Em um momento em que o mundo inteiro está lutando contra o mesmo inimigo — a pandemia — a maioria das pessoas teve que adotar novas tecnologias para poder seguir com seu cotidiano. Como resultado, a pandemia acabou se tornando um catalisador da tecnologia para 2021. Confira as novidades!

tecnologiapara2021 1 - As promessas da tecnologia para 2021

Então, quais tecnologias realmente vieram para ficar? Como a pandemia, em um cenário de distanciamento social prolongado pode tornar a tecnologia para 2021 em um “novo normal”?

A tecnologia para 2021 ao seu alcance

Por exemplo, a Internet das Coisas (IoT) é uma das tendências de tecnologia para 2021 mais passíveis de acontecer. Vem sendo proeminente nos últimos anos e mudou aquele conceito de que só estar conectado à internet se referia inicialmente aos computadores. Hoje, milhares de dispositivos de todos os tamanhos e formas, estão conectados e compartilhando informações digitalmente.

No ano de 2021 podemos esperar ver essa  super tendência desempenhando um papel cada vez mais importante em como vivemos, trabalhamos e nos divertimos.

Trabalho Remoto

O chamado home office ficou na boca de todos nesta pandemia. Nuvem e acesso remoto, o home office é o padrão para muitas empresas nos últimos meses e continuará sendo sempre que possível. É claro que o trabalho remoto não é novidade e já era uma tendência crescente por vários motivos. Ele nos oferece maior flexibilidade, menos perda de tempo na mobilidade urbana, etc.

Não teria sido possível manter as estruturas funcionando sem toda a tecnologia que adotamos com trabalho em nuvem, ferramentas colaborativas como videoconferências, gerenciamento de projetos, chats, sincronização de dispositivos e aplicativos mobile-first.

Telemedicina 4.0

A telemedicina foi regulamentada esse ano e tornou-se mais uma opção de atendimento para diversos pacientes. Temos visto uma revolução tecnológica através de dispositivos inteligentes que vão continuar a mudar a forma como os cuidados de saúde são prestados. Também será usado para minimizar o contato desnecessário em situações onde o risco de contaminação viral é particularmente alto, como em lares de idosos e enfermarias.

A pandemia em curso acabou acelerando a tecnologia para 2021 na adoção de revoluções digitais na saúde, com ampliação de consultas online e continuará aumentando durante nos próximos anos. Também houve um crescimento de dispositivos que permitem que os idosos permaneçam independentes em suas próprias casas por mais tempo.

Inteligência artificial

O novo normal da tecnologia para 2021, economicamente falando, será garantir a IA, como a Alexa, popularmente conhecida, instalada em muitas de nossas casas, onde mais apps serão projetados para gerenciar o dia a dia. São ferramentas automatizadas de agendamento e calendário mais inteligentes, mais apps de videoconferência interativos, entre outros.

capablogtecnologia2021 1 - As promessas da tecnologia para 2021Mas haverá um boom no uso de realidade virtual e inteligência virtual aumentada no pós-COVID? Com uma mudança global em direção à tecnologia para 2021, podemos esperar sim um aumento no uso de RV e IA.

Você já conferiu os relógios inteligentes da Seculus? Veja aqui e conheça todas as funções.

Novos apps de lojas e supermercados

O varejo físico é um setor que, sem dúvida, foi duramente atingido pelo coronavírus. Muitos estabelecimentos não essenciais tiveram de fechar as portas, e isso fez com que muitos migrassem para o varejo online. Hoje, quem fornece produtos (principalmente alimentos, vestuário e remédios), conseguiram garantir um lugar especial.

A crise acelerou muitas tendências sociais que já estavam em andamento como as compras online, varejo habilitado para tecnologia e cadeias de entregas localizadas.

No próximo ano, podemos esperar ver modelos inovadores, como supermercados totalmente automatizados, apps que eliminam a necessidade de interação humana. Assim também, os métodos de pagamento sem contato também se tornarão cada vez mais prevalentes à medida que progredimos em direção à sociedade sem dinheiro físico.

O número crescente de pessoas em todo o mundo com rendas e estilos de vida diferentes poderão interagir melhor com qual serviço querem optar e, por isso, os “iFoods” mais inteligentes saberão pegar o momento certo da nova fase.

Mas não apenas nos ramos de alimentos, em praticamente todos os tipos de entregas ‘just-in-time’, que vão minimizar o custo e o tempo. Dados online são mais eficientes em termos de agilidade e praticidade.

Por exemplo, os gastos com delivery subiram mais de 90% durante a pandemia, segundo a pesquisa do Mobills e especificamente o iFood é o aplicativo que está na frente.

Outros apps de delivery também assumiram o pódio da compra online, como o Rappi e o Mercado Livre.

Cidades inteligentes

Esse conceito cresce em popularidade nos últimos anos, com a tecnologia IoT usada para monitorar o tráfego, no transporte público, uso em centros de reciclagem e coleta de lixo, na forma de medidores de energia residencial e empresarial, escritórios nos centros urbanos com instalações recreativas, lazer e parques,  entre outros. 

Desta tecnologia para 2021, podemos esperar uma onda de recursos destinados à construção civil, para capacidades digitais, essenciais quando se trata de enfrentar os desafios de uma sociedade em mudança.

Segurança digital

Com a computação de ponta, a economia massiva no uso da largura de banda e com custo menor, permite iniciativas mais proativas. Assim, detecção de furtos e rastreamento de contato, segurança de dados altamente pessoais e estatais (como ocorreram na saúde), são novas formas de processar a proteção.

O novo ano alavancará técnicas na informática avançada na redução do risco representado pelo envio de informações de servidores em nuvem, algo que precisa ser feito para que sejam implantadas com sucesso em escala.

5G, tecnologia para 2021 promete

Em 2021 trará grandes mudanças nas economias globais e um dos impactos na vida de todos, de várias maneiras. Talvez, o número de dispositivos conectados ultrapassará os bilhões até 2022, o que levará à criação de novos mercados e novos fluxos de receita, principalmente devido às comunicações como a IoT.

Porém, para que isso aconteça, infraestruturas de telecomunicações ajudarão na grande missão das cidades inteligentes e nas iniciativas dos governos. Por isso, para oferecer uma plataforma desta magnitude, a indústria precisa estar totalmente pronta até 2022.

Streaming de vídeo tornando-se usual

Plataformas como o Netiflix, Prime e muitas outras estão aumentando suas abrangências ccom o público. A crescente popularidade dos serviços de streaming de vídeo redefiniu a indústria do entretenimento e de videoconferência.

Agora, novos grandes players estão preparando o terreno para a próxima mudança no mundo do streaming em 2021. Os avanços técnicos melhoraram a conectividade e tornaram os serviços sob demanda, a norma. Essas mudanças se refletem no aumento exponencial do streaming na medida em que os consumidores se afastam cada vez mais da televisão, e até do cabo.

Hoje, serviços de vídeo como Youtube, Netflix e Hulu são mais que serviços, são formas de estilos de vida, de entretenimento e de sociabilidade. Com isso, grandes potências de mídia terão de mudar à medida que avançamos para serviços de várias formas interativas.

Além disso, os avanços nas TVs UHD com a rede 5G, de banda larga móvel, será mais evidente o crescimento do streaming, no oferecimento de mais opções para os consumidores.

E você, já está preparado à tecnologia para 2021? Comente e continue nos seguindo nas redes sociais!