Uma dúvida bastante frequente no meio empresarial é a seguinte: o que as melhores empresas para trabalhar fazem de diferente das outras? O que elas têm em comum e quais são os principais segredos?

Realmente ambos os questionamentos são muito pertinentes, pois é fundamental desenvolver um bom ambiente de trabalho no qual todos os membros da equipe se sintam motivados e engajados a darem o máximo pelo crescimento dos negócios.

Por esse motivo, é fundamental entender o que as melhores empresas para trabalhar fazem de diferente. Dessa forma, será possível desenvolver um ambiente mais leve e favorável para o crescimento do negócio.

Imagino que você esteja interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste post explicaremos detalhadamente o que as melhores empresas para trabalhar fazem de diferente em relação às outras organizações. Continue com a gente.

O que as melhores empresas para trabalhar fazem de diferente?

Melhores Empresas para Trabalhar - O que as Melhores Empresas para Trabalhar fazem de diferente das outras?

 

Existem diversas questões que contribuem para que uma empresa seja considerada como um ótimo lugar para se trabalhar. Entre as principais questões estão:

  • integração entre os funcionários;
  • ambiente de trabalho;
  • propósitos organizacionais em comum;
  • equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • incentivo ao aprendizado;
  • possibilidade de ascensão na carreira;
  • práticas de gestão de pessoas.

Destacaremos sobre como essas questões contribuem para que uma companhia seja considerada como um ótimo lugar para se trabalhar na sequência do artigo.

Interação entre os funcionários

Melhores Empresas para Trabalhar 4 - O que as Melhores Empresas para Trabalhar fazem de diferente das outras?

 

A primeira questão que diferencia as melhores empresas para trabalhar das outras faz referência à abertura na interação entre os funcionários. Essa questão fundamental, pois as pessoas têm necessidades sociais e precisam fazer parte de um grupo de interesses em comum (pode incluir, por exemplo, escolas, trabalho, religião etc.).

Ao estarem envolvidas em um grupo e também em um ambiente pela qual há grande possibilidade de interação entre os funcionários, as pessoas se sentirão felizes e tenderão a estarem mais satisfeitas com que fazem.

Vale destacar ainda que participar de um grupo traz a sensação de integração, promove a autoestima, segurança e também o bem-estar emocional. Esse raciocínio também é válido para as organizações.

Sabemos que estamos inseridos em um mercado cada vez mais competitivo. Dessa maneira, é praticamente impossível uma empresa sobreviver sem o suporte de outras partes. É preciso, por exemplo, ter um bom relacionamento com os fornecedores, os funcionários, os clientes etc.

Ambiente de trabalho

 

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O desenvolvimento de um bom ambiente de trabalho é um dos principais segredos das empresas de sucesso. Isso porque, com um clima organizacional favorável, as pessoas estarão mais motivadas para exercerem melhor as suas funções e, com isso, tendem a ser mais felizes e produtivas.

A questão do ambiente também que o relacionamento entre os próprios colegas de trabalho. Trata-se de um elemento fundamental, pois um clima favorável contribui para um bom trabalho em equipe.

Propósitos em comum

Quando fazemos parte de um grupo é fundamental termos propósitos e objetivos em comum. Dessa forma, toda a equipe vai se identificar com algo.

Em relação às empresas pode ser, por exemplo, o símbolo, a cor, a marca, os valores da companhia, entre outros elementos. Essas questões são fundamentais no aumento do engajamento e contribuem para que os funcionários identifiquem como o seu negócio.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Quando os funcionários conseguem equilibrar a vida pessoal com a profissional, a taxa de turnover em uma empresa tende a cair, ou seja, há tendência de redução da rotatividade.

Não é segredo para ninguém que todas as empresas se preocupam ser sustentáveis especialmente no prazo. Nesse contexto, o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional ajudará a tornar a companhia sustentável e também a ser reconhecida como um ótimo local para se trabalhar.

A concessão de licença maternidade, licença paternidade acima do prazo legal, a permissão para que os funcionários façam exames médicos regularmente, tenham horários flexíveis, entre outros, são alguns exemplos de ações que contribuem para que cada pessoa consiga conciliar a vida pessoal com a profissional.

Incentivo ao aprendizado

 

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Outro atrativo das melhores empresas para trabalhar é que elas incentivam e investem na qualificação dos funcionários. Dessa forma, eles tendem a ser mais criativos e capacitados para enfrentar os novos desafios do mercado. Além disso, essa prática demonstra que a empresa valoriza o seu ativo mais importante: as pessoas.

Vale destacar ainda que o incentivo ao aprendizado tende a deixar os funcionários prontos para exercer as funções que serão atribuídas. Essa questão evita dúvidas e possibilita que cada funcionário consiga atingir o máximo desempenho e, consequentemente, produza melhor.

Ascensão na carreira

Outra característica importante nas melhores empresas para trabalhar é a possibilidade de ascensão na carreira, ou seja, as organizações proporcionam oportunidades para que os profissionais possam obter o crescimento desejado.

Dessa maneira, as companhias têm planos de carreira definidos e, inclusive, podem proporcionar ascensão mais rápida, especialmente aos jovens. Essa estratégia contribui para que as empresas consigam atrair os melhores talentos e eles farão total diferença para o crescimento dos negócios no mercado.

Gestão de pessoas

 

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A gestão de pessoas é outro elemento fundamental para o desenvolvimento das empresas. Essa prática visa o desenvolvimento do capital humano das organizações.

Por esse motivo, as técnicas de gestão incluem motivação, retenção e capacitação dos empregados. Dessa forma, cada funcionário está mais preparado e, com isso, tende a melhorar o seu desempenho e o da empresa também.

As melhores empresas para trabalhar desenvolvem diversas práticas para que elas sejam percebidas pelos funcionários como um ótimo local para se trabalhar. Muitas das ações se relacionam com a valorização das pessoas e a construção de um bom ambiente laboral. Dessa forma, os empregados estarão mais dispostos e motivados para ajudar a organização a alcançar os objetivos traçados.

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