2021 enfim chegou! E, nesse período, muitas pessoas pensam em traçar objetivos e metas para serem cumpridas nos próximos 12 meses. No entanto, essa tarefa não é fácil, pois há diversos aspectos a serem analisados e levados em consideração.

Imagino que esteja interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste conteúdo forneceremos dicas que o auxiliarão a definir metas e a se planejar para o próximo ano. Continue com a gente.

Como traçar metas?

Esse é um dos principais desafios enfrentados por quem planeja o próximo ano. Porém, não há muitos segredos em relação a essa etapa. Só é necessário seguir alguns importantes passos.

Primeiramente, você vai definir qual é a sua meta. Uma boa metodologia que o auxiliará nessa definição é a metodologia SMART. Trata-se de uma sigla oriunda da língua inglesa e ela é composta pelos seguintes elementos:

  • S (specific): a meta deve ser específica. Um exemplo disso seria alguém que queira mudar de emprego;
  • M (measure): deve ser mensurável. É necessário ter uma métrica para verificar se você está ou não aproximando dos seus objetivos;
  • A (attainable): a meta deve ser atingível, ou seja, deve ser possível de ser atingida;
  • R (realistic): deve ser realista. Deve-se, portanto, evitar objetivos muito grandes para serem alcançados em um curto tempo;
  • T (time): é necessário estipular um tempo de realização da meta. Um exemplo disso seria de alguém que deseja mudar de cidade e comprar um imóvel novo em 3 anos ou mesmo preparar uma transição de carreira em 2 anos.

Em uma análise inicial, essa metodologia pode até parecer um pouco chata e complexa. No entanto, ela vai te ajudar a dar um direcionamento ao traçar metas visando o próximo ano. Desse modo, aumentam-se as chances de você conseguir os seus objetivos planejados.

Como planejar?

Comotracarmetaseseplanejarpara2021 - Como traçar metas e se planejar para 2021?

O planejamento é fundamental para a realização dos nossos objetivos. Essa prática o auxiliará a dar um direcionamento sobre as ações a serem desenvolvidas e também a organizar os recursos (podem ser financeiros, materiais etc.), da melhor forma possível, para o alcance das metas.

Uma metodologia bastante utilizada neste contexto é a análise SWOT. Trata-se também de uma sigla originária do inglês e cada elemento apresenta o seguinte significado:

  • S (strengths): refere-se aos seus pontos fortes. Aqui podem estar incluídos, por exemplo, criatividade, foco, resiliência, comprometimento, entre outros;
  • W (weaknesses): faz referência aos pontos fracos. Nesse momento podem estar incluídos, por exemplo, falta de flexibilidade, inocência, desorganização, dificuldade para seguir regras, resistência ao novo etc;
  • O (opportunities): refere-se às oportunidades existentes no ambiente;
  • T (threats): faz referência às ameaças presentes no ambiente.

Vale destacar que os pontos fortes e os aspectos de melhoria são questões internas, ou seja, referem-se aos aspectos controláveis e que você pode trabalhar para melhorá-los.

As oportunidades e ameaças, por sua vez, são aspectos externos. Por esse motivo, não se pode ter o controle sobre essas questões. Você pode identificar as oportunidades e ameaças no ambiente por meio da análise de questões políticas, econômicas, tecnológicas, sociais, entre outras.

O conhecimento dessas questões é fundamental, pois não se pode mudar as questões externas. Além disso, por meio dessa análise é que pode se identificar as oportunidades. Esse conhecimento também o ajudará a se adaptar melhor às mudanças no ambiente, ou seja, você tende a estar melhor preparado para lidar com essas questões.

Desse modo, no seu planejamento é muito importante levar em consideração os seus aspectos internos e também as questões externas para traçar os seus objetivos, pensar e traçar as ações a serem desenvolvidas visando o alcance das metas traçadas.

Como traçar planos de ação?

Comotracarmetaseseplanejarpara20213 - Como traçar metas e se planejar para 2021?

Traçar planos de ação é um dos elementos centrais para a realização dos objetivos. Ao mesmo tempo, essa tarefa não é fácil, pois é necessário levar diversas questões em consideração.

Esse ato faz parte do planejamento. Por esse motivo, ao traçar as ações a serem desenvolvidas é necessário se atentar ao que foi planejado anteriormente. Desse modo, é importante se atentar em relação às questões internas e externas, pois essas forças influenciam de modo a favorecer ou desfavorecer o alcance das metas.

Suponhamos que você deseja ser um médico. Para isso será necessário, primeiramente, ser aprovado no ENEM ou em um vestibular. Nesse contexto, identifica-se que está com dificuldade em língua portuguesa, especialmente em interpretação de texto.

Sabe-se que essa disciplina costuma valer muitos pontos e que elimina muita gente no exame. Nesse contexto, um plano de ação que poderia ser traçado seria, por exemplo, dedicar-se 30 minutos do seu dia para leituras diversas (pode ser livros literários, contos, romances, entre outros).

Qual a importância de manter-se fiel às metas?

Comotracarmetaseseplanejarpara20212 - Como traçar metas e se planejar para 2021?

Neste post destacamos sobre como definir e traçar metas. Além disso, destacamos a importância de um bom planejamento e de estabelecer um plano de ação. Todos esses passos são fundamentais para o alcance dos objetivos.

No entanto, todo esse processo só terá resultado se mantivermos fiel às nossas metas. Isso porque, caso decidimos mudar o nosso objetivo constantemente, o caminho a ser seguido, as estratégias a serem traçadas e o plano de ação tendem a ser diferentes.

Desse modo, podemos dizer que as pessoas que conseguem se manter fiel às metas estabelecidas anteriormente têm mais chances de alcançarem os seus objetivos. Inclusive, isso pode te ajudar a se sentir melhor devido a sensação de dever cumprido.

Traçar metas e se planejar é muito importante para garantir um ano repleto de realizações. Isso porque, essas práticas dão um direcionamento nas ações a serem feitas visando o alcance dos objetivos. Considerando os benefícios mencionados neste conteúdo, vale muito a pena se dedicar no planejamento para 2021.

Você tem alguma ideia ou deseja compartilhar a sua opinião sobre como traçar metas e se planejar para 2021? Deixe o seu comentário no post. Será um grande prazer ler o seu comentário e interagir com você aqui na nossa página.