O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais popular do planeta. A empresa lança novos recursos regularmente para garantir que permaneça no topo. No entanto, nem todo mundo parece feliz com o WhatsApp. Veja a seguir qual seria a alternativa ao WhatsApp!

A alternativa ao WhatsApp

Recentemente, a empresa atualizou sua política de privacidade para esclarecer como ele lida com seus dados dentro da família de aplicativos e produtos do Facebook. A política deixa claro que a empresa coleta uma tonelada de dados em seu dispositivo.

Além disso, há o fato de que todo mundo usa o WhatsApp atualmente – então, se você é alguém que quer mudar para um aplicativo de mensagens mais pessoal ou seguro, aqui estão os 5 melhores aplicativos como alternativa ao WhatsApp que você pode usar em 2021.

Aqui mencionamos aplicativos que se concentram em privacidade e recursos. Você pode verificar toda a lista de aplicativos como alternativa ao WhatsApp usando nossa tabela de prós e contra e clicando nos links você pode ir para qualquer app que desejar.

telegram - Apps e a alternativa ao WhatsApp

1. Telegram Messenger

O Telegram Messenger é conhecido como o melhor concorrente e alternativa ao WhatsApp há algum tempo e nada mudou. O aplicativo de mensagens de código aberto ainda é a melhor alternativa ao WhatsApp que existe.

Prós:

Junto com os recursos de mensagens usuais que embalam tanto o WhatsApp quanto o Telegram, o último traz outros recursos como supergrupos de até 100.000 pessoas, canais públicos, nomes de usuário, capacidade de compartilhar arquivos de até 1,5 GB, bloqueio por código de acesso, mensagens autodestrutivas e criptografia ponta a ponta em bate-papo secreto, entre outras coisas.

Depois, há os Bots que realmente aprimoram a experiência. Eles não apenas trazem informações importantes, mas também existem vários bots de jogos que permitem que você jogue dentro do aplicativo de mensagens. Fora isso, ao contrário do WhatsApp, o Telegram pode ser usado em várias plataformas ao mesmo tempo.

Contras:

Dito isso, o Telegram carece do recurso de videochamada.

Disponibilidade: Android, iOS, Windows Phone, Windows, mac OS, Linux, Web.

2. Signal Private Messenger

A organização que impulsiona a tecnologia de criptografia de ponta a ponta no WhatsApp e no Facebook Messenger, agora oferece o seu próprio app de mensagens chamado Signal Private Messenger.

Prós:

Como era de se esperar, o Signal traz uma série de benefícios de segurança quando comparado em alternativa ao WhatsApp. Ele oferece mensagens de autodestruição, segurança de tela – impede que qualquer pessoa faça capturas de tela -, e muito mais. Além disso, o Signal traz criptografia para seus backups, chamadas em grupo e os arquivos que você envia estão protegidos.

Contras:

Não é tão transparente quanto os concorrentes, possui reclamações de atrasos ocasionais e até de mensagens perdidas.

Disponibilidade:  Android, iOS

threema scaled - Apps e a alternativa ao WhatsApp

3. Threema

O Threema é um app seguro, que deve interessar a você se estiver preocupado com a sua segurança como alternativa ao WhatsApp.

Prós:

O aplicativo criptografa todos os dados, incluindo mensagens, arquivos compartilhados e até atualizações de status. Embora não tenha recursos do WhatsApp, como chamadas de voz e vídeo, seus recursos de segurança são certamente impressionantes.

Junto com a criptografia de ponta, o aplicativo também não coleta metadados e oferece várias opções de backup criptografado. O Threema é open-source e tem uma política de privacidade muito transparente, para que sua segurança esteja em boas mãos enquanto você usa o aplicativo.

Contras:

O Threema é um aplicativo pago, porém, mas se a segurança for importante para você, talvez valha a pena o dinheiro gasto. Além disso, o processo de instalação por não ser intuitivo, pode ser um desafio para alguns usuários.

Disponibilidade: Android, iOS, Web.

Para saber mais: Celulares Xiaomi: conheça e veja os melhores modelos 2020

4. Wire

Este aplicativo de mensagens é o quarto na nossa lista, e é desenvolvido por uma empresa com sede na Suíça.

Prós:

A sua interface de usuário é linda e um deleite para os olhos. Possui sistema de código aberto seguro tornam-no uma alternativa ao WhatsApp. É auditado de forma independente e os resultados da auditoria também são divulgados, o que o torna transparente na sua abordagem. Ele tem uma tecnologia de criptografia de ponta e também oferece um recurso de mensagem autodestrutiva.

Contras:

As videochamadas em grupo podem ser feitas com até 10 pessoas. Ele mantém seus metadados. Além disso, o foco está mais no mundo corporativo.

Disponibilidade da plataforma: Android, iOS, macOS, Linux.

5. Element / Riot.IM

Anteriormente conhecido como Riot.IM, o Element é uma alternativa ao WhatsApp divertida e, você quiser personalizar seu app de bate-papo, pode mexer nos bots e no software de código aberto.

Prós:

Através do Element, você pode não apenas enviar mensagens criptografadas ou fazer chamadas de vídeo, mas também fazer bots. Executa funções diferentes, e os usuários também podem programar esses bots para fazer coisas diferentes. Isso torna este aplicativo de mensagens mais flexível e agradável, especialmente para desenvolvedores.

Além disso, o Element oferece salas de chat públicas, como uma espécie de praça onde você pode interagir com outras pessoas. Claro, você também pode fazer e visitar salas privadas através de links privados. Se você gosta de privacidade, o Element é uma ótima alternativa ao WhatsApp porque não exige seu número de telefone.

Contras:

Apresentou problemas de videochamada apenas no iPhone e no iPad. Esses problemas provavelmente serão resolvidos no decorrer deste ano de 2021.

O WhatsApp pode ser grande, mas isso não significa que seja o único aplicativo de bate-papo que existe. Existem excelentes aplicativos alternativos ao WhatsApp que você pode baixar agora mesmo.

Alguns são pequenos e novos, enquanto outros já têm uma base de usuários próspera e comunidades em crescimento. Independentemente de qual você escolher, encontrar uma alternativa no WhatsApp é benéfico para quem valoriza um pouco mais a privacidade. O único desafio agora é tentar convencer sua família e amigos a fazer a mudança também.

E você? Já escolheu a sua alternativa ao WhatsApp? Pode não substitui-lo definitivamente, mas utilizar outros em conjunto, sem problemas, de acordo com sua necessidade.

Não deixe de compartilhar e comentar nas redes sociais!