Muitas pessoas estão aproveitando o tempo livre nos últimos meses com o objetivo de aprender um novo idioma na quarentena. Essa prática proporciona diversos benefícios. Entre eles estão passar o tempo no atual momento de pandemia, aperfeiçoamento profissional, conhecimento de novas culturas e, ampliação de visão de mundo etc.

Pensando na importância desse tema, neste post explicaremos detalhadamente como as pessoas têm se beneficiado estudando novos idiomas na quarentena, destacaremos quais são os benefícios de aprender uma nova língua e forneceremos dicas que o auxiliarão nesta jornada. Continue com a gente.

Como as pessoas têm se beneficiado estudando um novo idioma?

No período de isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus, muitas pessoas têm estado saindo de casa. Com mais tempo livre, alguns indivíduos tem aproveitado o tempo livre com objetivo de aprender um novo idioma.

De acordo com a pesquisa feita pelo aplicativo de idiomas Babbel, 80% dos brasileiros que optaram  pelo mercado de ensino on-line optaram por aprender um novo idioma. Trata-se de uma excelente forma de lidar com o isolamento e também com o lockdown que já chegou a ser decretado em algumas cidades brasileiras como Araraquara, no interior de São Paulo.

Muitos brasileiros que optaram por aprender ou melhorar as habilidades durante o período de isolamento sentiram-se mais felizes e realizados por causa da rotina de auto aperfeiçoamento.

No país, várias pessoas pensam em aprender um novo idioma para melhorar a empregabilidade, pois muitos empregos exigem habilidades em língua estrangeira.

É muito importante destacar que entrar em contato com uma nova língua ativa diversos recursos mentais. O bilinguismo ajuda a desacelerar o declínio cognitivo, estimula o cérebro a continuar engajado com o mundo, especialmente nesse período de isolamento na qual não é possível viajar.

Quais são os benefícios de aprender uma nova língua?

Aprender uma nova língua é benéfico por diversas razões. Primeiramente, você terá a oportunidade de conhecer novas culturas, ampliar a sua visão de mundo, ter novas vivências e entrar em contato com novas palavras. Muito bom isso, não é mesmo?

Além disso, o aprendizado de um novo idioma nos estimula a continuar engajado e conectado com o mundo. Também é muito importante mencionar que o bilinguismo ajuda a desacelerar o declínio cognitivo.

Outro benefício importante de aprender um novo idioma é em relação à empregabilidade. Isso porque, há vários empregos em diversas áreas que exigem habilidades em um segundo idioma, especialmente em inglês e/ou espanhol.

Como aprender um novo idioma?

Essa é uma das dúvidas mais presentes entre as pessoas. Sem dúvida, aprender um novo idioma é uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, é bastante estimulante. Atualmente há diversos aplicativos de idiomas, escolas on-line, a imersão cultural e a associação do aprendizado com uma paixão sua poderão auxiliá-los nessa tarefa. Destacaremos sobre essas questões na sequência do conteúdo.

Apps de idiomas

A primeira fonte de aprendizado de um idioma é por meio dos aplicativos especializados. Existem diversos apps especializados como o Duolingo, o Babbel e o Wlingua.

A principal vantagem é que ambos são flexíveis e possibilitam que você possa aprender um novo idioma de qualquer dispositivo inclusive os smartphones. Dessa forma, torna-se possível aprender um novo idioma de qualquer lugar desde que tenha acesso à internet.

Escolas on-line de idiomas

A educação EAD é uma tendência crescente e se intensificou na pandemia. Por conta das limitações causadas pelas regras de isolamento social, muitas escolas on-line estão oferecendo cursos à distância de idioma. Com isso, você terá a oportunidade de aprender uma nova língua sem sair de casa.

Existem diversas escolas de idioma e elas proporcionam a vantagem de trazer um curso estruturado e também contam com diversos recursos de aprendizagem. Eles ajudam a melhorar as habilidades de compreensão auditiva, conversação, escrita e interpretação de texto no novo idioma.

Imersão cultural

Agora, você deve estar se perguntando: de que forma a imersão cultural ajudaria no aprendizado de um novo idioma? O que é a imersão cultural?

Para aprender uma nova língua é necessário que ela faça parte do cotidiano e que utilizamos no nosso dia a dia. Nesse contexto, a imersão cultural é muito importante para o seu desenvolvimento e aprendizado de uma nova linguagem.

Quanto mais contato você tiver com uma nova língua, melhor. A boa notícia é que, com a internet, isso pode ser feito das mais variadas formas.

Caso tenha interesse em, por exemplo, aprimorar a leitura, a escrita e a interpretação de texto, vale muito a pena fazer a leitura de jornais estrangeiros. Entre eles estão a BBC e o The Guardian do Reino Unido, a DW News da Alemanha, o The New York Times dos Estados Unidos, o El País da Espanha, o Clarín da Argentina etc.

Por outro lado, se você quiser melhorar as suas habilidades de conversação e também a compreensão auditiva é uma boa ideia assistir a filmes e séries no idioma que você está estudando. Também vale muito a pena ouvir podcast e escutar músicas.

Associação a uma paixão

Também vale muito a pena juntar o útil ao agradável. O aprendizado de um novo idioma se torna mais prazeroso quando consumimos o conteúdo sobre algo que nós gostamos no idioma que estamos aprendendo.

Caso goste de esportes ou músicas, por exemplo, vale muito a pena ver notícias, ouvir podcasts assistir a vídeos sobre o tema no idioma que você está interessado em aprender.

Estudar um novo idioma é uma tendência cada vez mais comum, ainda mais no contexto atual de pandemia. Essa prática proporciona diversos benefícios, por isso, vale muito a pena dedicar-se na jornada. Ao conhecer uma nova língua você terá a chance de conhecer uma nova cultura, conhecer novas palavras e se tornar um profissional melhor preparado.

Gostou deste conteúdo na qual explicamos como aprender um novo idioma na quarentena? Deixe seu comentário no post e compartilhe com a gente como é a sua experiência em relação ao aprendizado de uma nova língua no período de pandemia.