumbi tentam conter o problema e retomar a vida do jeito que dá. O problema (sim, tem outro!) é que o estudo conduzido por eles não é nada ético.

7. ParaNorman – Telecine Play e Netflix

Nada melhor do que temperar um apocalipse zumbi com certa dose de humor, certo? Norman é um garoto retraído e sem amigos que não gosta muito de chamar a atenção.

Suas únicas diversões são assistir televisão com a avó morta e ler histórias em quadrinhos. Mas essa “tranquilidade” termina quando o garoto recebe a missão de salvar o mundo de uma maldição.

É aí que zumbis saem do túmulo e o caos se instala na cidade. Descobrir como Norman enverga o mundo e sua visão otimista da vida dão um toque de mestre a essa animação em stop motion.

8. [REC] – Netflix, Globo Play e HBO Max

[REC] usa o estilo found footage para contar a história de um prédio no qual os moradores começam a se transformar em zumbis, sem causa aparente.

Misturando imagens supostamente reais com amadoras, o filme foca em alguns personagens como uma garotinha e uma mulher idosa, que passam pelos corredores enquanto as câmeras estão ligadas. O filme tem duas sequências e uma refilmagem americana chamada Quarentena (2008).

9. ZUMBILÂNDIA – Netflix, Telecine Play

Nesse filme de apocalipse zumbi, o mundo é dominado pelos mortos vivos e os sobreviventes lidam com isso com certa normalidade.

Com um elenco recheado de estrelas como Emma Stone, Abigail Breslin e Woody Harrelson, o grande destaque são as cenas de extermínio de zumbis que são acertados com pianos, pás, sapatos e tacos de golfe. Já as criaturas, estão mais para desengonçadas do que assustadoras.

10. Guerra Mundial Z

Nesse filme de apocalipse zumbi, Brad Pitt é Gerry Lane, um ex-agente da ONU, convocado para descobrir a origem de uma pandemia que coloca toda a humanidade em risco.

O problema é que pode ser tarde demais, pois uma grande parte do planeta já se transformou em mortos-vivos.

Gostou desse post sobre filmes de apocalipse zumbi? Então, comente com a gente qual é o seu favorito ou deixe alguma sugestão para os outros leitores!