Você sabe como atualizar o LinkedIn? Trata-se de uma rede social destinada aos profissionais e também às empresas que estão interessadas em encontrar novos talentos. Por esse motivo, o conhecimento desse assunto é fundamental para que seja possível dar um upgrade na sua carreira e conseguir melhores oportunidades de emprego.

Pensando na importância desse tema, neste post explicaremos detalhadamente o que é o LinkedIn, qual a importância dessa rede social e forneceremos dicas que o ajudarão a deixar a sua página mais atraente para as empresas. Continue com a gente.

O que é o LinkedIn?

Antes de destacarmos sobre a importância dessa rede social é necessário explicar o que é o Linkedin. Trata-se de uma rede social direcionada para relacionamentos profissionais que pode ser utilizada com o objetivo de encontrar um emprego, fazer parceria ou mesmo anunciar vagas.

Desse modo, esta página é uma excelente opção aos objetivos que desejam criar um currículo on-line, conseguirem melhores oportunidades no mercado de trabalho e se desenvolver na carreira.

Assim como em outras redes sociais o Linkedin é intuitivo e o acesso é gratuito. A principal diferença é que as interações, na maioria das vezes, tem alguma relação com a carreira ou mesmo com sucesso de negócios das empresas.

Qual a importância do LinkedIn?

comoatualizarolinkedin2 - Como atualizar o linkedin e deixá-lo mais atraente

Celular com o Linkedin aberto

 

Por diferentes motivos, o Linkedin é uma rede fundamental para as empresas e também aos profissionais. Primeiramente, essa rede social ajuda diversas pessoas a conseguirem novas oportunidades de emprego, ou seja, auxiliam os indivíduos a obterem ascensão na carreira.

Isso porque, diversas empresas anunciam as oportunidades. Para que seja possível aproveitar essas chances é muito importante ser um profissional qualificado. Nesse contexto, o domínio de idiomas (entre eles estão o inglês e o espanhol), as especializações (uma pós ou MBA, por exemplo), cursos rápidos o auxiliarão a tornar um profissional capacitado.

Como essa página tem um foco profissional, podemos dizer que essa rede ajuda os profissionais a expandirem a rede de contatos. Trata-se, portanto, de uma rede fundamental para expandir o networking e, assim, ter a oportunidade de conseguir melhores oportunidades de trabalho futuramente.

Além disso, é muito importante destacar que essa rede também é utilizada por diversas empresas com o objetivo de anunciar diversas vagas. As organizações utilizam muito o LinkedIn para encontrar os melhores talentos e que possam ajudar no crescimento dos negócios.

Como deixar mais atraente para as empresas?

comoatualizarolinkedin - Como atualizar o linkedin e deixá-lo mais atraente

Como atualizar o linkedin e deixá-lo mais atraente – Celular com o Linkedin aberto

 

Por meio de diversas estratégias torna-se possível deixar o perfil mais atraente para as empresas. Entre eles estão ter uma foto atualizada, utilizar palavras-chave, a atualização do cargo, o recebimento de recomendações, contar com URL personalizada, incluir experiências profissionais e demonstrar a formação acadêmica.

Foto atualizada

Não é segredo para ninguém que diversos recrutadores o mesmo entregadores usam LinkedIn regularmente com objetivo de encontrar candidatos e contratar os melhores talentos.

Nesse contexto, é fundamental contar com uma foto atualizada e profissional. Após escolher a foto, só é necessário fazer o upload para o perfil do LinkedIn. Esse procedimento pode ser encontrado clicando em perfil, editar perfil e depois clicando em editar foto no canto superior esquerdo da página.

Palavras-chave

A utilização de palavras-chave é uma das melhores estratégias para melhorar o seu perfil no LinkedIn. Isso porque, os recrutadores utilizam a rede social para procurar candidatos se o fazem utilizando palavras-chaves com o objetivo de encontrar potenciais contratados.

Por esse motivo, as palavras-chaves são fundamentais em todo perfil, especialmente no campo “Especializações”. Desse modo, vale muito a pena investir algum tempo na escolha das palavras-chave. Reflita sobre os termos que possam ser importantes aos potenciais empregadores.

Para aumentar as chances é bastante válido alinhar as palavras-chave com o cargo que você busca conquistar. A boa notícia é que existem diversas ferramentas que poderão ajudá-lo nessa missão e vale a pena usar mais de uma. Entre elas estão o Google Ads, o SEMRush, o WordStream Keyword Tool etc.

Atualização do cargo

Na página do LinkedIn, o cargo está localizado logo abaixo do seu nome no perfil. Trata-se da primeira coisa que as pessoas verão quando forem visitar sua página. Essa questão é fundamental, pois ajuda a criar uma primeira impressão positiva.

É importante destacar que a primeira impressão costuma ser a mais importante. Por isso, é importante que a descrição no cargo atual seja sucinta e clara para que não haja dúvidas.

Recebimento de recomendações

As recomendações são uma das características-chave do seu perfil no Linkedin. Por esse motivo, é bastante válido receber recomendações de colegas de trabalho, ex-chefes, entre outros. Com bastante frequência, entre duas pessoas que concorrem a um mesmo cargo, costuma estar em vantagem quem apresenta as melhores recomendações.

A forma mais comum de obter uma recomendação recomendar alguém. É bastante válido procurar algumas pessoas que conheçam bem o seu trabalho e o mesmo raciocínio é válido na prestação das recomendações.

URL personalizada

Outro elemento que não pode ser deixado de lado é a personalização da URL. Trata-se de uma solução mais atraente do que uma sequência aleatória de letras e números.

A URL pode ser construída com o seu primeiro e último nome. Para fazer a configuração, clique em perfil no menu superior e escolha editar perfil. Na sequência, clique em editar ao lado da URL abaixo da imagem. No lado direito da página, sobre as configurações do perfil público é onde a URL atual é listada. Clique em editar e faça a personalização.

Incluir experiências profissionais

Como o Linkedin é uma página de currículo on-line, é fundamental descrever as suas experiências profissionais. Por esse motivo é fundamental atualizar essa sessão regularmente. Vale a pena adicionar algumas informações do cargo, detalhar as suas responsabilidades e realizações.

Demonstrar a sua formação acadêmica

A formação acadêmica também é muito importante, pois demonstra que você é um profissional qualificado no mercado. Nesse momento, vai muito a pena colocar os cursos que você fez. Sejam eles de graduação, especialização ou mesmo cursos rápidos.

Como é possível perceber, o LinkedIn é uma rede social cada vez mais utilizada no meio corporativo com o objetivo de buscar novos talentos para negócios de diferentes portes e segmentos. Por esse motivo, vale muito a pena ter uma página atualizada e atrativa para que seja possível aproveitar mais oportunidades de crescimento profissional.

Esse conteúdo na qual forneceremos dicas sobre como atualizar o LinkedIn e deixá-lo mais atraente foi útil para você? Compartilhe este post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse relevante tema.