Interessado nos benefícios da meditação para a saúde e o bem-estar? É claro, não é? A prática é bem antiga: surgiu no oriente há cerca de 1.500 a.C. No entanto, continua atraindo adeptos em todo mundo que buscam acalmar a mente e treinar a capacidade de concentração.

A meditação também é uma grande aliada da vida moderna, pois reduz o nível de estresse e melhora a qualidade do sono.

Quer conhecer outros benefícios da prática? Então, continue a leitura do post! Vamos lá? Acompanhe!

O que é meditação?

A meditação é uma técnica milenar que tem raízes orientais. Os mais antigos relatos sobre a prática, datam de cerca 1.500 a.C como parte do legado dos ensinamentos de Sidharta Gautama, o Buda. Os tipos de meditação incluem controle da respiração, práticas de atenção plena, visualização baseada na natureza, mantra e meditação espiritual.

Tem o objetivo de acalmar o corpo e a mente, trabalhar a postura, melhorar o foco e a atenção. É fácil de aprender e pode ser praticada tanto por pessoas sozinhas como por grupos.

Além disso, é inclusiva já que há turmas para crianças, adultos e idosos. Não sabe como começar? Pergunte a si mesmo quando e onde você sente paz, conforto, alegria, criatividade ou foco. Para alguns, isso pode ocorrer enquanto toma banho, caminha ou brinca com seu animal de estimação. Esse é o melhor local para começar.

iStock 1166417394 300x200 - Benefícios da meditação para a saúde e bem-estar

Quais são os benefícios da meditação para a saúde e bem-estar?

Meditar melhora o foco e promove a sensação de bem-estar. Confira os benefícios que listamos para você:

1. Aumenta a capacidade de concentração

Uma das características do ser humano é a sua capacidade de deixar a mente vagar por horas a fio. Meditar, no entanto, muda esses padrões predeterminados, impedindo que o pensamento se disperse. A prática treina o cérebro a estar mais presente que o normal, criando conexões entre suas diferentes partes, interrompendo a divagação.

Assim, fica mais fácil aproveitar os momentos da vida como conversar com um amigo ou assistir a um filme. Além disso, aumenta a capacidade concentração e torna a memória mais potente, o que se traduz em um melhor desempenho no trabalho e nos estudos.

2. Acalma a mente

Na hora de dormir você se pega pensando em mil coisas? Um dos benefícios da meditação é que ela acalma a mente facilitando o armazenamento de informações. O primeiro passo é focar na respiração, no oxigênio que entra e sai dos pulmões.

Isso acalma o corpo e alma, fazendo com que seja mais fácil relaxar, dormir e ter uma boa noite de sono. Lembre-se: quem não consegue dormir começa o dia cansado e sem disposição para encarar todas as tarefas do dia.

3. Reduz o estresse

Segundo um estudo da Clinical Psychology Review, a meditação melhora a saúde mental e reduz os níveis de estresse. Em situações estressantes, o corpo libera cortisol, hormônio que controla a ansiedade e contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico.

O estresse crônico afeta negativamente a saúde, sendo uma das principais causas da síndrome de burnout, um quadro que leva o indivíduo à exaustão física e mental. Níveis elevados de cortisol no sangue também causam problemas no sistemas cardiovascular, imunológico e intestinal. A meditação, que se concentra em acalmar a mente e regular as emoções, acalma a mente e reduz o estresse, diminuindo a liberação de cortisol no organismo.

4. Melhora a Memória

Embora o alívio do estresse e da ansiedade sejam os benefícios da meditação mais conhecidos, a prática também altera a estrutura do cérebro. De fato, o cérebro de quem medita produz massa cinzenta, crucial para a cognição saudável, pois protege o hipocampo, parte do cérebro ligada à memória.

A massa cinzenta também é crucial para as funções humanas básicas, incluindo a capacidade de controlar movimentos e emoções. E não precisa exagerar para obter os benefícios. Segundo um estudo recente, meditar 30 minutos por dia durante oito semanas aumenta a quantidade de massa cinzenta que ocorpo produz.

5. Trata a Depressão

Um dos benefícios da meditação é o combate aos sintomas de depressão, já que a prática regula as emoções e trabalha a atenção plena. Um estudo recente realizado em um retiro espiritual concluiu que os participantes mostraram melhorias significativas no seu quadro de depressão depois de 3 meses. Além disso, passaram a se sentir mais bem-humorados e com uma sensação de bem-estar.

6. Reduz a pressão arterial

A hipertensão afeta um bilhão de pessoas em todo o mundo e 36 milhões de brasileiros, o equivalente a 32% da população adulta. A meditação contribui positivamente para a regularização de pressão arterial, uma vez que diminui o estresse e promove o bem-estar.

Os resultados são potencializados quando combinados com hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada e exercícios físicos.

7. Fortalece a saúde do sistema imunológico

A meditação é considerada um tratamento comportamental eficaz para fortalecer o sistema imunológico. Ao reduzir o estresse, há redução da fadiga, das dores crônicas e de doenças cardíacas. Além disso, a prática ajuda o organismo a se ver livre de infecções.

8. Ajuda a controlar os impulsos

Um dos benefícios da meditação é a capacidade de mudar a forma como os praticantes reagem emocionalmente a diferentes situações. Ficar atento à respiração e desenvolver a atenção plena reduz a impulsividade e aumenta a capacidade de regular o humor. Assim, ao invés de reagir a um estímulo com raiva ou pânico, as ações são racionalizadas

9. Aumenta a autoconsciência

Entre os benefícios da meditação também vale mencionar o aumento da autoconsciência. O hábito de focar no presente permite maior controle da mente e dos pensamentos. Ao compreender o que sente e controlar os impulsos, a prática facilita os relacionamentos interpessoais.

10. Evita gatilhos

A meditação prolonga a sensação de calma e reduz o estresse. Esses benefícios da meditação você já conhece, certo? A prática também ajuda a gerenciar os gatilhos e avita recaídas. Quem pratica meditação também sente menos desejo de beber e usar calmantes para lidar com problemas como ansiedade e estresse.

Gostou desse texto sobre os benefícios da meditação? É adepto da prática? Conte para a gente nos comentários e participe da conversa!