Depois de alguns anos trabalhando duro para garantir o seu sustento você sente que está finalmente a colher os frutos de sua dedicação. Chega o momento em que você precisa decidir os passos que sua carreira vai ter no futuro, para alavancar ainda mais o seu crescimento.

Afinal, nada mais reconfortante do que ter a oportunidade de ascensão na carreira, para níveis de maior desafio e responsabilidade. Isso sem deixar de citar a recompensa financeira.

Hora de atualizar o currículo e o Linkedin. Não que você necessariamente esteja buscando oportunidades fora da empresa. Até mesmo porque na própria empresa podem surgir oportunidades, então, é preciso estar preparado.

Nesse momento, olhando para o seu currículo, bate a dúvida: como fazer para se desenvolver mais e tornar-se mais apto para o crescimento profissional que precisa?

Existem algumas respostas, mas nesse artigo vamos falar de três possibilidades: pós-graduação, língua estrangeira ou cursos extracurriculares.

Pós-Graduação: a virada de chave para a sua carreira

pós graduação - Língua estrangeira, pós-graduação ou cursos extracurriculares: o que mais alavanca sua carreira?

Voltar aos bancos da universidade e cursar uma pós-graduação é uma excelente alternativa para quem deseja subir na carreira.

Isso porque o ensino de qualidade em instituições de nível superior pode agregar muito ao seu currículo.

Vejamos os prós e os contras desta alternativa.

Prós:

  • É uma forma de incrementar o currículo e aumentar o seu nível de conhecimento em determinada área.
  • Você terá um título, um diploma e provas sociais de que está se desenvolvendo como profissional, buscando o melhor para sua carreira.
  • Profissionais com pós-graduação são melhor remunerados em algumas empresas. Em outras, inclusive, há adicionais para profissionais com pós-graduação na área de interesse da empresa.
  • fazer network na área e conhecer novos profissionais, tanto os colegas de pós, como os professores. Essa é uma forma de expandir a sua rede de contatos e ser lembrado em novas oportunidades.
  • possibilidade de realizar o curso no formato EaD, podendo escolher o local e horário para assistir às aulas, sem precisar se preocupar com deslocamento e trânsito.

Contras:

  • O valor do investimento que, dependendo da instituição e do curso escolhido, pode ser bem alto, exigindo um bom planejamento financeiro.
  • a duração do curso, que costuma ser mais longo do que um curso extra-curricular, exigindo uma maior programação de tempo e da vida pessoal.
  • Se você não está fazendo o curso por determinação da empresa ou não tem uma promoção à vista, terá de arcar com todos os custos decorrentes da nova formação.
  • Não há nenhuma garantia de retorno profissional para quem faz uma pós graduação, seja em termos de melhores empregos, promoções ou aumento de salário.

Há vários fatores que influenciam em uma oportunidade de trabalho, como relacionamentos e tempo de experiência. Esteja atento a isso para não se frustrar no futuro.

Língua Estrangeira: internacionalizando seu currículo

lingua estrangeira - Língua estrangeira, pós-graduação ou cursos extracurriculares: o que mais alavanca sua carreira?

O inglês é considerado o idioma universal. Ter conhecimento de um segundo idioma, preferencialmente, o inglês, já não é considerado um grande diferencial para a carreira. É o básico, o mínimo esperado de um candidato a novas oportunidades de ascensão.

Portanto, se você não tem o conhecimento necessário em inglês, realizar um curso de língua estrangeira não vai somente trazer vantagens ao seu currículo. Vai, também, eliminar a sua atual desvantagem em relação a outros candidatos.

A boa notícia é que hoje existem diversas escolas on-line de inglês e com isso você pode aprimorar o seu conhecimento nas horas livres, sem sair de casa.

Se você já tem o inglês avançado ou fluente, ter um segundo idioma como espanhol, francês ou mandarim pode lhe abrir muitas portas.

Aqui, a questão não é avaliarmos os prós e contras de ter um conhecimento em língua estrangeira, pois saber comunicar-se em outros idiomas é sempre bom.

Manter o cérebro ativo e aprendendo é uma forma de treinar-se, inclusive, para os desafios da vida profissional.

E mesmo que o aprendizado não influencie diretamente em sua carreira, aprender um novo idioma é mais uma conquista também de desenvolvimento pessoal. A conquista vai facilitar sua vida, suas viagens e até mesmo a educação e o lazer.

Cientes disso, vamos para o próximo tópico.

Cursos Extracurriculares

curso extracurricular - Língua estrangeira, pós-graduação ou cursos extracurriculares: o que mais alavanca sua carreira?

Nesse ponto, a gama de opções para formação é imensa. Há no mercado centenas de cursos extracurriculares, presenciais e online, sendo oferecidos por universidades e por diversas outras instituições.

Os cursos extracurriculares são uma forma rápida e eficaz de dar um upgrade no currículo. Como geralmente não têm pré-requisitos, os cursos são uma entrada fácil para o conhecimento e também para o desenvolvimento de novas habilidades.

Mas, ao mesmo tempo, como não há barreiras de entrada para cursos livres, você pode sentir-se tentado a fazer vários. Portanto, você precisará estabelecer primeiro qual o seu real objetivo com o curso e saber como ele irá contribuir para a sua carreira.

Afinal, não adianta encher o currículo de cursos que não têm conexão com seus objetivos profissionais.

Por exemplo, um curso de culinária francesa provavelmente não terá utilidade na sua carreira se você for um profissional de saúde. No entanto, pode ser feito como hobby, contribuindo para sua qualidade de vida.

Vejamos os prós e os contras dos cursos livres:

Prós:

  • Têm menor duração que uma pós-graduação.
  • Exigem menos investimento e também encontram-se boas opções em escolas gratuitas, como escolas técnicas.
  • Geralmente são práticos e intensivos, possibilitando ao aluno desenvolver habilidades novas rapidamente e estar atualizado no mercado.
  • Podem ser feitos online
  • Permitem um pequeno acréscimo nos ganhos ou a possibilidade de obter uma segunda renda

Contras:

  • São menos valorizados no currículo que uma graduação ou pós-graduação
  • Não garantem promoções nem aumentos de salário, exceto em algumas áreas específicas como, por exemplo, tecnologia ou gestão de projetos, onde algumas certificações podem auxiliar na diferenciação do profissional.

Em resumo, se você quiser crescer na carreira e aumentar sua empregabilidade, os três caminhos são válidos, mas requerem uma análise cuidadosa do que deseja para seu futuro profissional. Avalie bem os prós e contras para entender qual alternativa se encaixa no seu momento profissional, seus objetivos de carreira e em seu orçamento.

E você, já fez ou está fazendo alguma das opções mostradas aqui no texto? Compartilhe conosco o quanto foi válida essa decisão.