Ainda que muitas pessoas digam frases como “morrer é uma consequência de viver”, “morrer é natural”, “não quero ficar para semente”, na realidade, ninguém quer ir embora tão cedo, sem antes conquistar tudo o que deseja. Ou seja, todos querem viver mais, curtir mais, ganhar mais dinheiro para investir em seus objetos favoritos — como aquele relógio, por exemplo —, viajar mais e com saúde!

Nas linhas abaixo, você verá nove hábitos que te farão viver mais e melhor!

Viver mais é possível! Siga esses 9 passos e comprove!

1. Pratique exercícios regularmente

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Fazer exercícios, sempre será o número um das recomendações para se viver mais. Isso porque, manter o corpo em movimento ajuda a regular o peso e ter mais energia durante o dia. Mas relaxa: você não precisa ficar o dia todo na academia.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Oslo, na Noruega, praticar 3 horas de exercícios na semana, cerca de 30 minutos por dia, aumenta a sua expectativa de vida em até 5 anos. Ah! E precisa ser “regularmente”, hein?

2. Levante da cadeira

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Falando em se movimentar, você sabia que ficar sentado na cadeira do escritório (ou no sofá) pode prejudicar e muito os seus planos de viver mais? A New South Wales University mostrou em uma pesquisa, que ficar mais de 11 horas do dia sentado aumenta em 40% as chances de morte por qualquer causa.

Então, se você passa muito tempo do seu dia sentado, seja no sofá, seja na sua cadeira no escritório, faça algumas pausas. Caminhe, se alimente, faça um alongamento, isso é importante para o seu bem-estar e ainda te ajuda a ganhar alguns anos de vida.

3. Não fume

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Não tem jeito, o cigarro é mesmo um grande vilão para a sua saúde e se você deseja viver mais, ele deve ser deixado de lado. Esse fato já foi comprovado por David Spiegelhalter na Universidade de Cambridge.

Foi constatado em seu estudo que fumar meio maço de cigarros já te faz perder 300 minutos de vida. Esse número pode até parecer pouco, mas ao final faz uma grande diferença, não é mesmo?

4. Coma mais vegetais

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Desde pequenos ouvimos que temos que nos alimentar bem, comer frutas, verduras e vegetais em geral, e devemos mesmo tomar isso como verdade. Segundo uma pesquisa realizada pela University College of London, comer cerca de 7 porções de frutas e vegetais por dia diminui em 42% as chances de morrer jovem, ou seja, a expectativa de vida aumenta muito mais. Agora com essa informação, aposto que você não irá mais dispensar a salada no seu cardápio.

Mas não coma “apenas” verduras: uma alimentação balanceada, rica em proteínas, carboidratos e gordura sem excesso, ajuda a manter o peso e previne diversas doenças como diabetes, hipertensão, câncer, entre outras doenças.

5. Use o fio dental

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E depois de comer aquele prato colorido, é hora de fazer a higiene bucal, e ela deve ser feita adequadamente, sem pressa — mesmo que a rotina agitada tente te fazer escovar os dentes correndo e esquecer o fio dental em casa. Mas depois de conhecer um dado, você carregará esse fio precioso sempre com você. Segundo ele, esse simples hábito pode te ajudar a ter até 6 anos a mais de vida.

A informação veio do especialista Michael G. Rehme, que afirma que a boca é a porta de entrada de várias bactérias para o corpo, e que passar o fio dental garante que a sua gengiva permaneça saudável sempre. Assim, as bactérias ficam longe do seu organismo, e as chances de ter uma doença grave diminuem consideravelmente e você pode viver mais!

6. Seja grato

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Ter gratidão é um dos segredos para uma vida plena. E quem diz isso são os pesquisadores da Universidade Davis, na Califórnia. Foi realizado um estudo com voluntários, os quais foram divididos em três grupos. O primeiro, tinha que escrever os acontecimentos daquela semana, o segundo sobre os aborrecimentos e o terceiro sobre as coisas que pelas quais eram gratos. Após dez semanas, o terceiro grupo se sentia mais satisfeito e feliz que os demais.

Então, ser grato pelas coisas boas que você tem ou que aconteceram te ajuda não somente a viver mais como também a ter mais felicidade em sua vida.

7. Pratique o otimismo

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“Ver o copo meio cheio em vez de meio vazio” é um dos hábitos que você deve começar a praticar se deseja ganhar alguns anos de vida. A Mayo Clinic, em Minnesota, EUA, realizou uma pesquisa ao longo de trinta anos com 1,1 mil pessoas, e mostrou que pessoas otimistas vivem 19% mais do que os pessimistas.

A farmacêutica Renata Fraia, do Portal Saúde com Ciência, contou ao Blog da Seculus que, em seu contato diário com pacientes nota que, quando não é difícil para alguns ser otimista, ela recomenda que a pessoa comece tentando ser realista. Ou seja, não seja nem tão otimista nem tão pessimista, e enxergue o copo exatamente como ele é: “com a água pela metade” (nem meio vazio, nem meio cheio).

Com isso, a pessoa exercita o cérebro para saber que, embora o pior possa acontecer, há esperanças de o melhor também ser alcançado. Ela ainda orienta às pessoas a buscar ser mais otimista com o tempo e tentar memorizar todas as vezes em que foi pessimista e que estava errado, ou seja, que no final deu tudo certo.

Assim, a pessoa guarda na memória mais registros positivos e percebe que perdeu tempo (e “tempo é dinheiro”) pensando negativamente. Por isso, pratique o otimismo!

8. Aprenda a perdoar

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Seja uma pessoa menos ressentida! É normal se ressentir de vez em quando, mas quanto mais ressentimento você sente (e acumula), mais a felicidade fica distante de ti. Guardar mágoas não faz bem para o seu coração e muito menos para as suas emoções.

Uma pesquisa também realizada pela Mayo Clinic mostrou que perdoar ajuda na saúde do coração, reduz o estresse e ainda aumenta a sua expectativa de vida. Então, deixe o rancor de lado e pratique mais o perdão nos seus dias, isso só te fará bem!

O perdão contribui para bons relacionamentos, inclusive no trabalho, porque nos ajuda a ser compreensivos, a ter compaixão e a nos colocar no lugar da pessoa que nos ofendeu. Além disso, perdoar nos faz se sentir bem mental e espiritualmente, reduz a ansiedade, a agressividade e o estresse. E mais… perdoar ajuda a aliviar o mal do século: a depressão!

9. Visite seu médico regularmente

E a última dica para viver mais não poderia mesmo ser outra! Quando foi a última vez que você foi ao médico? Muitas pessoas só lembram de um médico quando a situação já está complicada, quando está com muita dor ou em uma situação de emergência.

Mas não precisa ser assim. Mesmo que você seja jovem, fazer um check up anual é fundamental. Se compararmos entre os sexos, as mulheres costumam ter esse cuidado e vão ao médico com mais frequência do que os homens. Estudos já constataram que elas tem uma expectativa de vida de sete anos a mais que os homens.

Manter os exames em dia te ajuda a monitorar a saúde, prevenir doenças e se algo diferente for detectado, você pode começar um tratamento o quanto antes para evitar que evolua para algo pior. Acredite! A medicina preventiva pode fazer você viver mais e melhor!

Agora que você pode começar a pensar em ser um centenário lúcido, saudável que querendo viver um pouquinho mais, vamos indicar não apenas um, mas dois posts que, assim como os hábitos anteriores também pode te fazer viver mais: Melhores exercícios para a redução do estresseChefes tóxicos: quem são, como identificar e se proteger!